Qual a vantagem oferecida pelo sass e pelo less?

12/07/2017

0

CSS

Fala galera, beleza?

Tenho estudado assuntos relacionados ao front-end, e ao estudar sobre css cheguei no sass e no less. Vi alguns exemplos usando os mesmos, mas não entendi as vatanges que os mesmos fornecem. Alguém sabe me dizer quais são?
Bernardo Barbosa

Bernardo Barbosa

Responder

Post mais votado

18/07/2017

A maior vantagem são as variáveis que podemos criar dentro deles, isso permite uma maior reutilização de código, facilita a manutenção e agiliza o desenvolvimento, na minha opinião.

Obs.: Eu só utilizaria em projetos grandes. E a novidade é que o CSS já está implementando esse recurso de variáveis (Está no início ainda, não tem todos os recursos dos pré-processadores e não funciona em alguns navagdores), eu não tenho certeza mas acredito que com o tempo não será mais necessário o uso dos pré-processadores.

Abraaço.

Raphael Alves

Raphael Alves
Responder

Mais Posts

14/07/2017

Augusto Santos

Boa pergunta, Bernardo. Também tenho essa dúvida. Pessoal, vocês podem nos ajudar com isso?

Obrigado!
Responder

19/07/2017

Augusto Santos

Woww, muito obrigado, Raphael!

Seria muito bacana ver o CSS trazer essas facilidades de forma nativa.

Valeu!
Responder

19/07/2017

Fabio Rocha

Bernardo,

Apenas complementando o CSS permite que você faça muitas coisas, mas alguns recursos acabam faltando para os desenvolvedores. E quanto a variáveis, constantes e sintaxe geral mais rápida?

Como o CSS normal não pode fazer isso, as pessoas criaram pré-processadores para permitir o uso de variáveis em arquivos CSS e, em seguida, analisá-lo para folhas de estilo regulares.

Existem diversos no mercado como Less CSS, Sass, Turbine, Switch CSS, CSS Cacheer, CSS Preprocessor, DT CSS, CSS PP.

Exemplo de comparação o Less e Sass

Variáveis

Sass             | Less
-----------------+-----------------
$color: red;     | @color: red;
div {            | div {
  color: $color; |   color: @color;
}                | }


O Bootstrap usa less e o Yeoman suporta sass

E cada vez mais são criados estes facilitadores mas como o colega acima falou depende de cada caso.

Grande Abraço.
Responder

26/07/2017

Bernardo Barbosa

Vlw pela dica fabio :)
Responder

27/07/2017

Eduardo Farias

Fala Bernardo, beleza cara?

Minha opinião é parecida com a do Raphael. Na vez que usei o sass num projeto, não consegui ver tantas vantagens no seu uso. Essa paada das variáveis o CSS parece estar implementando na versão atual.

E com o passar das versões, acredito que o CSS puro fará tanto com que o LESS e o SASS fiquem obsoletos. Acredito que a tendência é essa.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar