Primeiro sistema operacional em pascal

07/01/2006

0

Oi tudo bem com vocês?
Eu venho aqui para ver se e possivel a ajuda de vocês para realizar um sonho meu?
Sempre tive o sonho de construir um sistema operacional em pascal so de amostra, mas sozinho nunca fui muito longe pesquisei na internet e achei dois sistemas icompletos que ainda estao em alpha e parecem estar parados, eu gostaria de saber se alguem se interessa em continuar essa ideia na verdade sao três por que tem o que eu comecei a escrever se alguem se interessar por favor poste aqui, logo estarei colocando as partes do que eu escreivi para download, e gostaria se possivel da ajuda de todos desse forum para terminar este sonho.

Sistema operacinal glider
http://sourceforge.net/projects/glider-kernel

Sistema operacional perix

http://sourceforge.net/projects/perix

Minha ideia inicial e completar esses dois sitemas um com arquivos do outro e terminar o que esta faltando pelo menos para virar um beta os interessados por favor postar aqui.


Programadory

Programadory

Responder

Post mais votado

14/01/2006

Olá pessoal,

- Conselho é aquilo que os bestas não aceitam e os sábios não precisam.

Vou lhes dar um conselho, cabe a vocês julgar se não aceitam ou não precisam. Comecem por fazer algo que realmente esteja ao alcance de vocês. Trabalhar em grupo é muito bom, é produtivo e estimulante, além de enrriquecer o conhecimento de todos, mas tudo isso quando se vê a ´luz no fim do túnel´, caso contrário a empolgação vai caindo, o interesse vai desaparecendo, e um grupo promissor que poderia render bons frutos vai se desmanchando até desaparecer.
Sugiro que vocês se unam para desenvolver por exemplo um utilitário administrador de banco de dados (como o IBExpert), um jogo com inúmeros recursos gráficos (estilo esses jogos em primeira pessoa) entre outros.
Assim o grupo vai se introsando e fortalecendo os laços.
A partir daí, estarão prontos para alçar voôs maiores.

[]´s
AASN


Aasn

Aasn
Responder

Mais Posts

14/01/2006

Programadory

tema operacional. Embora pobre pelos padrões atuais, a linguagem C era melhor que o assembler e isso era o que contava.
Responder

14/01/2006

Programadory

Amigos, resolvi dar uma olhada mais uma vez nesse tópico e percebi esse trecho: [quote:110eac4621]Acho que o sistema nao vai ficar pesado afinal hoje em dia nao e muito dificil achar pessoas com pcs com uma configuraçao acima de 1GHz e 128Mb, e creio que um sistema recem criado nao vai ser usado por leigos


É importante ressaltar que, o Brasil é um dos países que possui o maior parque de máquinas ´sucateadas´ - Eu mesmo tenho em casa um 450 mhz e um 850 mhz. No 450 roda XP e Conectiva 10 e no 850 roda 2003.

Um projeto como esse que está iniciando e já estão colocando limitações ao hardware, tem grandes probabilidades de ir a falência. Não estou querendo agorar o projeto de você, somente dizer que acho que a coisa está errada. O Linux veio justamente com uma proposta contrária. Tenho um servidor de e-mail rodando Linux com 64 mb de RAM e num pentium 233 mhz - e ele funciona muito bem.

Infelizmente falar em sistema operacional em pascal e querer fazer uma corrida de carros com um fusca e uma F1. O sistema se tornará pesado demais e com rotinas se extendendo a quilômetros. Não esqueçam que somente para um drive existem 32 comandos básicos. Como vocês farão isso com pascal? Será um inferno!

Acredito que seria mais produtivo um estudo direcionado aos processos, concorrências, algorítmos envolvidos no processos tipo (primeiro que entra, último que sai ou primeiro que entra primeiro que sai). Exige a necessidade de muita leitura e muito conhecimento de rotinas de baixo nível - além de muito cuidado nos controles de processos.

Nem estou falando de fragmentação e gerenciamento de memória que é uma das partes mais complexas de qualquer sistema operacional.

Eu vejo que seria mais interessante estudar coisas mais pertinentes as nossas realidades do que querendo fazer coisas que levam e consomem muito tempo.

Não me levem a mal, mas acho que vocês poderiam direcionar suas mentes para algo mais produtivo.

Abraços.[/quote:110eac4621]


Você esta falando a verdade quando fala que a frota de pcs no brasil esta sucateada e verdade eu mesmo tenho um 486 em casa, mas tambem e verdade que nao conseguiremos criar um XP de primeira no maximo consiguiremos um Windows 95 que nao exige mais que um pentium 100, o maximo que este sistema ira exigir e um pentium 200 dei o exemplo do computador de 1 GHz por que achei que serviria para mostrar que o sistema nunca chegaria a exigir tal poder em sua primeira versao



Responder

15/01/2006

Aspirante

será que dá tempo pra mim entrar? hhehe.


Responder

18/01/2006

Programadory

Fico feliz em ver o interesse de todos e informo que agora o sistema operacional ja tem site (nao e um endereço nobre) onde esta algumas informaçoes sobre o projeto a linçença e a informaçao de que ele vai ser sim de codigo fonte aberto os interessados olharem no endereço.

http://geocities.yahoo.com.br/proberto2010/M0001


Responder

18/01/2006

Joaoshi

não consegui entrar na pagina.


Responder

19/01/2006

Programadory

Fico feliz em ver o interesse de todos e informo que agora o sistema operacional ja tem site (nao e um endereço nobre) onde esta algumas informaçoes sobre o projeto a linçença e a informaçao de que ele vai ser sim de codigo fonte aberto os interessados olharem no endereço. http://geocities.yahoo.com.br/proberto2010/m0001


O m0001 era minusculo desculpe!!!
Visitem e participem do projeto a pagina ainda esta em construçao.


Responder

16/12/2014

José Pessoa

Meu caro boa noite, pela data não sei se ainda consigo achar você nesse fórum ou em qualquer lugar para te dizer que hoje 16/12/2014 é que eu consegui realmente achar uma das poucas discurssões que realmente eu procurava, pois também tenho um sonho de criar um Sistema Operacional.
Mas na condição que ainda sou iniciante em programação, Delphi para ser mais exato mas quero muito e Graças à DEUS estou aprendendo.
Por isso te peço uma ajuda para poder chegar lá, pois eu creio que não foi por acaso que achei essa discurssão, ainda que o tema é Pascal e estou programando em Delphi (Pascal), por isso te peço por favor e se poder deixo o meu E-mail e se poder deixa um contato também Facebook ou e-mail também, espero ancioso.
Desde já agradeço e DEUS o Abençoe...
Responder

23/03/2019

Francisco

Todos utilizamos sistemas operacionais para instalação e uso de software e aplicativos, seria muito bom criar um sistema para determinados trabalhos, sem os outros programas, lembro que quando que a uns 20 anos tínhamos sistemas de animação gráfica para vídeo produções, onde o sistema operacional era feito apenas para isso. Todo o potencial da maquina só para isso.
Responder

25/03/2019

Artur Barth

Olá pessoal,

- Conselho é aquilo que os bestas não aceitam e os sábios não precisam.

Vou lhes dar um conselho, cabe a vocês julgar se não aceitam ou não precisam. Comecem por fazer algo que realmente esteja ao alcance de vocês. Trabalhar em grupo é muito bom, é produtivo e estimulante, além de enrriquecer o conhecimento de todos, mas tudo isso quando se vê a ´luz no fim do túnel´, caso contrário a empolgação vai caindo, o interesse vai desaparecendo, e um grupo promissor que poderia render bons frutos vai se desmanchando até desaparecer.
Sugiro que vocês se unam para desenvolver por exemplo um utilitário administrador de banco de dados (como o IBExpert), um jogo com inúmeros recursos gráficos (estilo esses jogos em primeira pessoa) entre outros.
Assim o grupo vai se introsando e fortalecendo os laços.
A partir daí, estarão prontos para alçar voôs maiores.

[]´s
AASN





Resposta mais sensata até agora.
Primeiro, desenvolvam coisas menores e mais simples. Lancem para a comunidade e vejam a aceitação.

Sugiro dar uma olhada nos projetos:
https://github.com/danieleteti/delphimvcframework
https://github.com/fabriciocolombo/delphi-rest-client-api
https://github.com/Laex/Delphi-OpenCV

São fontes de inspiração para ideias de novos projetos. Coisas úteis e que poderão atrair ainda mais desenvolvedores Delphi ao seu grupo.

Att.
Artur Barth

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar