Relacionamento 1 :1

22/07/2017

0

Bom Dia, Assim , estou começando a desenvolver um sistema agora, sou novo , experiencia que eu tenho com sistema e , trabalhando a uns 2 anos com suporte externo e interno em sistema comercial, Não tive muito contado direto com a programação , o único contato que eu tive direto com a programação foi na faculdade, e agora eu decidi começar a desenvolver um sistema, comercial, como sou novo surgira muitas duvidas, e gostaria de contar com ajuda de todos nesse fórum, então minha primeira duvida e a seguinte: Eu tenho uma Tabela Pessoas, Pessoas_endereço : Com o seguintes atributos que segue a baixo:

Pessoas: ID_PESSOAS, FL_ENTIDADE, NM_NOME, NM_FANTASIA, NR_DOCUMENTO, NR_IE_IG, FL_ATIVO (TABELA PAI)
Pessoas_endereço: ID_PESSOAS , ID_TP_ENDERECO, NM_LOGRADOURO, NM_NUMERO, NM_BAIRRO, NR_CEP, NM_COMPLEMENTO, ID_MUNICIPIO (TABELA FILHO)

Então essas são minhas duas tabelas, eu quero realizar o seguinte procedimento , no delphi criei um form , com os dados da tabela pessoas, e tenho uma aba que coloquei os dados da tabela pessoas_endereço, e vai acontecer da seguinte maneira, meu cliente vai colocar os dados NM_NOME, NM_FANTAISE, ETC.. E O ID_PESSOAS VAI GERAR AUTOMATICAMENTE , E NA ABA ENDEREÇO , ele vai preencher TIPO_ENDEREÇO , NM_LOGRADOURO, ETC... E QUANDO ELE TER UM salvar eu quero que na table pessoas_endereço fique gravado ID_PESSOAS o msm ID_PESSOAS Que a tabela PESSOAS gerou , só que não estou conseguindo , alguém poderia me dar alguma dica como posso realizar esse procedimento? (EU ACREDITO QUE ISSO SE CHAMA RELACIONAMENTO 1:1, mas nao sei como implanterei isso no meu form no delphi )

Não sei se fui muito claro com minha pergunta , mas se não fui podem perguntar que tentarei ser mais claro.

Obrigado estou no aguardo de alguma ajuda.
Diego

Diego

Responder

Posts

24/07/2017

Gabriel Baltazar

Seu ID_PESSOA é auto_incremento? Como você seta esse valor pra gravar em Pessoa?
Você pode colocar no BeforePost do Table de Endereço o seguinte.

TableEndereco.FieldByName('ID_PESSOAS').Value := TablePessoa.FieldByName('ID_PESSOAS').Value;


OBS.: Normalmente usamos os nomes das tabelas do Banco no singular
Responder

19/09/2017

Everton Santos

qual componente vc esta usando pra ler as tabelas se for clientdataset fica facil
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar