problemas com tabelas

03/01/2006

0

ola

tenho um form que trabalham com 3 tabelas

tb1

tb2

tb3


a tabela mestre é tb1

em tb2 e tb3 a propriedade mastersource é o datasource de tb1

até ai sem problemas ..

quando mando gravar alguma coisa na tabela tb1 ele permite que eu insira normalmente, mas somente depois que eu dou Post o campo CodReInterno recebe um valor, pq ele é autoincremento e chave primeira de tb1

as tabelas tb2 e tb3 estao configuradas com a propriedade materfields := ´CodReInterno´ pq esse é o campo em comum entre todas as 3 tabelas ..

o problema é

quando entro com os dados em tb2 ou tb3 sem o valor do campo codreinterno de tb1, esses valores ficam perdidos em tb2 e tb3 e nao tenho como recupera-los posteriormente pq o valor codreinterno em tb2 e tb3 fica em branco ...

deu para entender? :oops: :cry:

[]s


Fernando_cunha

Fernando_cunha

Responder

Posts

03/01/2006

Fernando_cunha

como resolvo isso?


Responder

03/01/2006

Edilcimar

Se as tabelas 2 e 3 são detalhes da tabela 1, então vc não pode cadatrar nada nelas sem o campo ´chave´ de ligação com a tabela 1, senão vc não vai mesmo conseguir recuperar nada depois, o que deve fazer é na hora de gravar nestas 2 tabelas verificar se o campo de ligação está preenchido ou não, e caso não esteja não permita a gravação do registro


Responder

03/01/2006

Fernando_cunha

o problema é que os componentes para inserir em ambas tabelas esta no mesmo form, nao vai ficar legal travar o usuario ... e a ordem de preenchimento tbm tem um padrao e é bem estranha ...

exemplo ...
o usuario começa preenchendo alguns campos de tb1 ...
no meio existem alguns campos de tb2 e tb3 a serem preenchidos
e depois voltamos a preencher campos de tb1 ...


Responder

03/01/2006

Edilcimar

tudo bem, mas na hora que vc fizer a primeira gravação na tabela 1 pode pegar o valor do campo chave e jogar em uma variável, aí quando o for gravar na tabela 2 e 3 já tem o valor na variável e é só jogar para dentro do campo


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar