Array
(
)

Questão sobre Modelo Entidade Relacionamento

Ernane47
|
MVP
Pontos: 3100
    02 ago 2016

Atribuindo V(verdadeiro) ou F(falso) às afirmações relativas
ao Modelo Entidade Relacionamento,
( ) Um departamento possui vários empregados e cada
empregado participa de apenas um projeto.
( ) Cada projeto é executado por um departamento, com a
participação de vários empregados de vários departamentos.
( ) Cada empregado participa de vários projetos que são
executados por um departamento.
( ) Cada empregado de um departamento participa de apenas
um projeto.
obtém-se de cima para baixo,
A) V, V, V, F.
B) V, F, F, V.
C) V, F, V, F.
D) F, F, F, V.
E) F, V, V, F.
Preciso entender melhor: a resposta correta é B. se pode me confirmar porque está correta? se tiver não compreendi o artigo, e não sei como relacionar uma tabela com a outra? ajudem ai?
essa questão foi elaborada pela COPEVE.
como posto a imagem aqui?
Essa dúvida foi gerada a partir de um comentário no artigo Modelo Entidade Relacionamento (MER) e Diagrama Entidade-Relacionamento (DER)

José Voltan
   - 02 out 2016

Boa tarde amigo, primeiramente devemos identificar quanto a cardinalidade qual modelo adotado(Sim, caro amigo, a cardinalidade apresentada pela UML não é única). O contexto ajuda nisso, faz mais sentido adotar a cardinalidade pelo modelo de Navathe(isso é, penso no relacionamento e penso 1 daquela coisa X se relacionam com quantas coisas Y, vamos supor (0,n), esse resultado irá ficar mais próximo da coisa/ entidade X) (1 departamento possui 1 ou n(muitos) funcionários, 1 empregado possui 1 único departamento, 1 empregado participa de um único projeto, 1 projeto é executado por um único departamento, e por fim, 1 departamento executa 1 ou muitos projetos), perceba que essa forma de aplicar a cardinalidade é diferente da UML. Das inferências que fiz, conclui-se, 1-V, 2 -F 3 - F (um único projeto) 4 -V ,outra questão é q ao representar um relacionamento ternário da forma como foi feita, isso é, através de relacionamentos binários, perde-se parte da informação.