relacionamento de tabela de vendas com tabela caixa???

15/09/2004

0

E aí galera! tudo blz?

Estou recorrendo a vcs, colegas do fórum, pq estou com uma dúvida!

Preciso fazer um programa com o seguinte: controle de vendas,controle de estoque, cad.fornecedores, cad.clientes, cadpedidos, e caixa!

Minha dúvida principal é ref. ao caixa! Devo fazer uma tabela só?
Como efetuar uma( venda a vista) e automaticamente baixar no estoque e dar entrada no caixa?

Por favor me ajudem! Uso Delphi 5 e Piradox!


Claudenir.antunes

Claudenir.antunes

Responder

Posts

13/11/2004

Claudenir.antunes

E aí galera! tudo blz? Estou recorrendo a vcs, colegas do fórum, pq estou com uma dúvida! Preciso fazer um programa com o seguinte: controle de vendas,controle de estoque, cad.fornecedores, cad.clientes, cadpedidos, e caixa! Minha dúvida principal é ref. ao caixa! Devo fazer uma tabela só? Como efetuar uma( venda a vista) e automaticamente baixar no estoque e dar entrada no caixa? Por favor me ajudem! Uso Delphi 5 e Piradox!


Será que ninguem pode me ajudar?


Responder

14/11/2004

Ricardo.vano

Quais componentes e qual BD pretende usar? Utilize um que possa fazer relacionamento: Interbase, Firebird, Access, SQl Server, etc...
Não sou o melhor no assunto, mas vou tentar ajudar.

As tabelas abaixo estão na sua forma mais simples possível. Obviamente, você poderá incrementá-las conforme suas necessidades:

1-)Crie uma tabela ´FORNECEDORES´ que contenha:

Cod_Fornecedor => Chave primária
Nome
Email
Telefone

2-)Crie uma tabela ´PRODUTOS´ que contenha:

Cod_Produto => Chave primária
Cod_Fornecedor => Chave estrangeira
Nome
Descrição
Preço_Venda

3-)Crie uma tabela ´ESTOQUE´ que contenha no mínimo estes campos:

Cod_Estoque => Chave primária
Cod_Produto => Chave estrangeira
Data_Entrada
Data_Saida
Quantidade

4-)Crie uma tabela ´VENDAS´ que contenha:

Cod_Venda => Chave primária
Cod_Produto => Chave estrangeira
Cod_Caixa => Chave estrangeira (Criar tabela de caixas se necessário).
Cod_Vendedor => Chave estrangeira (Criar tabela de vendedores, caso possua mais de um vendedor).

-----------------------------------------------------------------------------------

No sistema você deverá criar um formulário ´CAIXA´. O DataSource de seus componentes estará conectado à tabela ´VENDAS´.

A cada venda confirmada, o campo quantidade da tabela ´ESTOQUE´ deverá receber o valor -1. Coloque um if impossibilitando a venda caso quantidade = 0.

-----------------------------------------------------------------------------------

De uma forma bem simples, esta é apenas uma idéia de como poderá funcionar. Pode ser incrementado, como por exemplo, assim que estoque estiver acabando, enviar e-mail ao fornecedor pedindo cotação, e etc...

Caso tenha problemas para criar as rotinas necessárias e montar o banco de dados, pesquise no fórum ou me avise, que tentarei ajudá-lo.

Tome cuidado com a escalabilidade do projeto. Se for possível que o cliente cresça algum dia, planeje um sistema que comporte esse crescimento. Exemplo: Para não criar uma tabela de vendedores, deve-se ter certeza de que nunca será contratado alguém para o aumento das vendas.

-----------------------------------------------------------------------------------

Espero que este texto lhe sirva de alguma valia :D


Responder

15/11/2004

Claudenir.antunes

Quais componentes e qual BD pretende usar? Utilize um que possa fazer relacionamento: Interbase, Firebird, Access, SQl Server, etc... Não sou o melhor no assunto, mas vou tentar ajudar. As tabelas abaixo estão na sua forma mais simples possível. Obviamente, você poderá incrementá-las conforme suas necessidades: 1-)Crie uma tabela ´FORNECEDORES´ que contenha: Cod_Fornecedor => Chave primária Nome Email Telefone 2-)Crie uma tabela ´PRODUTOS´ que contenha: Cod_Produto => Chave primária Cod_Fornecedor => Chave estrangeira Nome Descrição Preço_Venda 3-)Crie uma tabela ´ESTOQUE´ que contenha no mínimo estes campos: Cod_Estoque => Chave primária Cod_Produto => Chave estrangeira Data_Entrada Data_Saida Quantidade 4-)Crie uma tabela ´VENDAS´ que contenha: Cod_Venda => Chave primária Cod_Produto => Chave estrangeira Cod_Caixa => Chave estrangeira (Criar tabela de caixas se necessário). Cod_Vendedor => Chave estrangeira (Criar tabela de vendedores, caso possua mais de um vendedor). ----------------------------------------------------------------------------------- No sistema você deverá criar um formulário ´CAIXA´. O DataSource de seus componentes estará conectado à tabela ´VENDAS´. A cada venda confirmada, o campo quantidade da tabela ´ESTOQUE´ deverá receber o valor -1. Coloque um if impossibilitando a venda caso quantidade = 0. ----------------------------------------------------------------------------------- De uma forma bem simples, esta é apenas uma idéia de como poderá funcionar. Pode ser incrementado, como por exemplo, assim que estoque estiver acabando, enviar e-mail ao fornecedor pedindo cotação, e etc... Caso tenha problemas para criar as rotinas necessárias e montar o banco de dados, pesquise no fórum ou me avise, que tentarei ajudá-lo. Tome cuidado com a escalabilidade do projeto. Se for possível que o cliente cresça algum dia, planeje um sistema que comporte esse crescimento. Exemplo: Para não criar uma tabela de vendedores, deve-se ter certeza de que nunca será contratado alguém para o aumento das vendas. ----------------------------------------------------------------------------------- Espero que este texto lhe sirva de alguma valia :D



Em primeiro lugar, muitíssimo obrigado Ricardo, pela atenção dispensada! :D

É o seguinte, sou iniciante em programação, então por enqto estou usando o banco de dados paradox, sei q todos dizem que ele é ruim, mas foi o único disponível num curso básico aqui em minha cidade! Assim que eu me aprofundar em delphi com certeza migrarei p/ outro banco!

Estou fazendo meu primeiro programinha pra uma loja de piscinas de um amigo, e já fiz as seguintes tabelas: fornecedores, clientes, venda, item_venda, pedido,itm_pedido, vendedores e produtos!

Minhas principais dúvidas são:1)Como relacionar a tabela de produtos, tabela de estoque e tabela de preço! Você acha que eu devo criar uma tabela de estoque e outra de preços, ou simplismente jogar os campos das mesmas na tabela de produtos?

2) Como deve ser feita a tabela de Caixa e seus respectivos relacionamentos?

3) É necessário criar uma tabela de venda a prazo, e outra de compra a prazo?
Bom, essas são as minhas principais dúvidas, não sei se me expressei bem, mas qualquer dúvida me avisa que posto de novo! Cara, se vc puder me ajudar, ficarei muito grato, pois, esse é o meu primeiro programa, e vc deve imaginar como sinto, só de imaginar ele rodando no computador do meu amigo!!!! :D
Desde já muito obrigado mesmo cara, valeu!! :D


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar