Array
(
)

Problema com código SQL

Luiz_aquino
   - 20 ago 2004

tenho um campo string q uso como data, pq não consigo fazer uma consulta Data > ´´+Edit1.Text+´´ so consigo se for Data = .....


Tnaires
   - 20 ago 2004

Bom, conseguir vc consegue, mas mtas vezes vc tem q converter pra um formato apropriado para poder comparar o valor da string com o valor realmente armazenado no banco. O fato d um campo datetime gravar não só a data, mas tb a hora, acaba virando uma armadilha na hora d comparar os valores. Entretanto, instruções como BETWEEN acabam deixando o código sql mais legível.
Abraços


Tnaires
   - 20 ago 2004

Ah, vc disse q tá armazenando data num campo string??? Não prestei atenção. Ora, claro q não vai dar certo, pq o programa acaba comparando os valores ASCII correspondentes aos caracteres da data. O resultado da comparação é incerto.


Luiz_aquino
   - 20 ago 2004

Mas como é q para o = ele funciona?

estou tentando no paradox mesmo, estou fazendo para aprender!!!

Valeu pela ajuda!!!


Tnaires
   - 20 ago 2004

Para o igual, não tem segredo. Suponha q eu vá comparar as strings A = A. O Código ASCII do A é 65, então, em algum momento a comparação vai ficar como do tipo 65 = 65. O mesmo acontece pra qq conjunto d strings (as datas, no caso) q, se comparado a ele mesmo, dará true :wink:


Luiz_aquino
   - 20 ago 2004

mas e seu eu converter para string?


Tnaires
   - 20 ago 2004

Ué, se vc tá fazendo Data > ´´+Edit1.Text+´´, como vc disse, já tá tudo em string... o ideal é vc guardar valores do tipo datetime em campos do tipo datetime.