Quanto devo cobrar ?

20/09/2004

0

Vou fazer um programa que pega o banco de dados de 2 lojas, uma loja, é cadastrado os clientes apenas com o codigo impar, na outra loja apenas os clientes com o codigo par. Uma vez por mes, o gerente usara o programa para unir os 2 bancos de dados, fazendo com que as duas lojas tenham os mesmos clientes cadastrados , e assim tbem ele saberá que os clientes impares sao de tal loja e pares de tal loja. O BD ficaria assim:

BD Loja 1 BD Loja 2 BD ATUALIZADO
1 - Maria 1 - MUDAR2 1 - MARIA
2 - MUDAR 2 - CINTIA 2 - CINTIA
3 - JOAO 3 - MUDAR2 3 - JOAO
4 - MUDAR 4 - EDUARDO 4 - EDUARDO
5 - ROSIVALDO 5 - MUDAR 2 5 - ROSIVALDO

Quanto devo cobrar por este programa ???


Obrigado,


Geisonc

Geisonc

Responder

Posts

20/09/2004

Marcosrodias

Este é um dilema que so voce pode dizer veja por que?

1) Quanto tempo vai precisar para desenvolver a rotina ?

2) Quatno tempo vai precisar para testar a rotina ?

3) Quantas visitas voce calcula que será necessário para implantação e acompanhamento ? Sempre é necessário ajuste.

4) Quanto tempo de garantia voce vai dar ? O Cliente vai fazer contrato imediato com voce ou pagará por visitas quando for necessário ?

5) Voce ja programou usando no mesmo sistema dois ou mais bancos de dados fazendo exportacao de um banco para outro ? Vai ter que gastar tempo estudando.

6) Quais as caracteristicas deste cadastro ? Quais os relatórios o cliente vai exigir. Voce tem que definir isso com ele . Geralmente eles sempre pedem coisa a mais.

Eu já tomei prejuizo. As vezes o sistema parece simples como o seu parece mas quando comeca a trabalhar em cima dele voce descobre que vai sai perdendo. Algumas vezes fica dois ou tres meses até acertar todo o processo. Isto depende da sua experiência como analista. Se não fizer analise correta antes certamente terá prejuizo. Como a maioria dos programadores, como eu, nao sao analista (e acho que voce tambem não é) pode acabar tendo prejuizo gastando mais tempo e recurso que poderia ta usando em outro sistema e ganhhando dinheiro.

Geralmente os clientes acham que devem pegar pouco. Pelo que voce descreveu ai por cima eu cobraria uns 500.00 só porque a rotina parece simples. E outra dica o cliente tem que pagar logo 30 ¬ inicial. Ja tomei bico fazendo um sistema para um academia e na hora de instalar disserem que nao tinham dinheiro no momento e ja tem tres anos. Tomei um bico bonitinho. Se cobrasse pelo menos 30 ¬ nao ia sair no prejuizo.

Hoje para desenvolver alguma coisa se for cliente novo cobro metade para desenvolver e o restante na implantaçao mas isso é negócáve.

Espero ter ajudado

Marcos Robero - Salvador/Ba


Responder

20/09/2004

Paulo

Complementando ao Marcos, você deve aprender a cobrar por tela e por relatórios. Por que? Porque sempre o cliente pede só mais uma ´telinha´ e uma ´impressãozinha´ a mais, que não é quase nada. E nesse quase nada, você só vai tomando ´bico´, como disse o Marcos. E qualquer alteração a ser feita, diga logo que é mais uma tela, assim o cliente vai pensar duas vezes antes de modificar, e se realmente for necessário modificar, ele estará disposto a pagar. Eu cobro 50¬ antecipado se o programa for inferior a R$ 5.000,00 e se for acima, cobro 30¬ e parcelo o restante pelo nº de vezes que levarei para fazer o programa. Termino junto com o pagamento, e se levar ´bico´, é só na última parcela. Alguns clientes não gostam de pagar antecipadamente, é preciso você ter ´papo 10´, muito jogo de cintura. Para mim é a parte mais difícil, mas é a que mais gosto, não digo convencer mas conquistar o cliente. R$30,00 a tela e R$20,00 o relatório, pode ser um bom começo. Depois de pronto, dê uns tres meses a esse cliente e depois distribua a sua aplicação a R$300,00 que você só terá alegrias por um bom tempo. Mas o primeiro tem ser bem cobrado, pelas noites mal-dormidas.


Responder

21/09/2004

Geisonc

blz.... muito boa as explicações heim !!!!
Muito obrigado mesmo, me ajudaram bastante !!!

Abraços !!!

:D


Responder

21/09/2004

Reginaldo174

Recentemente desenvolvi uma rotima muito semelhante a que vc quer desenvolver. O sistema desenvolvido transfere dados de um banco para outro atraves de FTP. Assim os dois banco de dados ficam sempre atualizados.
Acho que cobrei barato por esta aplicação (R$2.000,00), pois gastei quase duas semanas para terminar. Mas o mais importante de tudo foi a experiência adiquirida.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar