Problema conexão Firebird 2.5 + Entity Framework 6

30/04/2014

0

Pessoal, Tenho um problema que eu uso em minha aplicação legada FIREBIRD e gostaria muito de expor algumas entidades para uso no android dos meus vendedores usando WEB API, já fiz funcionar perfeito com SQLSERVER, mas preciso no firebird.
A ideia é venda mobile e atendimento a clientes de uma maneira geral.
Mas, já peguei todos os tutoriais da net para colocar .net 4.0 + Firebird 2.5 rodando e pessoal sempre dá erro que o provider não está registrado.
Já fiz tudo, registrei no app.config, no webconfig, até modificar o machine como um tutorial pede usando o gacutils para registrar tudo direitinho e nao consegue abrir o contexto.

Ai vai minha dúvida, Alguém já usou ou sabe como fazer esta conexão com firebird para usarmos no entity framework, pois no XPO Devexpress funciona fino.
Com certeza estou fazendo algo errado, tem algum how-to para explicitar?

Este video aqui https://www.youtube.com/watch?v=9lH6qHxambw foi o que mais aproximou e deu certo.

O estranho que instalando o .Net Firebird e o DDEX, até no Server explorer eu conecto e aparece minhas tabelas, mas quando monto a classe context para conectar no banco, quando ele vai fazer a conexao, Dá o erro relatado acima, que não foi possivel encontrar o provider referenciado.

De Antemão já agradeço a atenção de todos
Eduardo Moreira

Eduardo Moreira

Responder

Posts

17/09/2014

Georges Soares

Não sei se é isso que você precisa e se já resolveu, mas ao tentar usa o FB com EF6 tive problemas e consegui resolver assim:

No Machine.Config mudar e deixar a linha do FB assim:
<system.data>
<DbProviderFactories>
<add name="FirebirdClient Data Provider" invariant="FirebirdSql.Data.FirebirdClient" description=".NET Framework Data Provider for Firebird" type="FirebirdSql.Data.FirebirdClient.FirebirdClientFactory, FirebirdSql.Data.FirebirdClient"/>
</DbProviderFactories>

</system.data>


No Projeto, instalar via Nuget
Install-Package EntityFramework.Firebird

Depois de instalar, faça o Update via Manage do Nuget, do EF e FB;

Depois do Update, faça um Rebuilder do projeto;

Ai você pode Criar um novo item, Data -> ADO.NET Entity Data Model

que vai dar certo e aceitar o EF6.1

Att.

Georges
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar