Ranking do BDs em Março de 2015

02/03/2015

0

Oracle e MySQL no topo do ranking de banco de dados: [url]http://db-engines.com/en/ranking[/url]
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

Responder

Post mais votado

03/03/2015

O MongoDB possui uma forma totalmente diferente de trabalhar... Também me surpreendi, justamente por ser um banco criado recentemente.
Eu não cheguei a utilizar ele, apenas li alguns artigos a respeito, mas eu me questiono até que ponto pode ser boa a forma que ele armazena os dados.

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella
Responder

Mais Posts

07/03/2015

Alan Mario

Sinceramente não sei e não tenho certeza.
Responder

07/03/2015

Roniere Almeida

Tambem acho Alex, os dois maiores são o SQL Server e Oracle, não necessariamente nessa ordem.


Eu tenho certeza disso, mas esses dois bancos proprietarios são os dois grandes do mercado.
Responder

07/03/2015

Marisiana Battistella

O MySQL se destaca por ser muito utilizado em sites e aplicações web que não exigem um SGDB tão robusto para manter os dados.
Responder

08/03/2015

Roniere Almeida

O MySQL se destaca por ser muito utilizado em sites e aplicações web que não exigem um SGDB tão robusto para manter os dados.


Devemos levar em consideração essa informação tambem, sinceramente, só vejo cursos mostrando a integração de Java e PHP com MySQL, vejo como sendo popular alem de ser bastante utilizado na web, como disse.
Responder

09/03/2015

Marisiana Battistella

E quem trabalha com o desenvolvimento de sites, prefere utilizar o MySQL.
Nesse caso, quais seriam as vantagens do MySQL em comparação aos demais bancos?
Responder

09/03/2015

Roniere Almeida

E quem trabalha com o desenvolvimento de sites, prefere utilizar o MySQL.
Nesse caso, quais seriam as vantagens do MySQL em comparação aos demais bancos?


Informações técnicas eu não sei, mas acho que a facilidade em encontrar nas hospedagens mais simples.
Responder

09/03/2015

Marisiana Battistella

Isso deve ter muito a ver Roniere...
Agora lembrei que um colega de profissão comentou alguma coisa sobre as hospedagens, sobre algumas facilidades e vantagens que há.
Só que não consigo lembrar qual foi o comentário que ele fez... =/
Responder

09/03/2015

Roniere Almeida

Facilidades tambem na questão $$$$.
Responder

09/03/2015

Marisiana Battistella

Ah é.. Isso também deve influenciar!
Mas dai eu já me perguntei o porquê do uso do MySQL e não do PostgreSQL, sendo que ambos são free.
Então esses vantagens devem influenciar nisso também...
Responder

10/03/2015

Roniere Almeida

Sobre o postgre eu realmente não sei, talvez a manutenção dele seja mais complicada, estou apenas chutando, mas raramento vejo hospedagens oferecem de cara esse SGBD.
Responder

10/03/2015

Soeuseijothaz

Entendi Jothaz! Obrigada pela explicação!

Sabe me dizer se o SQLite, esse é um banco NoSQL ?


Oi Marisiana, desculpe-me por demorar a responder, mas ultimamente estou com meu tempo contado.

Talvez o link postado tenha esclarecido, mas vou tentar aclarar mais o tema.

O SqLite é um bando SQL relaciona como qualquer outro do mercado. Só que é muito mais simples de instalar e configurar. A grande vantagem é que ele pode ser usado criando o ".bd" e as tabela dentro do mesmo. Provavelmente você tem vários bancos no seu computado e nem percebe isto.

Existe softwares para gerenciar o banco de dados e é suado a linguagem (DML) de qualquer BD do mercado. Então ele seria igual ao MySQL, PostgreSQL, Oracle e MySQL. Em tese ele poderia ser usado em 90% dos sites que existem na web, mas qual seria as desvantagens de usá-lo?

Bom ele não impõe integridade referencial nativa, então você tem de controlar isto na mão ou via trigger e não é escalonável como os demais bd´s.

As vantagens seriam:
--Software livre/domínio público e Multiplataforma;
--Mecanismo de armazenamento seguro com transações ACID;
--Não necessita de instalação, configuração ou administração;
--Implementa a maioria do SQL92;
--O Banco de Dados é guardado em um único arquivo;
--Suporta bases de dados acima de 2 terabytes;
--Sem dependências externas.
Responder

10/03/2015

Soeuseijothaz

Sei que vou receber vários "deslikes" e muito vão quer minha cabeça em uma estaca, mas como acho que o debate e desmistificação são a melhor solução para tudo, vou expor minhas considerações sobre o MySQL.

MySQL é um excelente produto e é inquestionável o seu valor e utilidade. Não tenho contra a sua utilização, só acho que é supervalorizado e sinceramente não vejo razões técnicas para endeusar o MySQL em detrimento do PostgreSQL ou MariaDB por exemplo ou mesmo SQLite (claro guardando a devidas proporções).

MySQL não é 100% público, pois tem dono a Oracle, PostgrSQL e MariaDB são totalmente 100% públicos e sem fins lucrativos.

A "hospedagem básica" de MySQL só se manteve forte e difundida pelo poder do LAMP/WAMP... Virou tradição, o MySQL é tão "pop" quanto WordPress numa hospedagem para blog, ou o uso do SQL Lite com Android. Só que existe rumores que as próximas distribuições LAMP/WAMP virão com o MariaDB. De qualquer modo, quando a "hospedagem básica" (a mais barata) oferece PostgreSQL, o preço é o mesmo que MySQL. Pode até ser mais difícil de se encontrar mais existe. O que vejo são vários provedores que oferecem o MySQL, mas sem se preocupar muito com o serviço oferecido.

O MySQL permite vários engines de storage (MyISAM e InnoDB) e cada engine tem um determinado comportamento e suas vantagens e desvantagens, o MyISAM é a mais usada, pois é simples de se utilizar, porém ela não tem ROLLBACK e InnoDB tem ROLLBACK, mas isso não ajuda tanto. Porque em qualquer caso, o MySQL tem dificuldades em manter o chamado full ACID. Ou seja, o banco de dados pode se perder em algumas situações. E mais ao se usar a InnoDB perde-se a simplicidade de configuração que seria uma das grandes vantagens do MySQL

O MySQL não pode usar 100% o conceito de banco de dados distribuído.

MySQL é totalmente fora do padrão ANSI e inventa alguma o próprio padrão que causa tremedeiras em vários administradores e programadores. Na verdade essas maluquices são as principais vantagens do MySQL, são elas que facilitam o seu uso. MySQL dá certo um monte de coisa mesmo sem saber porque. Até que você fica maluco para descobri porque não funciona mais. No MySQL existe o mais ou menos correto. Mas tem gente que gosta disso.

Bom finalizando, não quero dizer que o MySQL não presta e não deve ser usado, só acho que como tudo na vida não é a perfeição que muitos pregam. Então claro que devemos utilizar o MySQL, pois é uma software robusto, está amadurecendo e realizar o que promete. Banco de dados é como religião, política e futebol, vai de cada um. Só acho que no universo da TI temos de ser mais práticos e menos passionais e místicos.
Responder

10/03/2015

Roniere Almeida

Tem muita informação que não sabia, quem sabe é quem já passou por alguma situação em "produção" e acho interessante compartilhar Jothaz, como você fez.
Sobre as possiveis mudanças do wamp e lamp, realmente acha que vai dar certo? pois como disse o MySQL é bastante popular ao ponto de algumas pessoas estranharem esses "novos" bancos.

E quanto aos preços das hospedagens, acha que deve mudar de banco para banco?
Responder

11/03/2015

Soeuseijothaz

Tem muita informação que não sabia, quem sabe é quem já passou por alguma situação em "produção" e acho interessante compartilhar Jothaz, como você fez.
Sobre as possiveis mudanças do wamp e lamp, realmente acha que vai dar certo? pois como disse o MySQL é bastante popular ao ponto de algumas pessoas estranharem esses "novos" bancos.

E quanto aos preços das hospedagens, acha que deve mudar de banco para banco?


O intuito do post foi somente apresentar alguns pontos técnicos do MySQL, que uma grande parte dos usuários desconhece e não para desqualificá-lo ou lançar um cruzada contra ele. E claro grandes empresas fora milhares de sites por ai usam o MySQL, pois certamente ele tem um enorme valor. Tentei embasar o que escrevi em pontos técnicos que podem ser contestados.

Com relação ao XAMP/WAMP adotar o MariaDB como parceiro acho que não fará nenhuma diferença pra o usuário final, pois a maioria dos usuários instalam na base do next -> next -> next -> finish. O argumento de que o MySQL é de fácil instalação na verdade pode-se traduzir que o cidadão não tem nem ideia do que instalou e nem se preocupa com o que instalou, ele que é usar. Então é inegável que XAMP/WAMP deu uma força tremenda para a popularização do MySQL. O MariaDB é irmão gêmeo do MySQL foi criado pela equipe que criou o MySQL liderados por um dos pais do MySQL Michael "Monty" Widenius. Justamente por não concordar com a venda da franquia para a Oracle. Afinal agora o MysQL tem um dono. Então seria transparente para os usuários. Agora se vai ocupar o lugar do MySQL só tempo dirá. E em funcionalidades os dois são iguais.

Então mesmo alguns puristas, xiitas, fundamentalista e integralista torcendo o nariz para os um novo banco de dados, para a maioria dos usuário instalou e funcionou esta ótimo. Do meu ponto de vista quanto mais opções, principalmente free, melhor só temos a ganhar. Eu nem uso banco de dados free, mas acho importante termo opções disponíveis. Existe uma lenda totalmente infundada de que software pago não vale a pena. Se o software for de boa qualidade e profissional vale cada centavo do seu preço.

Com relação aos preços acho que só tendem a cair. O problema que 90% dos host oferecem um serviço de péssima qualidade e amador.

Só para constar banco de dados na minha opinião: Oracle, MS SQL Server, PostgreSQL, MySQL e SQLite. Tecnicamente não vejo nenhuma justificativa para usar o MySQL ao invés do PostgreSQL. Notem que usei o termo tecnicamente, então a justificativas de qu: existem mais host´s MySQL que PostgreSQL, o MySQL é mais simples, oMysQL é mais cheorsinho kkk, não se aplica.
Responder

11/03/2015

Roniere Almeida

Sem mais...hehehe
Muito bom ler um post com tanta informação. valeu.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar