Qual linguagem escolher?

26/06/2017

0

Fala pessoal!
Eu estou um pouco perdido pra que rumo seguir na carreira. Faço faculdade de Analise e desenvolvimento de sistemas e gosto muito de programação e banco de dados, porém estou num dilema, programação web ou desktop?

Ja programo em delphi faz um tempo, mas dizem que delphi está ultrapassado, que não tem mais mercado. Ai eu penso em fazer uma pós em programação em java, mas vejo que programação web está em alta, porém a programação web existem um monte de tecnologias diferentes e sempre precisarei ficar estudando.

Fato que nessa área ficarei estudando pro resto da vida, mas existe alguma coisa menos volátil? porque você estuda pra determinada tecnologia, depois muda tudo.
Jonas

Jonas

Responder

Post mais votado

27/06/2017

Fala, Miguel. Tudo bem?

Escolher uma linguagem para se dedicar a fundo é sempre uma escolha difícil e importante em nossa carreira (acadêmica e profissional). Uma coisa importante você já sabe: nunca paramos de nos atualizar. É importante ter isso sempre em mente.

Sobre optar por desktop ou web, essa é uma questão mais "simples" atualmente (na minha opinião). Se analisarmos a evolução dos softwares ao longo dos últimos anos veremos que a tendência é pelo uso de cada vez mais web e mobile e menos desktop. Logo, programar para a web é fundamental hoje em dia. Isso não exclui a possibilidade de desenvolver para desktop e mobile.

Sendo assim, considerando que você vai se dedicar mais a uma área, mas que pode precisar abraçar outras a qualquer momento, então EU lhe aconselho estudar C#. Atualmente C# pode ser usada para desenvolver aplicações web (sites e web services), desktop, mobile e IoT. Assim, o conhecimento adquirido ao programar para a web será muito aproveitado para desktop e mobile. =)

Abraço.

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues
Responder

Mais Posts

28/06/2017

Carlos Arantes

Olá Miguel, tudo bem?

Muito boa a opinião do Joel.

A minha seria te recomendar a programação web. Acredito que pro mercado de trabalho a tendência para a web é maior que a desktop.

Te recomendo o php, por ter um curva de aprendizado menor comparado a linguagens como o Java.

Espero ter ajudado.
Responder

11/08/2017

Alessandro Gomes

Cara, dá uma olhadinha no javascript, ainda mais hoje que tá em alta no mercado
Responder

14/08/2017

Josué Barros

Olha gente boa, sem dúvidas entre desktop ou web escolha web, que está muito mais em alta e dificilmente dará espaço ao desktop novamente. A tendência pelo menos é essa.

Você tem diversas opções para o seu aprendizado, como por exemplo o node.js que está em alta hoje. Eu trabalho com php, mais especificamente o framework laravel. Além da linguagem em si, você tem outros diversos frameworks da própria linguagem que agilizam na hora de desenvolver. Não acho que essa seja uma escolha fácil, porém acredito que se você analisar diversas questões direitinho (popularidade da linguagem, demanda no mercado, curva de aprendizado, etc) você fará uma boa escolha.

Sucesso camarada!
Responder

15/08/2017

Augusto Santos

Jonas,

vou entrar nessa bela conversa para trazer mais uma opinião. :)

Atualmente temos linguagens já famosas e, digamos, "estáveis", para qualquer gosto. Entre elas podemos citar C#, Java e PHP. Recentemente, o JavaScript também passou a ser uma ótima opção. No entanto, ainda não a indicaria como "linguagem central" do seu core de conhecimento. Recomendaria o aprendizado do Java ou C#. As duas são bem parecidas, mas o C# tem a vantagem de trazer muitas facilidades "prontas" fornecidas pela Microsoft. Com o Java, por outro lado, a curva de aprendizado é um pouco maior (mais pela falta de facilidades que o C# traz com o Visual Studio). No entanto, superada essa barreira inicial, você estará preparado para criar desde soluções simples, até as mais robustas.

Muitos comentam que o Java começa a ser interessante quando o projeto começa a ficar realmente grande. :) Para projetos de pequeno/médio porte, é comum que programadores mais experientes recomendem Ruby, PHP....

Também é válido citar que pode ser interessante você traçar dois objetivos: um de curto prazo e outro de longo prazo. O de curto prazo pode ser aprender Java ou C#. O de longo prazo, para ser feito aos poucos, pode ser o aprendizado de outra linguagem. Aconselho que você tenha isso como meta. O aprendizado de outra linguagem apenas vai ampliar seus horizontes e torná-lo um programador melhor.

Por fim, no cenário atual, não deixe de aprender JavaScript. Tudo indica que será cada vez mais comum estar em contato com códigos nessa linguagem. :)
Responder

15/08/2017

Venancio Alves

Olá Jonas, tudo bem?

A dúvida que carreira seguir acontece com todos nós quando iniciamos em tecnologia da informação, mas recomendo você começar com aplicações Web, não somente pelo mercado de trabalho, mas sim pelo curva de aprendizado que é mais rápida, porém em nosso ramo de atuação saber um pouco de cada coisa é muito importante, depois você pode se aprofundar em qual você mais se familiarizar.
Responder

23/08/2017

Carlos Eduardo

Siga seu coração <3 jovem Padawan '-.¨.-'
Responder

23/08/2017

Ygor Leal

PHP e JavaScript.
Minha humilde opinião.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar