Problema com dois DropdownList.

24/05/2008

0

Pessoal, mais uma vez eu estou precisando da ajuda de vc´s. Segue abaixo minha duvida.

Bom, vamos lah. Eu tou fazendo uma tela de cadastrado de hardware e estou precisando de fazer as seguintes tarefas:

Meu formulário começa da seguinte maneira:

Area: (Campo Dropdownlist1) com as minhas áreas cadastradas no banco. Esta parte tah o.k;

Sub area: (Campo Dropdownlist2) com as minhas sub areas cadastradas no banco. Obs.: Ai que tá o problema: Eu quero que soh apareça as sub areas pertencente a area selecionada do Dropdownlist1.

Quando o usuario selecionar a area eu quero que seja executada uma SQL para selecionar as minhas sub areas que pertence a minha area:

A Instrução SQL seria esta ai:

SELECT sub_area FROM tb_sub_area WHERE id_area = @id_area;

O @id_area eu já tenho ele. A minha duvida é como fazer meu dropdownlist ficar habilitado com as sub_areas desejadas.

Segue abaixo alguns dados para melhor entendimento:




Eu tenho uma tabela do banco de dados chamada tb_sub_areas e um outra com o nome de tb_areas. Na minha tabela tb_sub_areas eu cadastros as sub areas e nela tem um campo id_areas que corresponde ao id (fica na tabela tb_areas) da área na qual minha sub area pertence.
Exemplo:
na minha tb_area eu tenho cadastrado a seguinte area:
id |area |
01|Casa |

na minha tb_sub_area eu tenho cadastrado a seguinte sub area:
id |id_area |sub_area |
01|01 |Quarto |


ou seja, eu tenho uma sub area chamada quarto que pertence a area casa.


Deste jah agradeço!


Jeferson.rosario

Jeferson.rosario

Responder

Posts

26/05/2008

Hal9000

Se entendi bem, vc quer carregar a sub-area depois de ter escolhido uma area então o jeito é carregar o combo sub-area no evento:
[b:3d25d09a02]´SelectedIndexChanged´[/b:3d25d09a02] do combo area. Assim toda a vez que vc escolher um valor no combo area, a sub-area será carregada.

Só não esquece de definir a propriedade [b:3d25d09a02]´AutoPostBack´ [/b:3d25d09a02]do Combo como true e não não funciona.


Responder

26/05/2008

Jeferson.rosario

Sim .. Entendi.

Mais como eu carrego meu DorpDown List 2 com minha instrução select?


Responder

26/05/2008

Jeferson.rosario

Deixa eu explicar melhor o que eu quero fazer:

Eu tenho um formulário aonde eu faço um cadastro de hardware no meu sistema. Eu tenho banco de dados duas tabelas na qual existe um relacionamento de tabelas. A minha tabela area tem dois campos: ID e Nome_area e na minha tabela sub_area eu tenho tres campos: id, id_area (faz relacionamento com a tabela area) e nome_sub_area. Basicamente é isso:


O que eu quero fazer é o seguinte: Quando o usuario selecionar a minha area no meu primeiro dropdownlist (quando ele faz isso executa uma pesquisa e salva o id da area selecionada na variavel id_area. Obs.: Esta pesquisa está funcionando, eu tenho o id da area selecionada armazenada na variavel) ele carrega o segundo dropdownlist com as sub areas pertencentes a area selecionada (Obs.: Refenciando o id da area na pesquisa sql (SELECT nome_sub_area FROM tb_sub_area where id_area= variavel com o id da area)) . Como que eu faço isso e como eu carrego esta instrução sql no evento ´SelectedIndexChanged´??

Deste jah agradeço


Responder

27/05/2008

Hal9000

Opa Desculpa a demora.... rs
Eu faço assim:

Dim Sql as string
Sql = ´SELECT ID_SUBAREA,NOME FROM SUBAREA WHERE ID_AREA = 1´

Try
Banco = o.ConectaBanco()
Dim Consulta As New OdbcCommand(Sql, Banco)
´------------------------------------------------------------
Combo.DataSource = Consulta.ExecuteReader()
Combo.DataTextField = ´NOME´
Combo.DataValueField = ´ID_SUBAREA´
´------------------------------------------------------------
Combo.DataBind()
Combo.Items.Insert(0, New ListItem(´Selecione um item...´, ´0´))
Catch ex As Exception

Na parte do ´o.ConectaBanco´ eu to usando um objeto meu, mas ai vc troca pelo tipo de conexão que vc usa. assim como o ODBC é que eu to usando nesse projeto especificamente.

Qualquer coisa Posta ai.... [/code]


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar