RAD Studio XE5 - Android

16/09/2013

0

Olá, boa tarde.

Gostaria de saber se alguém já conseguiu rodar uma aplicação num dispositivo ou emulador Android...
Tenho tentando desde sexta mas não consigo abrir o aplicativo no emulador, não sei o que acontece...
Já instalei o Android SDK, etc., e nem os códigos fontes que a Embarcadero soltou os código fonte rodam no emulador
Alguém já conseguiu rodar uma aplicação no Android?

Grato
Rafael Cruz

Rafael Cruz

Responder

Post mais votado

16/09/2013

Olá Rafael ... boa noite!

Eu consegui sem problemas... rodei a minha em um Galaxy Tab 2 (P3100) e num Razr D3.

Fiz inclusive essa postagem do passo a passo do desenvolvimento da aplicação:

[url]http://vivaitaocara.com.br/landersongomes/delphi/delphi-xe5-acessando-a-camera-e-compartilhando-imagens-do-dispositivo-android/[/url]

Espero que ajude.

Landerson Santos

Landerson Santos
Responder

Mais Posts

16/09/2013

Rodrigo Oliveira

desconhecia o uso do delphi para isso, vou olhar o link, parece ser muito interessante.
o delphi xe5 me surpreendeu mesmo.
Responder

17/09/2013

Rafael Cruz

Olá Rafael ... boa noite!

Eu consegui sem problemas... rodei a minha em um Galaxy Tab 2 (P3100) e num Razr D3.

Fiz inclusive essa postagem do passo a passo do desenvolvimento da aplicação:

[url]http://vivaitaocara.com.br/landersongomes/delphi/delphi-xe5-acessando-a-camera-e-compartilhando-imagens-do-dispositivo-android/[/url]

Espero que ajude.


Landerson, o código não é o problema, o que não consigo aqui é a parte do "Compilar distribuir e usar", não sei se falta configuração etc...
Não entendo muito bem essa parte de conectar o dispositivo ou emulador
Responder

17/09/2013

Thiago Porto

Você verificou se a versão do android no emulador é aceita pelo delphi? Tem que ver isso. Já para testar no aparelho tem a mesma questão de versão, e outra você precisa habilitar o uso de fontes externas no aparelho.
Responder

17/09/2013

Rafael Cruz

Você verificou se a versão do android no emulador é aceita pelo delphi? Tem que ver isso. Já para testar no aparelho tem a mesma questão de versão, e outra você precisa habilitar o uso de fontes externas no aparelho.


Então, o problema não é o que fazer, e sim, como fazer... Os tutoriais que eu achei são todos muito confusos
Instalei o SDK etc, mesmo assim não carrega a aplicação no emulador
Responder

17/09/2013

Landerson Santos

Rafael... localize o diretório do Android instalado com o Delphi XE5, no meu caso ficou C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\12.0\PlatformSDKs\adt-bundle-windows-x86-20130522, execute o SDK manager e configure/atualize para que tenha as versões que deseja utilizar.

Verifique se você já tem "um aparelho" no emulador... se não tiver crie-o, acredito que seguindo esses passos e adaptando ao diretório do Android citado acima você consiga criar.
[url]http://vivaitaocara.com.br/landersongomes/android/a-plataforma-android-linhas-de-comando-e-comandos-de-teclado/[/url]

Caso você queria pode direcionar os diretórios da SDK para uma versão que você já tenha instalado anteriormente acessando Tool-->Options-->Environment Options-->SDK Manager...


Confesso que até agora fiz o mais prático... acessei apenas fazendo o Deploy diretamente para os aparelhos... e como citei já fiz utilizando 2 computadores diferentes e dois dispositivos android diferentes... um Galaxy tab2 e um D3.
Responder

17/09/2013

Landerson Santos

Rafael... fiz um teste rápido aqui... dentro do diretório C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\12.0\PlatformSDKs\adt-bundle-windows-x86-20130522\sdk\tools, execute o "android.bat" ele trará o SDK Manager à tela... vá no menu Tool e acesse a opção Manage AVDs... selecione o AVD (android Virtual Device) que o Delphi XE5 instala, rsxe5_android, e clique sobre o botão start no lado direito da tela... isso vai iniciar o Emulador... daí em diante é só executar.

Acabo de fazer aqui de maneira simples e rodou normalmente.

Espero que consiga.

Atenciosamente,
Landerson
Responder

17/09/2013

Rafael Cruz

O emulador executou sem problemas, mas não aparece o ícone da aplicação nele...
Responder

17/09/2013

Elter Teodoro

Esqueça emuladores,adquira um equipamento com Android,pode ser um telefone ou tablet barato.
Você encontra por 250,00 tablets que rodam Android 4.0
Responder

17/09/2013

Rafael Cruz

Esqueça emuladores,adquira um equipamento com Android,pode ser um telefone ou tablet barato.
Você encontra por 250,00 tablets que rodam Android 4.0


Esse é outro problema que eu tenho, eu tenho aqui dois celulares com android mas não sei como fazer a conexão
Responder

17/09/2013

Landerson Santos

No Webinar citou-se a questão de habilitar o emulador para utilizar a GPU...


Com relação a conectar dispositivos físicos... basta habilitar no aparelho a opção de Desenvolvedor, Depuração USB e Permitir locais fictícios.
Responder

18/09/2013

Rafael Cruz

Deu certo, foi de grande ajuda, obrigado!
Responder

18/09/2013

Francisco Macário

Boa tarde.

Alguém já testou em versao 2.3X do Android???

Responder

19/09/2013

Rafael Cruz

Boa tarde.

Alguém já testou em versao 2.3X do Android???



Eu testei, deu certo
Responder

19/09/2013

Elter Teodoro

Alquém sabe onde encontrar a reprise do Webinar Delphi XE 5,
acontecido em 17/09/2013 as 15:00
Responder

19/09/2013

Francisco Macário

Alquém sabe onde encontrar a reprise do Webinar Delphi XE 5,
acontecido em 17/09/2013 as 15:00


Olá.

Além do dia 17, teve novo evento ontem as 15h e hoje as 14h.

Falaram que ficara disponivel após a Conference do dia 31 de outubro.

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar