Array
(
)

Problema ao compilar com Delphi

Anovat
   - 15 mar 2006

Tipo, se eu tenho uma pastinha lá, com meu projeto em Delphi...
eu noto que quando eu compilo esse projeto, o executavel fica na mesma pasta... e otros arquivos aparecem tb...


a duvida é: tem algum problema se eu pegar esses arquivos e modificar eles??? pq as vezes o programa apresenta alguma falha na hora que ele tá sendo executado e eu quero mudar o codigo e recompilar, mas eu vou ver na pasta e o código parece que ficou diferente...
entao tem algum problema utiliza um projeto que ja foi compilado, mudar ele e compilar de novo??


Edilcimar
   - 15 mar 2006

este é o princípio de funcionamento, modificar e recompilar


Anovat
   - 15 mar 2006

sim mas oq eu quero saber é se tem algum problema de eu usar os mesmos arquivos que foram compilados, modificar e recompilar eles?


Aroldo Zanela
   - 15 mar 2006

Colega,

De qual extensão você se refere?


Paullsoftware
   - 16 mar 2006

Esperto tirar as suas dúvidas...

Arquivos gerados pelo Delphi
Um projeto no Delphi é constituído de arquivos de vários tipos. Nas seções anteriores, mencionamos dois dos mais importantes: o arquivo de projeto (extensão .DPR) e as Units (extensão .PAS). Outros arquivos muito importantes gerados são os arquivos de descrição de formulário (extensão .DFM).
Os arquivos .DPR, .PAS e .DFM constituem o verdadeiro ´código fonte´ do programa e são (geralmente) os únicos arquivos imprescindíveis para a geração do aplicativo final. Vários outros arquivos são gerados na primeira compilação do projeto, como os arquivos .RES, .CFG e .DOF.

Arquivos .DFM
Arquivos .DFM (arquivos de descrição de formulário) são criados para cada formulário. O Delphi usa o mesmo nome da Unit associada, acrescentando apenas a extensão .DFM. Os arquivos .DFM contêm informações detalhadas sobre o formulário e seus componentes. São armazenados em um formato binário, legível apenas a partir do Delphi, mas podem ser facilmente convertidos para arquivos texto e exibidos no Editor de Código.
•Para mostrar o arquivo DFM associado a um formulário:
•Clique no formulário com o botão direito e escolha o comando View as Text.
O arquivo é exibido dentro do Editor de Código.
•Para voltar à visão normal do formulário:
•Clique com o botão direito dentro do Editor de Código (em cima do texto do arquivo DFM) e escolha o comando View as Form.

Arquivos .DCU
Quando um projeto é compilado no Delphi, os arquivos .DFM dos formulários e as units (arquivos .PAS) são processados e transformados em arquivos compilados intermediários, com a extensão .DCU (de ´Delphi Compiled Unit´). Estes arquivos são gravados em formato binário e não podem (nem devem) ser abertos diretamente. Os arquivos DCU tornam mais rápidas a compilação e a linkagem de aplicativos no Delphi.

Arquivos .RES, .DOF e .CFG
Os arquivos .RES, são gerados automaticamente pelo Delphi. Esses arquivos contêm, por exemplo, o ícone do aplicativo, imagens, cursores e outros recursos relacionados ao Windows. A alteração e o uso direto dos arquivos .RES está além do escopo deste curso básico.
Os arquivos .DOF e .CFG, também gerados automaticamente, são usados para manter informações sobre opções do compilador e do linkeditor. Esses arquivos são alterados indiretamente usando o comando Project | Options. Os arquivos .DOF e .CFG nunca devem ser alterados diretamente.

Detalhe: para maioria desses arquivos existe uma cópia de segurança (backup) com o mesmo nome do original mudando sua extensão para por exemplo os arquivos com extensão .PAS normalmente são encontrados dessa forma: .~PAS e assim por diante para todos os outros.


Citação:
sim mas oq eu quero saber é se tem algum problema de eu usar os mesmos arquivos que foram compilados, modificar e recompilar eles?
problema nenhum, afinal, vc deve usar os mesmos arquivos, ou você pretende criar novos códigos para sempre que existirem problemas nos seus projetos?

eu sempre faço uma coisa e acho que muitos aqui fazem, quando o meu sistema está completo, ou sem erros detectados, faço um backup daquele ponto do sistema e começo a trabalhar. normalmente, mais com uma cópia guardada e um arquivo documental sobre tudo que ele faz até aquele ponto!
espero ter esclarecido as suas dúvidas.. :wink: