relacionamento - modelagem de dados

12/09/2013

0

1 - eu tenho duas tabelas (cliente e telefone)
ex:
create table tbcliente
(
codcliente int primary key not null,
nomecliente varchar(50) not null,
sexo char(1) not null
);

create table tbtelefone
(
codtelefone int primary key not null,
codcliente int references tbcliente(codcliente) not null,
telefone int not null
);

a pergunta é depois de ter inseridos os dados nas duas tabelas, quando tento eliminar um cliente ela emite um erro, gostaria de saber o que se passa, será que tal mal relacionado?
obs: o código que uso para eliminar um cliente é: alter table tbcliente drop column nome_coluna_a_eliminar where codcliente = codigo do cliente a eliminar;

2 - qual a principal diferença entre Modelo Entidade Relacional e Diagrama Entidade Relacional?

3 - gostaria que me explicassem esses conceitos:

redundancia
será que quando tenho tenho três tabelas (tbaluno, tbtelefone e tbmorada) quando insiro dentro da tabela aluno as chaves da tabela aluno como estrangeira nesta estaria a cometer uma redundancia?
inconsistencia de dados
anomalias de dados
dados não atomico
mapeamento
nota: por favor dêm exemplos práticos.
Anacleto Linux

Anacleto Linux

Responder

Posts

12/09/2013

Fabiano Carvalho

Se da erro provavelmente deve ser porque tem referencia, precisa ser deletado em cascata, não lembro de cabeça mas procure por "delete cascade"
Responder

12/09/2013

Roniere Almeida

os dois

[url]https://www.devmedia.com.br/modelo-entidade-relacionamento-mer-e-diagrama-entidade-relacionamento-der/14332[/url]
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar