Por onde começar? (Aplicação WEB)

31/08/2015

0

Olá caros gurus,

Trabalho com TI já a vários anos, mas sempre atuei como consultor funcional SAP, gerente de projeto e atualmente sou coordenador de sistemas de TI em uma multinacional.
Programei durante a faculdade (Java, C/C++, SQL, HTML4, Assembler) apenas mas sempre tive particular interesse por desenvolvimento. Estou atualmente re-aprendendo HTML (5)/CSS/JS porém quero entrar em alguma programação server-side pois estou com um projeto particular (mais um hobby mesmo rs) para montar um mini sistema ERP para as clínicas e pet-shop da família (com responsibilidade para mobile) e futuramente entrar em Objective-C para iOS.

Qual linguagem server-side vocês recomendam? Eu procuro algo que tenha performance e seja de fácil implementação. Comecei a estudar C# mas acho .NET muito robusto (e custoso) para meus objetivos. Então fiquei na dúvida entre Java, Python e Ruby. Não estou muito propenso a estudar PHP novamente, acho que existem linguagens mais modernas e robustas.
Python me interessa bastante, mas já vi vários relatos sobre problemas de performance (embora Dropbox utilize o Python).

O que vocês acham que seria interessante aprender para implementar?

Abraço
Carlos
Carlos Bernardes

Carlos Bernardes

Responder

Posts

31/08/2015

Felipe Ribeiro

Boa tarde, eu acho interessante considerar o uso de PHP.
É uma linguagem com uma comunidade bastante ativa e que, se vc a usou faz muito tempo,
vc vai ver que está bem atual e robusta (se o seu projeto for desenvolvido de forma decente).

Vale considerar que o aprendizado dela não será nada penoso se já tiver alguma experiência em desenvolvimento.

Segue um link que é uma excelente referência para quem quer começar. http://br.phptherightway.com/

Espero ter contribuído.

Abraço.
Responder

31/08/2015

Marcio Araujo

Boa tarde, eu acho interessante considerar o uso de PHP.
É uma linguagem com uma comunidade bastante ativa e que, se vc a usou faz muito tempo,
vc vai ver que está bem atual e robusta (se o seu projeto for desenvolvido de forma decente).

Vale considerar que o aprendizado dela não será nada penoso se já tiver alguma experiência em desenvolvimento.

Segue um link que é uma excelente referência para quem quer começar. http://br.phptherightway.com/

Espero ter contribuído.

Abraço.


Exatamente Felipe, concordo plenamente!
Responder

31/08/2015

Randrade

Olá Carlos Eduardo,

Não existe uma resposta "correta" para sua pergunta, pois ela é bastante opinativa. Neste caso, opinarei sobre alguns pontos, e deixarei minha opinião sobre eles.

Comecei a estudar C# mas acho .NET muito robusto (e custoso) para meus objetivos.


Atualmente desenvolvo mais com Asp.Net MVC. É uma linguagem robusta, mas de fácil entendimento. Não entendi muito bem o que quis dizer com "custoso". Esta linguagem está bem evoluída, e várias empresas estão adotando a mesma. Existe N postos fortes, e como toda linguagem, N pontos fracos.


Python me interessa bastante, mas já vi vários relatos sobre problemas de performance (embora Dropbox utilize o Python).

Esta parte é muito relativa, e a grande parte dos problemas de performance é por erro do programador. Toda linguagem pode ser usada de uma forma performática, mas muitos programadores à deixam "ruim". As vezes por não saber, e as vezes por NÃO querer aprender realmente como ela funciona.

Ruby sim está em grande ascensão e é uma ótima opção. Possui uma linha de aprendizado considerável, e está com poucos problemas, apesar de alguns bugs que me desanimaram. Porém, como eu disse, os programadores que fazem a linguagem.

Agora, sobre PHP... Eu prefiro nem entrar em detalhes.
Só vi UM código em PHP que não me deixou com vontade de "quebrar o pc". Em comunidades de programações, geralmente é fácil você ler a frase:

Ou você aprende a programar, ou aprende PHP!


Grande parte é verdade. Claro, toda regra possui sua exceção, e com PHP não é diferente. Mas eu não recomendaria.

Mas, como eu disse antes, isso é minha opinião. Claro que outros profissionais terão opiniões distintas.
Responder

31/08/2015

Jothaz

RAndrade, post claro, conciso, confiável e correto. É de uma beleza que quase chorei. kkkkkkkkkkkk

Normalmente evito entrar em discussões sobre linguagens, pois é algo muito pessoal, mas tenho mesma sensação que você tem em relação ao PHP.
Nunca tive o prazer de trabalhar em um projeto legado em PHP que não me levasse a loucura, tamanho o amadorismo, gambiarra e o bagunça do código.
Tudo que é feito no PHP você faz em .Net, Java ou Ruby com a qualidade desejada.
Claro que podem existir projetos em PHP top´s, só nunca tive o prazer de encontrar. A maioria transparece que foi implementado por quem não sabe programar ou morre de preguiça.
Então não odeio o PHP e sim os que usam PHP e fazem uma lambança.

No caso o Carlos Eduardo trabalha com SAP. Se consegue usar a "jacatraca" do SAP vai aprender .Net MVC, Java ou Ruby com um mão nas costas.

Agora isto também é somente minha opinião pessoal e sei que vai desagradar a muitas pessoas, o que não é o meu intuito. Só estou externando minha opinião sobre o assunto.

Olá Carlos Eduardo,

Não existe uma resposta "correta" para sua pergunta, pois ela é bastante opinativa. Neste caso, opinarei sobre alguns pontos, e deixarei minha opinião sobre eles.

Comecei a estudar C# mas acho .NET muito robusto (e custoso) para meus objetivos.


Atualmente desenvolvo mais com Asp.Net MVC. É uma linguagem robusta, mas de fácil entendimento. Não entendi muito bem o que quis dizer com "custoso". Esta linguagem está bem evoluída, e várias empresas estão adotando a mesma. Existe N postos fortes, e como toda linguagem, N pontos fracos.


Python me interessa bastante, mas já vi vários relatos sobre problemas de performance (embora Dropbox utilize o Python).

Esta parte é muito relativa, e a grande parte dos problemas de performance é por erro do programador. Toda linguagem pode ser usada de uma forma performática, mas muitos programadores à deixam "ruim". As vezes por não saber, e as vezes por NÃO querer aprender realmente como ela funciona.

Ruby sim está em grande ascensão e é uma ótima opção. Possui uma linha de aprendizado considerável, e está com poucos problemas, apesar de alguns bugs que me desanimaram. Porém, como eu disse, os programadores que fazem a linguagem.

Agora, sobre PHP... Eu prefiro nem entrar em detalhes.
Só vi UM código em PHP que não me deixou com vontade de "quebrar o pc". Em comunidades de programações, geralmente é fácil você ler a frase:

Ou você aprende a programar, ou aprende PHP!


Grande parte é verdade. Claro, toda regra possui sua exceção, e com PHP não é diferente. Mas eu não recomendaria.

Mas, como eu disse antes, isso é minha opinião. Claro que outros profissionais terão opiniões distintas.
Responder

31/08/2015

Carlos Bernardes

Galera,

Realmente boas dicas para um iniciante rs.
Estive pesquisando e achei interessante também uma nova linguagem promissora, o Go.

Alguém já ouviu falar?
Responder

31/08/2015

Jothaz

Galera,

Realmente boas dicas para um iniciante rs.
Estive pesquisando e achei interessante também uma nova linguagem promissora, o Go.

Alguém já ouviu falar?


É um projeto do Google, não conheço muito, mas quando li sobre o assunto tinha algumas deficiências como: sobrecarga de métodos, Herança, tratamento de exceção, e assert.

Não sei se vala a pena investir.

Qual algo novo, instigante e estimulante, vá de Ruby on Rails. Pois é madura e robusta com uma fonte enorme de referência.
Responder

01/09/2015

Ssssssssssssssssssssssssss

Go é uma linguagem criada pela Google e muito promissora, principalmente em relação à redes de computadores e servidores.

Em relação ao post, vi que tem interesse em Python, e isso é ótimo. Eu começaria por essa linguagem.
Responder

01/09/2015

Janaina Mendes

Felizmente ou infelizmente existem diversas tecnologias no mercado, muitas delas com bastante vagas. A decisão realmente deve ser sua.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar