Porque os programas de automção comercial são em delphi?

24/06/2014

0

ola pessoal,

gostaria de saber porque os programas de automção comercial são em delphi?
tipo nunca vi em .net e Java
davOs, pre venda, Nfe, Retaguarda , Paf, tem como fazer eles em java? ou C#?
Mateus Silva

Mateus Silva

Responder

Post mais votado

25/06/2014

Ah, e por que a maioria é feita em Delphi? Por que Delphi é sem dúvida uma grande ferramenta e facilitou muito o desenvolvimento de sistemas há alguns anos, depois do Clipper, por exemplo, que era muito utilizado. O Delphi (object Pascal com ambiente RAD e tudo mais), quando surgiu, se mostrou uma ferramenta muito produtiva, frente às demais existentes na época.

Assim, várias empresas começaram a desenvolver seus sistemas em Delphi e obtiveram sucesso. Com o tempo, novas linguagens e ferramentas foram surgindo, mas o Delphi também foi evoluindo (apesar do seu histórico de bugs em praticamente todas as versões), e as empresas tinham então uma ferramenta sempre atualizada e já consolidada, o que lhes garantia certa segurança na utilização. Uma vez com os sistemas desenvolvidos e alguns com considerável complexidade, migrar para uma linguagem "nova" era uma tarefa custosa e que em geral não faria tanta diferença prática (afinal, o cliente não tem interesse na linguagem/ferramenta, mas sim no produto final).

[Opinião pessoal]

Java

Eu acho que Java, apesar do grande impacto de ser multiplataforma, o que lhe garantiu bons olhares desde sempre, se mostrou um pouco complicada no início (principalmente em termos de IDE RAD), o que fez parecer que não permitiria que as equipes de desenvolvimento ganhassem performance ao adotá-la (perder desempenho ninguém quer, claro), pelo menos não para o fim em que estamos focando (desenvolvimento de aplicações comerciais desktop). Por isso Java ficou mais para outros tipos de projetos, como para sistemas embarcados e web.

C# / .NET Framework

C# é bem mais recente que o Delphi, então quando ela surgiu o Delphi já estava consolidado, mas ao mesmo tempo enfrentava o descontentamento da comunidade com seus bugs históricos e problemas de compatibilidade entre versões. Ao meu ver, C# se mostra como melhor "substituto" para o Delphi, pela semelhança no desenvolvimento desde sempre apresentada e por outros fatores como: é desenvolvida pela Microsoft (o nome pesa, não é mesmo?); o Visual Studio é um IDE muito poderoso e geralmente traz atualizações impactantes e solicitadas pela comunidade; o .NET Framework permite usar a mesma linguagem (às vezes o mesmo código compartilhado) para diversos tipos de projetos (e isso só tende a melhorar); por ser uma tecnologia Microsoft, o .NET Framework permite fácil integração com o sistema operacional Windows.

Bom, resumidamente acho que é isso. Espero ter contribuído.

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues
Responder

Mais Posts

24/06/2014

Fabiano Carvalho

O motivo não sei.
Mas sim é possível, por exemplo, microondas é feito em java, alarme de carro é feito em java.
Bomba de Posto de gasolina se não me engano é C#
Responder

25/06/2014

Joel Rodrigues

Rapaz, com certeza é possível. Aqui onde trabalho temos alguns em Delphi, mais antigos, e o mais novo está sendo feito todo em C#. E olha... estamos indo muito bem, foi uma escolha muito feliz. Na verdade, nosso plano é abandonar o Delphi em breve, ou no mínimo não fazer mais atualizações nos sistemas antigos. Novos sistemas em Delphi então, nem pensar.
Responder

25/06/2014

Rodrigo Oliveira

Joel, perfeito que escreveu sobre as linguagens. Cada linguagem tentar dominar uma area, por que dominar todas, fica dificil.
Responder

25/06/2014

Mateus Silva

e se caso minha aplicação for web, um paf web
Responder

25/06/2014

Joel Rodrigues

e se caso minha aplicação for web, um paf web
Qual é a dúvida? Qual linguagem usar?
Responder

25/06/2014

Mateus Silva

sim qual linguagem
Responder

26/06/2014

Joel Rodrigues

sim qual linguagem
Bom, aí cabe a você decidir.Java, PHP, C#...
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar