Programação Android - Dúvida de iniciante

05/01/2016

0

Boa noite. Galera, quero começar a programar para Android. Se usa qualquer linguagem ou apenas o java? Qual ferramenta é a mais utilizada? Comercialmente, tanto faz a linguagem utilizada? Grato.
Pedro Cunha

Pedro Cunha

Responder

Post mais votado

06/01/2016

Não tenho um conhecimento muito grande em Android, também estou começando agora,mas Android a mais é usada java, porem parece que também é usado Delphi. Mas basicamente Android é resumida a Java. Obg

Sg

Sg
Responder

Mais Posts

06/01/2016

Italo Junior

A base é Java, a ferramente atual é o Android Studio.
Responder

06/01/2016

Pedro Cunha

Valeu as dicas!
Responder

06/01/2016

Italo Junior

Disponha Pedro.
Responder

09/01/2016

Pedro Cunha

E outras formas de desenvolvimento para Android, existe?
Responder

10/01/2016

Italo Junior

Como assim outras formas? IDE, linguagens?
Responder

10/01/2016

Pedro Cunha

Como assim outras formas? IDE, linguagens?


Sim, IDE acho que Android Studio mesmo.
Responder

10/01/2016

Sg

Como assim outras formas? IDE, linguagens?

Para Android você pode usar IDE como Netbeans ou Eclipse, porem você tem que instalar um plugin nessas respectivas IDE, mas a Google lançou uma IDE própria para Android ,que é o Virtual Studio e dizem que estão deixando de atualizar os Plugins das outras IDE.
Responder

10/01/2016

Italo Junior

Verdade, realmente estão deixando de "manter" as atualizações para outras IDE´s.
Responder

10/01/2016

Edson Venancio

E legal saber um pouco de java, e um dos pre-requisitos , saber OO e logica de programação, em relação ao ambiente, você poderia utilizar o netbeans ou eclipse, porem a Google já tem sua própria IDE que é o Android Studio, e com isto eles deixaram de da suporte aos plug-in ultilizado nas IDE's citado antes.. Porem nada impede que vc aprenda usando o eclipse ou netbeans , e na internet a Maioria dos materiais pra aprendizado estão usando as duas ferramentas, mas se for desenvolver algo serio pra Android recomendo utilizar a IDE no Google mesmo, e sempre bom esta atualizado..
Responder

10/01/2016

Italo Junior

e na internet a Maioria dos materiais pra aprendizado estão usando as duas ferramentas, mas se for desenvolver algo serio pra Android recomendo utilizar a IDE no Google mesmo, e sempre bom esta atualizado..


Infelizmente isso ainda é um problema para adesão das pessoas que deseja usar o Android Studio.
Responder

13/01/2016

Ronaldo Filho

Boa tarde Grande.

Cara existem muitas IDE's, Eclipse, Net Beans, Delphi, Android Studio, entre outras, porem você pode escolher a IDE conforme é seu conhecimento, a linguagem base é JAVA, porém existem IDE's interpretadores que usam outras linguagens para desenvolver a aplicação e no momento da construção do APK convertem a linguagem que você usou para JAVA, uma outra forma de desenvolver é usando a técnica de WEBAPP's, você constrói a aplicaçã usando o cordova por exemplo, e depois ele exporta a aplicação para a plataforma que você desejar. É sempre bom ter em ente qual o seu foco, desenvolver aplicações Nativas ou não. É muito complexo dizer use isso ou aquilo, por que meu estilo de programação é um e o seu é outro, a necessidade de cada projeto é diferente, o motivo da aplicação varia conforme a solicitação do cliente e outras variáveis. Mas o que indico para começar é o Android Studio, pois nele você tem disponíveis diversos recursos que em outras IDE's tem que ser baixados por fora, é muito interessante também estudar a respeito de ferramentas como GRADLE, MAVEN, SQLITE, Internationalization (I18N), assim você já fica por dentro de controle de dependências, controle de idioma, banco de dados, execução do app, entre outros.

Mas tome cuidado, lembre-se que, não existe um modo fácil de aprender essas tecnologias, o jeito bom é o tradicional, seat and read e não se preocupe você vai ter que investir tempo traduzindo alguns textos. Procure por documentações, leia muito a respeito.

Espero ter ajudado kkkkkk. Qualquer coisa sempre procure por fóruns que sempre existem pessoas interessadas em ajudar.

Fica a dica, viver e aprender não é absorver e acumular, também é compartilhar.
Responder

14/01/2016

Italo Junior

É isso mesmo Ronaldo, caminho longo!
Responder

03/06/2016

Thiago Moraes

Ola, sou novo aqui.

Gostaria de saber se existe algum bom livro focado em android studio e com temática ensinando criando aplicativos, sou o tipo de pessoa que so aprende na prática, achei vários livros assim mais todos com IDE Eclipse e eu quero usar o android studio então se alguém souber me avisa qual livro é bom, pode ser em português ou inglês.

Obrigado antecipadamente.
Responder

20/11/2016

Leandro Martins

é o seguinte, iniciei um curso EADPE horrível, os computadores do curso não rodam os programas, a internet é uma tartaruga, os tutores são outras bostas, nem as videoaulas passam as vezes, então.... iniciei o curso de T.I O primeiro mudulo que veio foi Introdução de desenvolvimento para dispositivos Moveis, Tenho uma aula por semana, cada modulo contem 6 competências = 6 semanas, sem mais delongas vamos ao que interessa.... O curso é dividido em atividade presencial, aula atividade e projeto 3 com prazo de 5 dias para ser realizado. Até o projeto 2 consegui desenrolar porquê já conhecia uma parte de algumas coisas.
Quando foi o no Projeto 3 da 3° competência pediram o seguinte:

Atividade



Agora é a sua vez de mostrar que aprendeu a utilizar variáveis.



Você deve fazer um projeto no Android Studio com seu nome e “Comp3”. Por exemplo, “FulanoDeTalComp3”. Nele você deve fazer um programa que calcule a gordura corporal. Crie variáveis colocando seu peso, sua altura e seu sexo (sendo 1 para homens e 0 para mulheres).



Para utilizar esta fórmula você primeiro terá que calcular o seu índice de massa corporal. Isso pode ser feito dividindo-se o peso em quilos pela sua altura em metros ao quadrado (Ao quadrado quer dizer que o número é multiplicado por ele mesmo). Exemplo: você pesa 60 kg e mede 1,67 m. Você eleva 1,67 ao quadrado e divide 60 pelo resultado obtido. O resultado seria o IMC de 21,5.



60 / (1,67 * 1,67) = 21,5.



A fórmula para o percentual de gordura corporal é específica do gênero, sendo diferente a porcentagem de gordura corporal mulher da do homem. Quando solicitado a inserir um valor para o sexo, os homens devem inserir o valor 1 e as mulheres devem inserir o valor zero. Para calcular o percentual de gordura corporal, usamos a seguinte fórmula:



(1,20 * IMC) + (0,23 * idade) – (10,8 * sexo) – 5,4



Por exemplo, uma mulher de 27 anos de idade, com um IMC de 22 a encontraria percentual de gordura corporal da seguinte forma:



(1,20 *22) + (0,23 * 27) – (10,8 * 0) – 5,4 = 27,21



As fórmulas e exemplos acima foram dados em notação matemática. Você deve determinar se precisará de parênteses ou não. Você deve utilizar variáveis como peso, altura, idade, sexo e IMC na expressão, além de guardar o resultado em uma variável.



Ao final exiba o resultado na view da aplicação. Como foi feito nos exemplos do caderno de estudo.



Tentei fazer algo... E deu só o começo e não sei se está correto:



import android.app.Activity;
import android.net.Uri;
import android.os.Bundle;
import android.widget.TextView;

import com.google.android.gms.appindexing.Action;
import com.google.android.gms.appindexing.AppIndex;
import com.google.android.gms.appindexing.Thing;
import com.google.android.gms.common.api.GoogleApiClient;

public class LEANDROOLIVEIRA extends Activity {

    /**
     * ATTENTION: This was auto-generated to implement the App Indexing API.
     * See https://g.co/AppIndexing/AndroidStudio for more information.
     */
    private GoogleApiClient client;

    @Override
    protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.activity_leandrooliveir);
        String nome = "Leandro";
        int peso = 66;
        int metros = 174;
        int sexo = 1;   // 1 para homens e 0 para mulheres;


alguém pode me ajududar? agradecido
Responder

01/02/2017

Calebe Menezes

Você pode utilizar tecnologias como phonegap e ionic, que não utilizam java
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar