Por que usar FireBird com aplicações Delphi?

27/10/2016

0

Dando uma olhada na internet percebi que o banco de dados mais comum usado junto a aplicações delphi é o FireBird, assim como o mais comum em aplicações web é o MySQL. Mas qual a real vantagem de se usar o FireBird ao inves de qualquer outro banco de dados junto ao Delphi?
André Ribeiro

André Ribeiro

Responder

Post mais votado

28/10/2016

A base para o projeto do banco de dados firebird foi do mesmo desenvolvedor que criou o delphi, a empresa que criou o delphi tambem criou um banco de dados com nome de interbase, esse banco interbase era de uso comercial, ela disponibilizou este interbase por um periodo o codigo fonte como opensource e depois voltou a ser comercial, nesse periodo que ele ficou opensource uma equipe utilizou esse codigo fonte para criar o Firebird, Por ele ter tido como base o mesmo fabricante e por ser um projeto free, ele caiu no gosto de quem usa delphi, ele é usado ate mesmo por bancos, O banco do brasil tinha aplicativos que rodava com algumas versões desse banco de dados, ele tambem possui uma comunidade forte aqui no brasil, e tem um brasileiro que faz parte da equipe de desenvolvimento.

Daniel Costa

Daniel Costa
Responder

Mais Posts

28/10/2016

Npi Tecnologia

Bom dia André!

Como o firebird é uma versão opensource do interbase, teoricamente a integração seria melhor, já que o interbase é da mesma fabricante do Delphi. Mas o que acredito ser a real vantagem é a facilidade de distribuição do firebird. Criar um instalador para um programa feito em Delphi e embutir o instalador do firebird é muito fácil. Você não vai ter essa mesma facilidade com o SQL Server, por exemplo. Se você pensa em fazer um software de prateleira, sem duvidas o firebird é uma ótima escolha.

Se a resposta for útil, dê um like! :-)
Responder

14/12/2016

Ermesom Lourenco

Boa tarde André.

O Firebird é largamente utilizado em aplicações Delphi por facilidades de integração com as aplicações Delphi no passado, mas isso no passado. Este banco não é largamente difundido nem possui grande "credibilidade" por assim dizer no ambiente de médias e grandes organizações. Se quiser fazer aplicações simples poderá sim utiliza-lo, mas tendo a consciência de que terá problemas caso coloque ele em rede (vide o próprio forum de Delphi do devmedia que verá muitos erros com transações).

BB Utilizava aplicações em Firebird, mas que facilmente se perdia, servidor não iniciava ou que de uma hora para outra o banco era corrompido. Fora os erros de conexão. Desconheço empresas ou softwares entre os melhores que utilizem tal banco de dados.

Como profissional, recomendo a utilização de bancos de dados Enterprise, como Oracle, SQLServer e, se preferir algo opensource, PostGre, que neste caso é robusto e de grande aceitação internacional. Se preferir algo mais leve e de fácil implantação poderia experimentar o MySQL, que tem melhorado muito com o passar dos anos. Destes trabalho atualmente com o Oracle, que se buscar verá que possui uma infinidade de possibilidades em sua utilização além de possuir uma versão gratuita (XE).

Enfim, existem outros bancos de dados mais fáceis de serem utilizados (MySQL, que pode inclusive ser embarcado em um instalador para criação de softwares de prateleira) e com melhor prestígio nas organizações (Oracle e PostGre por exemplo).

Claro, há defensores, mas se quiser ter sucesso avalie melhor outras opções.
Responder

14/12/2016

Carlos Faria

Respostas você já tem varias e boas como os colegas acima disseram, mas vou te dar a minha curta e clara.

você pode utilizar o banco que bem entender mas o firebird é um dos melhores ou o melhor para se trabalhar com Delphi assim como mysql-php é um casamento perfeito firebird-delphi são também.

Uma banco poderoso , estável com ferramentas poderosíssimas com ibexpert , robusto.
Não ha do que se queixar do firebird
Responder

05/01/2017

Emerson Nascimento

O Firebird é muito robusto. Já vi bases de dados de mais de 50GB, com mais de 150 usuários simultâneos, trabalhando normalmente (sem contar que é muito veloz e não precisa de um super servidor para rodar). Uma outra questão a observar é que o Firebird (assim como o PostgreSQL) é totalmente free - de verdade!

O MySQL só é gratuito se o seu software for gratuito. Se você cobrar pelo seu software, você precisa pagar pelo MySQL. É óbvio que se você não pagar, o banco não irá parar de funcionar, mas você estará praticando pirataria se utilizar o MySQL junto com seu software, sem pagar sua licença de uso.

Já Oracle, SQLServer, DB2 são softwares comercias, pagos, e dispensam apresentações.
Possuem versões "personal" grátis, porém com limitações (seja usuários logados, ou tamanho do banco, ou numero de processadores suportados ou outra limitação).
Responder

05/01/2017

Ermesom Lourenco

Acho que quando se trata de uma aplicação realmente a nível Enterprise não se deve pensar somente em 150 usuários e 50Gb, nem mesmo evitar uma solução somente porque vai custar 15 mil para que meu cliente possa ter acesso ilimitado a uma base.

O Oracle, além de ter uma ótima base de documentação Online, tratá mais segurança para a sua aplicação. Caso necessite, encontrará DBA's capacitados em diversos lugares do país, ou mesmo poderá procurar a própria Oracle para que possa indicar um parceiro. Claro que isso ocorre com FireBird, mas tenha certeza que, dependendo do local onde seu cliente está terá sérios problemas para encontrar um DBA FireBird próximo.

Quando à limitação, com o Oracle poderá utilizar sua versão XE, que é gratuita até 11GB de dados. Como disse, caso ultrapasse esta quantidade de dados creio que terá sim uma boa quantia em caixa para poder pagar a licença.

Além do mais, creio que nós, como desenvolvedores de software e não somente desenvolvedores Delphi, devemos pensar em escalabilidade. Quais bancos as aplicações mais utilizadas do mercado utilizam? (Totvs, SAP, Uber, Nubank, etc...). Quais elas já utilizaram? Porque deu errado? Porque está dando certo?

Pode pensar logicamente também, se alguém paga é porque é bom.

Creio que não seja interessante seguir a moda simplesmente por ser moda.
Em todo caso, se quiser algo OpenSource e que apresenta grande prestígio no mercado (inclusive entre os DBA's), vá de PostGre.

Claro, posso estar errado, mas espero ter ajudado em algo.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar