Quanto cobrar pelo meu primeiro sistema?

29/04/2017

0

Bom dia!

Resolvi perder o medo e propor um sistema web para uma empresa da minha cidade. A ideia do sistema é facilitar um processo importante que eles fazem de forma bem bagunçada, mas não sei se eles aceitariam e mesmo que gostem da ideia não sei até quanto estariam dispostos a pagar.
Pretendo desenvolver o sistema usando Laravel, e a única experiência que tenho foi a que adquiri desenvolvendo sisteminhas em uma matéria que tive no meu curso. Mas acredito que não vou ter dificuldades, meu único medo é a parte de conexão com o banco de dados, que sempre fiz com o BD local.
Enfim, já li alguns tópicos e uma das sugestões que mais vejo é estipular um valor para a hora de trabalho, mas eu não tenho ideia do tempo que vou gastar para finalizar! E quanto eu cobraria por hora? Eu pensei também em fazer uma lista dos requisitos do sistema e atribuir um valor para cada um, mas n tenho ideia de como esse valor pode ser medido.
Me deem sugestões, por favor!
Amanda

Amanda

Responder

Post mais votado

29/04/2017

Bom dia Amanda!

Quando eu faço freela eu calculo o valor da minha hora assim: (valor do salário / 220) * 1,5. É o mesmo calculo da hora extra. Para cada requisito, eu vejo a quantidade aproximada de horas que vou gastar e multiplico pelo valor da minha hora. Como aparentemente você ainda não trabalha, você poderia pegar o valor médio do cargo e utilizá-lo para fazer esse calculo. Por exemplo, segundo o panorama da DevMedia (https://www.devmedia.com.br/jobs/panorama-dezembro/), um programador php ganha em média R$ 3.035,00.

Valor da hora: 3.035,00 / 220 = 13,80
Valor da hora extra: 13,80 * 1,5 = 20,70

Aí você poderia cobrar um desses valores por hora. Eu cobro o da hora extra porque faço nos fins de semanas. Se você vai fazer no horário de expediente você poderia cobrar o valor da hora normal.

Espero ter ajudado!
Se a resposta for útil dê um like!!!

Daniel Araújo

Daniel Araújo
Responder

Mais Posts

29/04/2017

Rafael Castro

Você pode fazer esta cotação de várias formas diferentes. A mais comum atualmente é basear-se nas horas de serviço e estipular um valor por hora. Outra sugestão é cotar pela lista de requisitos. Se você planeja entregar o sistema completo em 5 sprints por exemplo. Você pode definir um valor para cada uma dessas Sprints ou para cada artefato da sua lista propriamente dita.
Mas lembre-se, neste caso você já vai gastar muito tempo só na etapa onde você estudará o(s) processo(s), e fará o levantamento da lista de requisitos. Se você já tem a lista em mãos, é mais fácil cotar através da quantidade de artefatos presentes nesta lista. Se você não têm, leve isso em consideração durante a cotação. Assim você vai evitar ter todo o trabalho de levantar a lista para que no final o seu cliente não aceite.
Responder

02/05/2017

André Gomes

Muito bom este post,

Bem esclarecedor, também tinha essa dúvida, pois estou querendo pegar uns freela, mas não tinha ideia de como cobrar.

Muito Obrigado
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar