Quanto cobrar em um software?

10/02/2014

0

Salve galera!
Estou a desenvolver um software que é basicamente um Sistema de Pedidos para Restaurante.
Resumo: O garçom irá atender um cliente em posse de um smartphone ou tablet, a partir deste ele irá criar e alimentar um pedido, para posteriormente ser enviado para uma impressora direto na cozinha.

Requisitos: O sistema deverá ser alimentado por uma aplicação desktop (cadastros e alterações), e deverá também ter clientes em iOS e Android (criar pedidos).

Minha dúvida: Quanto cobrar em um sistema desses, levando em conta Implantação + Mensalidade?

Obs: Sou do interior de minas, mas se puderem dar também opinião de preços em capitais e também no interior eu agradeço.

Desde já fico grato a todos os colaboradores!
Lg Embarcadero

Lg Embarcadero

Responder

Post mais votado

15/10/2016

Depende muito.
Um conta basica que você pode fazer é a seguinte.

Salario mensal que gostaria de receber ou que acha que vale o seu serviço, divide esse valor pela horas de um mes, calcule mais ou menos o tempo do projeto e acrescente um over sobre ele.
Por exemplo:

Salario Mensal : R$ 5.000,00 + 8% (FGTS) + (1/12 13Terceiro) + (1/3 Salario Ferias)
=> 5000 + 400 + 416 + 137,50 => 5.953,50 / 160 (Qtde de horas de um mes) => 37,50 (Valor da hora/trabalho) + 75% = 65,11

Agora faça um calculo mais ou menos de horas que vai gastar e faça as contas.
Num projeto desse no minimo
Analise : 40 horas
Desenvolvimento: 240 horas
Testes: 80 horas
Total de Horas: 360 horas
Preço a cobrar: 360 * 65,11 => 23.439,60

Essa é uma forma que faço para calcular o preço de algum serviço para meus clientes.

Tone Costa.

Tone Costa.
Responder

Mais Posts

12/02/2014

Igor Pereira

Eu começaria pesquisando o preço de empresas que já atuam neste mercado e desenvolvem software semelhante.
Responder

12/02/2014

Alex Lekao

Oi Bom dia!!!

Rapaz eu acho meio complicado mensurar.

Acho que a sugestao dada eh interessante para vc se basear, mas eh muito subjetivo.

Normalmente o custo do software vc tera que pensar em lucro a longo tempo, pq se for muito alto nao adotarao seu sistema, entao fica complicado mesmo.

Desculpe nao ajudar mais ou nada. rsrr
Responder

12/02/2014

Leandro Chiodini

Bom dia amigos,

Bom novamente vou passar um site de um cara que acompanho e escreve muiot bom
falando sobre isso..

segue

http://www.macoratti.net/eng_qvs.htm


att,
Responder

12/02/2014

Roniere Almeida

muito interessante a materia, sobre essa questão do preço, horas trabalhadas, linhas de codigo, acho que vi isso em uma disciplina na faculdade.

[url]http://www.macoratti.net/eng_qvs.htm[/url]
Responder

12/02/2014

Fernanda Acacia

Eu começaria pesquisando o preço de empresas que já atuam neste mercado e desenvolvem software semelhante.


mas será que as empresas mostram os valores assim?
Responder

12/02/2014

Lg Embarcadero

As matérias são interessantes em comentar sobre o assunto.
Mas pelo que vejo, esta é uma pergunta sem resposta. Concordam?
Responder

13/02/2014

Marisiana Battistella

Bom dia!
Não sei muito (quase nada) sobre isso, mas concordo com a colocação do Alex.
Acho que essa questão é relativa, porque cada projeto é diferente do outro, cada cliente é único tem suas próprias idéias e necessidades.
Mas também achei bem interessante a matéria, penso que ela pode servir para dar uma "luz", mas não que tenha que ser seguida com exatidão.
Responder

13/02/2014

Alex Lekao

Oi Bom dia a todos!!!

Eu trabalhei em uma empresa que o seu software, na epoca... rsrsr custava em media 50 mil reais, a licenca de uso e mais mensalidades e custos de implantacao, que o total poderia varias em 60 a 65 mil reais, custo total eh claro... rsrsr

Era em ERP, muito bom, mas para eles chegarem a esse preco acredito que foi despois de muito tempo e passar a ser conhecido e referenciado no mercado.

Mas ate chegar a poder se cobrar esse valor muito provavelmente teve que se ter o software implantado sem custo em alguem que teve a coragem de permitir ser a "cobaia", e sei que foi bem assim mesmo que aconteceu.

Com os anos os valores foram maturando e chegou a esse valor, custeando estrutura entre outras coisas.

Tenho um amigo que esta tentando startar um projeto de desenvolvimento, e ele fara a mesma coisa, nao estou dizendo que esse seja o caminho, mas eh um que eh bastante seguido.

Acredito que um caminho tbm seja fazer uma projecao de custos e o que seria necessario para custear isso e a partir dar ir escalonando para se compor esse valor, nao sei, essa nao eh bem a minha praia... rssr

espero ter contribuido.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

13/02/2014

Igor Pereira

Eu começaria pesquisando o preço de empresas que já atuam neste mercado e desenvolvem software semelhante.


mas será que as empresas mostram os valores assim?


Fernanda, para conhecer o preço seria necessário uma pesquisa de mercado. E isso é apenas uma frente para se ter noção e planejar seu diferencial (preço, oferta). A questão de examinar por ponto de função é uma prática bastante utilizada no mercado. Fazer uma comparação de ambos para basear-se e montar um diferencial, parece interessante. Mas várias outras variáveis precisam ser analisadas também, como o tamanho da sua equipe por exemplo, o tempo que o cliente deseja o produto e o quanto ele pretende gastar.
Responder

13/02/2014

Fernanda Acacia

ah sim, pensei que fosse uma pesquisa na propria empresa. desculpe-me.
Responder

13/02/2014

Roniere Almeida

Alex, um ERP geralmente é esse valor ou mais. depende da popularidade, qualidade.
Responder

13/02/2014

Alex Lekao

Sim...

os valores que citei era de um ERP nao "conhecido" de uma empresa nao "conhecida" e esse valor era praticado a uns 10 ou 12 anos atraz...

Hj sei que tem valores sendo praticados na casa de 350 a 500 mil reais, isso para empresas de porte medio se nao me engano.
Responder

13/02/2014

Marisiana Battistella

Achei bem legal tua contribuição Alex!
Eu acho que isso é bem real, porque todo começo é díficil.
Ninguém ingressa no mercado de trabalho ganhando tanto quanto gostaria, é preciso muito esforço e dedicação continua pra ter reconhecimento.
Responder

13/02/2014

Alex Lekao

Com certeza... rsrsr

eu particularmente... como "profissional de TI"... qdo comeci ganhava metade de um salario e ainda o transporte e a refeicao por minha conta... rsrr

acredito que os comecoes sao bem parecidos para quase tudo... rsrsr
Responder

13/02/2014

Roniere Almeida

Sim...

os valores que citei era de um ERP nao "conhecido" de uma empresa nao "conhecida" e esse valor era praticado a uns 10 ou 12 anos atraz...

Hj sei que tem valores sendo praticados na casa de 350 a 500 mil reais, isso para empresas de porte medio se nao me engano.


rapaz, é quase uma galinha dos ovos de outro, gera muita renda.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar