RAD Studio XE5 - Android

16/09/2013

0

Olá, boa tarde.

Gostaria de saber se alguém já conseguiu rodar uma aplicação num dispositivo ou emulador Android...
Tenho tentando desde sexta mas não consigo abrir o aplicativo no emulador, não sei o que acontece...
Já instalei o Android SDK, etc., e nem os códigos fontes que a Embarcadero soltou os código fonte rodam no emulador
Alguém já conseguiu rodar uma aplicação no Android?

Grato
Rafael Cruz

Rafael Cruz

Responder

Post mais votado

16/09/2013

Olá Rafael ... boa noite!

Eu consegui sem problemas... rodei a minha em um Galaxy Tab 2 (P3100) e num Razr D3.

Fiz inclusive essa postagem do passo a passo do desenvolvimento da aplicação:

[url]http://vivaitaocara.com.br/landersongomes/delphi/delphi-xe5-acessando-a-camera-e-compartilhando-imagens-do-dispositivo-android/[/url]

Espero que ajude.

Landerson Santos

Landerson Santos
Responder

Mais Posts

08/10/2013

Edmar Frazão

Outro problema para abrir 6 tabelas do interbase to go esta gastando

Genesis 7 segundos
Sansunsg S e Galaxy Tab 3 5 segundos


Boa tarde,

Fiz alguns testes com o XE5 e gostei muito, fiz vários testes com Android e com IOS, ambos com sucesso.

Fiquei super empolgado quando vi a aplicação rodando em um tablet com Android, utilizando a linguagem que tanto adoro, mas fiquei desanimando quando vi o consumo de RAM e CPU em uso.
Imagino que para obter desempenho e economia de processamento, deveria utilizar a linguagem default do Android, mas fiquei bem assustando quando vi meu "appzinho" com apenas alguns componentes em um form apenas, consumindo 30MB de RAM com 70% de CPU.
Responder

08/10/2013

Frederico Brigatte***

Ao dar F9, no Event Log para nessa linha:

Module Load: gralloc.default.so

Rodando pelo emulador e a tela do emulador fica preta.

Alguém poderia dar uma força?
Responder

08/10/2013

Edmar Frazão

vc esta com a ultima versão do sdk Android

x86-20130522

http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Installing_the_Android_Development_Tools


Ao dar F9, no Event Log para nessa linha:

Module Load: gralloc.default.so

Rodando pelo emulador e a tela do emulador fica preta.

Alguém poderia dar uma força?
Responder

08/10/2013

Frederico Brigatte***

Edmar, está assim:

c:\users\public\documents\rad studio\12.0\plataformssdks\adt-bundle-windows-x86-20130522\sdk

Responder

08/10/2013

Frederico Brigatte***

Alguém pra me dar uma luz?????
Responder

09/10/2013

Frederico Brigatte***

Ninguém????
Responder

16/10/2013

Renan Maia

Galera, não esqueçam que se o DRIVER do tablet/smartphone não estiver instalado o Delphi XE5 não reconhece o aparelho e automaticamento não aparecerá o dispositivo na 'TARGET' do delphi.
Responder

16/10/2013

Pedro Vieira

Pessoal, depois de muita luta e bugs no XE5 consegui enviar minha aplicação para o google play, mas tenho uma duvida: Em produção em deployo meu app em tablets de 7" e 10" mas na loja google ele nao esta compatível com tablets. Na IDE do XE5 não tem onde configurar isso para Android, para iOS tem. Sei que isso é definido no arquivo AndroidManifest.xml. Algum colega sabe me falar oque devo colocar neste arquivo para meu app ficar compatível com Tablet?

Valeu
Responder

21/10/2013

Ewerton Batista

Gustavo tenho o mesmo problema que você de travar e ficar na tela preta.

conseguiu resolver de alguma forma?

Obrigado!

Olá,

Instalei o Delphi XE5, criei uma aplicação teste, ativei o emulador padrão do Android no Delphi (rsxe5_android), já mudei algumas configurações como sugerido em outros posts aqui no forum, como a GPU Emulation, mas ao execultar minha aplicação sobre o emulador aparece uma tela preta, o ícone do aplicativo até fica disponivel no emulador, mas ao rodar aparece uma tela preta e trava a aplicação.
Existe mais alguma configuração adicional a ser feita ?

Tambem instalei um dispositivo Android (Tablet Samsung Galaxy Tab3 GT-P5200), já fiz as configurações recomendadas em outros posts, como: ativar o modo desenvolvedor e habilitar a depuração USB. Já fiz a instalação dos drivers e o dispositivo foi reconhecido sem problemas no Delphi XE5, porem ao compilar e distruir a aplicação para este dispositivo aparece o mesmo problema, o aplicativo é instalado no Tablet, mas ao rodar aparece uma tela preta e trava a aplicação.
Alguem tem alguma dica como resolver o problema ?

Grato
Responder

21/10/2013

Eduardo Junqueira

Pessoal, depois de muita luta e bugs no XE5 consegui enviar minha aplicação para o google play, mas tenho uma duvida: Em produção em deployo meu app em tablets de 7" e 10" mas na loja google ele nao esta compatível com tablets. Na IDE do XE5 não tem onde configurar isso para Android, para iOS tem. Sei que isso é definido no arquivo AndroidManifest.xml. Algum colega sabe me falar oque devo colocar neste arquivo para meu app ficar compatível com Tablet?

Valeu


Olá, PEDRO LEONARDO M. VIEIRA, mestre por favor vc poderia me auxiliar como enviar os arquivos auxiliares pois quando vc envia apenas a APK para GooglePlay, não funciona pois tem enviar outros
- \assets
- \library\lib\armeabi\arquvos
- \classes
- \res

Ou seja como faço para mandar isso para GooglePlay, é pelo Delphi que envia ou é via upload no site , qualquer coisa se preferir meu skype: junqueiraeduardo
Responder

21/10/2013

Pedro Vieira

Envio o apk. Mas vc tem que enviar o que está na pasta \Android\Release\Seuaplicativo\bin
Responder

21/10/2013

Gilmar Almeida

Galera boa tarde, sou novo no forum e desenvolvi uma pequena aplicação para Android no xe5 buscando alguns dados de uma tabela em MYSQL que tenho em um servidor, porem os campos de texto do tipo var, varchar eu consigo visualizar no celular normal, porem se eu colocar um campo do tipo double, numerico ou float, o mesmo não mostra, alguem sabe alguma coisa a respeito

Grato

Gilmar
Responder

22/10/2013

Daniel Alencar

Para quem está com problemas ao rodar a aplicação no celular, utilize o seguinte app para verificar se seu aparelho é compatível com o Delphi XE5:
https://play.google.com/store/apps/details?id=hardware.armv7neon.checker&psid=3&rdid=hardware.armv7neon.checker

Sugestão do suporte Embarcadero.

Abraço!
Responder

22/10/2013

Marcos Oliveira

Pessoal, aproveitando o tema, gostaria da ajuda de vocês.

É possível executar um comando SQL com SQLite no Android?
Exemplo: Tenho uma tabela de clientes, e queria executar um comando para ler esta tabela e jogar em um Listbox.
É possível fazer isso manualmente no Android?

Obrigado!
Responder

23/10/2013

Ewerton Batista

Sim é possível,

depois de criar sua conexão e um clientdataset por exemplo.

você pode fazer da forma mais fácil utilizando o LiveBindings.

para isso vá no menu View -> LiveBindings Designer,

irá aparecer seus componentes no Live, ligue um campo do seu Dataset na propriedade Item.Text do ListBox.

e caso quiser fazer de uma forma manual faça assim:

dataset.First;
while not dataset.Eof do
begin
ListBox1.Items.Add(dataset.FieldByName('seucampo').AsString);
dataset.Next;
end;

Pessoal, aproveitando o tema, gostaria da ajuda de vocês.

É possível executar um comando SQL com SQLite no Android?
Exemplo: Tenho uma tabela de clientes, e queria executar um comando para ler esta tabela e jogar em um Listbox.
É possível fazer isso manualmente no Android?

Obrigado!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar