Reflexões sobre o que nos dizem

21/11/2004

0

[b]Sobre o que nos dizem...
A violência na TV não influencia na violência na sociedade. [/b]

Alguns países da África só tiveram acesso a televisão na década de 70. Sociólogos então realizaram um estudo para constatar ou não a correlação do crescente número de aparelhos de TV com os números da violência.O resultado, apresentado em um gráfico, demonstrou uma explosão impressionante dos índices de violência (contra patrimônio, pessoas, etc).Enquanto a quantidade de aparelhos crescia em uma linha inclinada os índices de violência cresciam em uma linha quase vertical.
Apenas uma abordagem lógica demonstraria o que é óbvio (padrões de comportamento provocados ou reforçados pelo exemplo) sem a necessidade de estudos mais elaborados.
Exemplo prático: Na década de 50/60 foi veiculado um filme(Rififi) sobre uma técnica de arrombamento incomum no Brasil. Logo esta técnica ocupou as estatísticas de crimes contra o patrimônio e as páginas policiais.Poderíamos citar inumeráveis outros exemplos mais recentes, envolvendo formas de homicídios, fraudes, etc. etc.
Como a violência, outros estímulos nocivos à sociedade, envolvendo a família, a sexualidade, as relações econômicas, e em geral todas as classes de relacionamento humano, são encontrados na indústria cinematográfica e na mídia em geral, ocorrendo de forma escancarada, sutil ou mesmo subliminar.Talvez as pessoas percebam o que está ocorrendo. Porém, alguém já se ocupou de perguntar-se sobre qual o motivo disto estar sendo feito?A dimensão possível da resposta certamente teria um grande impacto na orientação de nossos atos.

[b]A ciência, explicando os fenômenos físicos da natureza, tende a descartar
a necessidade de Deus para explicar o universo. [/b]

Muito estranha esta concepção, pois para aceitá-la como verdade é necessário ignorar um dos dogmas da ciência.Uma das leis de conservação da energia (que trata da entropia) determina que um sistema de maior energia tende para um de menor energia, a ordem para a desordem, etc... Isto é plenamente observável: uma chaleira quente tem o mundo para esfriá-la, nivelando para baixo a temperatura; uma casa arrumada (com energia empregada) tende a desarrumação com o tempo etc.
Assim qual seria a chance, por exemplo, de um punhado de fios, peças, placas, etc colocados sobre uma mesa transformarem-se, com o tempo, em um computador, ou em algo mais simples, como um relógio? Que chance teria aquele famoso caldo primordial transformar-se, com o tempo (pode ser os bilhões de anos) em um homem, ou algo mais simples, em uma pulga?
Alguns argumentam que a enorme energia do Sol, que continuamente a Terra recebe, causa a redução da entropia o que permitiria entender como possível (sem violar as leis de conservação de energia)a geração da vida pelo caldo primordial e as descargas atmosféricas. Mas raciocinemos pelos exemplos anteriores: E se fossem lançadas descargas elétricas ou outro tipo de energia, nas peças sobre a mesa (citadas anteriormente)? Haveria chance de estas virarem um computador? Obviamente a energia necessita estar a cargo de uma inteligência.
A simples observação da natureza, sem prejulgamentos oriundos de uma educação caduca e parcial, nos demonstra a existência de Deus.Porém tende-se a confundir Deus com o que as pessoas fazem em Seu nome, por vezes, interessado apenas no bolso alheio. Em muitos isto gera uma revolta onde se descarta simplesmente o que estas pessoas pretendem representar.Contudo cabe refletirmos: um erro humano não justifica outro igual e muito menos outro maior.
Um marco histórico nesta tendência foi a Revolução Francesa no final do século XVIII, em geral tida como um grande avanço nos sistemas de governo.Prostitutas nuas foram colocadas nos altares para substituir o divinal, simbolizando a ´deusa razão”.Quiseram iniciar uma nova contagem do tempo a partir do ano 1...Logo após a tomada do poder, porém, teve início o período referido apenas como ´O Terror´.Milhares foram decapitados pela guilhotina (inventada, ou adaptada, na ocasião), em sucessivas perseguições e expurgos, vitimando por fim os próprios agentes do Terror.
Quanto aos séculos que seguiram não são necessários maiores comentários.Basta lembrar a perversidade crescente que abriu o século XX com emprego de armas químicas (como o gás cloro, etc) que na sua utilização inaugural matou 20.000 franceses indefesos nas trincheiras da primeira guerra mundial.Quando percebermos onde o ´progresso´ sem Deus está nos levando?

[b]O fundamentalismo islâmico é uma ameaça à paz mundial. [/b]

Provavelmente todo mundo já ouviu está afirmação, normalmente pronunciada por quem costuma invadir países e matar para obter a ´paz´.Interessante refletir que tão fundamentalista como o Afeganistão, o Iraque, Irã, etc é a Arábia Saudita.Porém a família saudita, que governa o país, defende os interesses do governo dos EUA, e não há nenhum problema, pois o fundamentalismo religioso, neste caso, é empregado para manter a população sujeita.
Cada vez menos a arrogância e a ganância precisam de justificativas, para os atos que delas provém, perante a opinião pública.O que pensar de quem forneceu produtos químicos para que determinados líderes do Iraque envenenassem com gases tóxicos a minoria curda do país, matando milhares, e agora posa de polícia do mundo e baluarte da democracia?Muito mais, porém, fizeram em Hiroshima e Nagasaki.

[b]Os governos têm como meta o bem comum das populações que representam. [/b]

Será que alguém, esclarecido, no Brasil ainda acredita nisto? Existe uma definição apropriada para governo: ´É a forma pela qual uma minoria retira o máximo de dinheiro da maioria e retorna o mínimo possível. Faz isto se disfarçando como representante da maioria”.(A tirania da minoria disfarçada como a representação da maioria) Os políticos, na verdade são representantes de grupos e interesses nunca alcançados pelo voto.
Poderia-se argumentar que os políticos sim podem ser substituídos pelo voto.Talvez...Mas são substituídos por outros que farão a mesma coisa...Para ocupar tão desonrosa função simulam que defenderão os interesses da população, muitas vezes sendo treinados como são os atores.
Sobre a validade do voto cabe um comentário de exemplo: Quando determinado político, voltando do exílio, candidatou-se pela primeira vez a governador, perdeu as eleições.Porém chamou a imprensa internacional e exigiu recontagem dos votos.Resultado: ganhou as eleições e tomou posse.(obs. O Jornal O Globo publicou uma foto deste político com traficantes conhecidos. Uma perícia revelou que a foto era uma montagem, uma fraude, porém não foi esclarecida sua autoria...).O que podemos esperar hoje com o voto eletrônico que recentemente teve revogado qualquer obrigatoriedade de emissão impressa do voto executado pelo eleitor para eventual chamada para recontagem?
A função da máquina governamental é atender primeiramente os interesses de quem os financiou.Em segundo lugar a função da máquina é a própria máquina.(Dinheiro, cargos, prestígio, poder, influência).Mas alguém já disse: ´Ai daquele que joga com as esperanças de um povo...´.
Frente a estas questões o que poderíamos fazer? Podemos, pela experiência histórica constatar o que não devemos fazer:A revolução comunista na Rússia trouxe somente uma nova forma de dominação das massas,pois, o poder estava com quem contava o dinheiro e não com o proletariado. Quem não concordou com os rumos tomados ou foi morto ou foi exilado. Sobre a ´revolução´ em Cuba recomendo que se converse com algum exilado ou fugitivo do regime cubano antes de defender semelhante ´causa´.Por trás de revoltas armadas existem sempre forças prontas para manipular as massas com o objetivo único de chegar ao poder ou mantê-lo sob outro disfarce. Os idealistas ingênuos, não mais úteis, que persistam em seus ideais, são removidos do caminho.Se posteriormente (se não foram mortos) chegam ao poder é por que também estes se corromperam.

Resta-nos como alternativa, porém, a mudança individual: De que maneira os que perseguem seus interesses em detrimento da maioria prevalecerão? Se cada vez mais pessoas da sociedade forem como eles, tiverem o mesmo caráter ou falta deste. Talvez aí encontremos a explicação do porquê das ações, citada nos itens anterior, no sentido de corromper a cada um e a todos, de afastar as pessoas de Deus (seja qual for o nome que se dê), ou de deturpar as religiões para justificar delitos e a ganância, de promover a violência, o adultério, a fraude, semeando ´valores´ que impedem a integração dos indivíduos em sociedade...
--------------------------


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar