Programador x Engenharia software x DBA

17/06/2015

0

Bom dia pessoal, sou programador java junior a 1 ano e meio faço faculdade estou no penultimo ano, amo programação em java e acho legal php pela sua simplicidade de criação de sites. admiro quem tem criatividade para criação de layout até gostaria de manjar design para layout porque gosto do mundo web.Pretendo tirar certificações java tambem.

Mais na vida de um profissional programador vocês acha que é necessario eu dominar a modelagem e diagramas essas parte onde envolve a parte de engenharia e de banco de dados ou acham que devo seguir em frente só com programação mesmo estudando Java e PHP assim que domina bastante ir para .NET e focar na área de programação mesmo sem me preocupar em modelagem e diagramas. SQL eu sei bastante caso falem que banco é interessante a parte de banco em SQL eu me viro só não sou bom mesmo em diagramas, estudo de casos e modelagem

O que vocês acham divido meu tempo estudando as 3 áreas Engenharia, Banco e Programação ou foco na programação e bora estudar só programação e front-end.

Por favor me ajudem.
Jhonathan Oliveira

Jhonathan Oliveira

Responder

Post mais votado

17/06/2015

Você poderá ser um excelente programador, basta se dedicar. Porém, independente se você quer ser um programador ou um engenheiro de projeto. Documentação você PRECISA saber.

O gerente/analista/engenheiro pode lhe entregar os diagramas, etc. Porém, você precisará entender para programar em cima. A maioria das vezes, o programador não possui contato com o cliente, e o que ele possui para programar são os "papeis". Você pode saber codificar, mas o que irá codificar?

Em várias empresas, é solicitado ao programador realizar a documentação do projeto, criar os diagramas, etc. Por outro lado, pode ser que trabalhe em uma empresa pequena, ou que não ligue para documentação (improvável este caso).

Eu, com a pouca experiência que tenho, aconselho a aprender e estudar documentação. Não precisa aprender tudo, nem de longe. Mas estude os diagramas mais comuns da UML, como levantar e entender os requisitos levantados, como "conversar por papéis" (esse é um termo que aprendi na empresa que trabalho, nunca vi utilização fora, mas gosto dele, kk).

Resumindo, se você quer ser desenvolvedor, foque no desenvolvimento. Mas não esqueça das outras áreas, pois elas são tão importante quanto desenvolver.

Randrade

Randrade
Responder

Mais Posts

17/06/2015

Jhonathan Oliveira

Claro que sim Jhonathan!


Blz então é que eu gosto de PHP para criar sites simples sabe e acredito que da para ganhar dinheiro mais rapido, como freelancer, mais o negocio então é se especializar num todo mesmo e focar só em java. Eu pensei de tentar encaixar o curso de PHP pelo menos 2 vezes por semana o que acha?
Responder

17/06/2015

Eduardo Pessoa

É isso aí, sucesso pra ti!
Responder

17/06/2015

Jhonathan Oliveira

É isso aí, sucesso pra ti!


Então Eduardo você acha que devo tentar encaixar PHP pelo menos 2 dias por semana ou melhor não ?
Responder

17/06/2015

Eduardo Pessoa

Isso é você quem deve decidir, faça uma lista de prioridades, um bom começo.
Responder

18/06/2015

Jothaz

Claro que sim Jhonathan!


Blz então é que eu gosto de PHP para criar sites simples sabe e acredito que da para ganhar dinheiro mais rapido, como freelancer, mais o negocio então é se especializar num todo mesmo e focar só em java. Eu pensei de tentar encaixar o curso de PHP pelo menos 2 vezes por semana o que acha?


Só você pode decidir sobre quais suas metas e como pretende alcançá-las, pois não sabemos sobre sua disciplina, capacidade de aprendizado e disposição.

As vezes quando se come muito a digestão é fica difícil e ineficaz. Então não são todos que conseguem lidar com uma carga destas, mas se você acha que esta sendo proveitoso
"cai pra dentro".

E só mais um detalhe eu gosto muito de tecnologia e do meu trabalho, mas gosto mais ainda de qualidade de vida é notável sua dedicação e vontade, mas reserve um tempo para descaçar e se divertir fazendo coisas triviais como: namorar ou flertar, jogar, ler ou jogar conversar fora que as pessoas que você gosta. Faz se necessário dar um escanço para renovar as energias.
Responder

18/06/2015

Jhonathan Oliveira

Claro que sim Jhonathan!


Blz então é que eu gosto de PHP para criar sites simples sabe e acredito que da para ganhar dinheiro mais rapido, como freelancer, mais o negocio então é se especializar num todo mesmo e focar só em java. Eu pensei de tentar encaixar o curso de PHP pelo menos 2 vezes por semana o que acha?


Só você pode decidir sobre quais suas metas e como pretende alcançá-las, pois não sabemos sobre sua disciplina, capacidade de aprendizado e disposição.

As vezes quando se come muito a digestão é fica difícil e ineficaz. Então não são todos que conseguem lidar com uma carga destas, mas se você acha que esta sendo proveitoso
"cai pra dentro".

E só mais um detalhe eu gosto muito de tecnologia e do meu trabalho, mas gosto mais ainda de qualidade de vida é notável sua dedicação e vontade, mas reserve um tempo para descaçar e se divertir fazendo coisas triviais como: namorar ou flertar, jogar, ler ou jogar conversar fora que as pessoas que você gosta. Faz se necessário dar um escanço para renovar as energias.


Ah então eu faço tudo isso só que pouco, porque penso que depois que estiver em um trabalho bem sendo bem remunerado posso aproveitar melhor, Não ah coisa melhor que conhecimento porque isso sim da retorno e uma coisa que ninguem tira de você. Por isso eu foco nos estudos todo tempo estudo porque quando mais rapido eu aprender mais rapido serei sucedido e na verdade programação é um hobby meu =)
Responder

18/06/2015

Jothaz

Como já disse é louvável esta cruzada em busca do saber e realmente o conhecimento não é tirado, mas a sua juventude é tirada pela própria vida.
Quando disse para tirar um tempo foi no intuito de saber dosar as coisas.

Vou lhe dar um exemplo prático e pessoal. Como sou lerdo tenho que estudar e me esforçar mais que as outras pessoas. E sempre me dediquei ao extremo me baseando justamente nesta premissa de que "Sou jovem e aproveito depois". Então trabalhava incansavelmente e excedia em tudo em prol de conseguir uma base de conhecimentos e experiências sólidos.

Só que passei por um problema de saúde seríssimo, quase morri e tive de desacelerar, pois o corpo humano necessita de certas condições para funcionar corretamente. Então agora muitas das coisas que eu pretendia fazer não dá mais, pois tenho uma limitação da minha saúde.

Não quero fazer terrorismo ou mesmo desanimá-lo muito menos dar conselhos, só estou compartilhando o que vivi. Então pense nisso!
Buda tinha razão devemos seguir o caminho do meio, nem tando aos vícios nem tando as virtudes, temos de saber dosar nossos esforços com o descanso.

Profissionalmente não tenho do que reclamar, mas pessoalmente acho que poderia ter aproveitado mais e melhor. Certamente eu deveria ter dosado melhor as coias.

Mas cada caso é um caso e normalmente sabemos, ou achamos que sabemos mais, sobre nós mesmo que qualquer outra pessoa.

No mais boa sorte e êxito!
Responder

18/06/2015

Jhonathan Oliveira

Como já disse é louvável esta cruzada em busca do saber e realmente o conhecimento não é tirado, mas a sua juventude é tirada pela própria vida.
Quando disse para tirar um tempo foi no intuito de saber dosar as coisas.

Vou lhe dar um exemplo prático e pessoal. Como sou lerdo tenho que estudar e me esforçar mais que as outras pessoas. E sempre me dediquei ao extremo me baseando justamente nesta premissa de que "Sou jovem e aproveito depois". Então trabalhava incansavelmente e excedia em tudo em prol de conseguir uma base de conhecimentos e experiências sólidos.

Só que passei por um problema de saúde seríssimo, quase morri e tive de desacelerar, pois o corpo humano necessita de certas condições para funcionar corretamente. Então agora muitas das coisas que eu pretendia fazer não dá mais, pois tenho uma limitação da minha saúde.

Não quero fazer terrorismo ou mesmo desanimá-lo muito menos dar conselhos, só estou compartilhando o que vivi. Então pense nisso!
Buda tinha razão devemos seguir o caminho do meio, nem tando aos vícios nem tando as virtudes, temos de saber dosar nossos esforços com o descanso.

Profissionalmente não tenho do que reclamar, mas pessoalmente acho que poderia ter aproveitado mais e melhor. Certamente eu deveria ter dosado melhor as coias.

Mas cada caso é um caso e normalmente sabemos, ou achamos que sabemos mais, sobre nós mesmo que qualquer outra pessoa.

No mais boa sorte e êxito!


Entendi amigo então é que eu já namoro sabe e quero casar então quando mais conhecimento mais terei chance de ser bem sucedido e vou poder casar =)
Responder

18/06/2015

Eduardo Pessoa

Complicado hein Jothaz, mas você sempre pensou em trabalhar com T.I?
Responder

18/06/2015

Jothaz

Complicado hein Jothaz, mas você sempre pensou em trabalhar com T.I?


Na verdade sempre me interessei por tecnologia, mas sou de um tempo diferente, sou velho então não tínhamos acesso a nada do que temos hoje.
Não "existia" internet, computadores, tv a cabo, na verdade existia, mas não tínhamos acesso.

Acabei fazendo um curso técnico e vi que consegui me sair bem e gostava da área, acabei seguindo carreira.

Não me arrependo de nada que fiz, mas é como codificar, sempre podemos criar códigos melhores e otimizados. Então viver é assim! Ser comedido é melhor o conhecimento que podemos absorver. Mais como existe o livre arbítrio cada um faz o quer com a própria vida!

O problema é que nem sempre o emprenho e dedicação são reconhecidos, não existem garantias. As vezes o camarada é ótimo codificador e tem uma ampla gama de conhecimentos, mas não logara êxito por outros fatores: não saber trabalhar em equipe, ter um gênio difícil, não aceitar critica, não conseguir se expressar, não ser empreendedor ou simplesmente não consegui transformar o conhecimento em projetos.

Claro que sempre pode-se optar por ter o próprio negócio, mas ai o conhecimento necessário para se ter êxito vai muito além de mero comandos de linguagem de programação.
Responder

18/06/2015

Eduardo Pessoa

Antes para conseguir as coisas era bem mais complicado, sempre me falam isso.

Imagine agora, sobre a situação atual em que vivemos!
O problema é que nem sempre o emprenho e dedicação são reconhecidos, não existem garantias
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar