Array
(
)

resolucao da tela x tamanho dos componentes

Rafael Gomes
   - 30 jan 2006

bom pessoal, é o seguinte,
pode parecer uma duvida besta mas me veio na cabeça agora ...

eu estou desenvolvendo um sistema onde quase que a totalidade dos clientes vao usar uma resolucao de 800x 600 ...

e agora me dei conta que estou criando os forms em uma resolucao superior ...

quando coloco em 800x 600 da para usar o sistema mas fica feio ...
sao criadas 2 barras de rolagem como de costume, e a navegacao fica prejudicada ...

agora a pergunta, qual a saida para o meu problema??
desenvolvo tudo em 800x600? ou tem alguma forma de eu adaptar os meus forms de acordo com a resolucao??


$grandaum$
   - 30 jan 2006

Cara jah aconteceu issu comigu tb...tive q refazer o for inteiro..pelo menos naum achei ninguem que saiba concertar issu......todos me falaraum que vc eh obrigado a refazer o form


Sistemald
   - 30 jan 2006

LOYD´S TIPS:

Resolução de Vídeo:

Quando criamos formulários, ãs vezes é útil escrever um código para que a tela e todos os seus objetos sejam mostrados nomesmo tamanho, não importando qual a resolução da tela. Aqui esta um código que mostra como isso é feito:

Implementation
const
ScreenWidth: LongInt = 800; {I designed my form in 800x600 mode.}
ScreenHeight: LongInt = 600;
{$R *.DFM}
procedure TForm1.FormCreate (Sender: Tobject);
begin
scaled := true;
if (screen.width <> ScreenWidth) then
begin
height := longint(height) * longint(screen.height) DIV ScreenHeight;
width := longint(width) * longint(screen.width) DIV ScreenWidth;
scaleBy(screen.width, ScreenWidth);
end;
end;
Agora, você vai querer checar, se o tamanho dos fontes(de letra) estão OK. Antes de trocar p tamanho do fonte, você precisará ter

certeza de que o objeto realmente tem a propriedade fonte pela checagem da RTTI. Isso pode ser feito assim:

USES typinfo; {Add this to your USES statement.}
var
i:integer;
begin
for i := componentCount - 1 downto 0 do
with components[i] do
begin
if GetPropInfo(ClassInfo, ´font´) <> nil then
font.size := (NewFormWidth DIV OldFormWidth) * font.size;
end;
end;
{Esta é a maneira longa de fazer a mesma coisa}

var
i:integer;
p:PPropInfo;
begin
for i := componentCount - 1 downto 0 do
with components [i] do
begin
p := GetPropInfo (ClassInfo, ´font´);
if assigned (p) then
font.size := (NewFormWidth DIV OldFormWidth) * font.size;
end;
end;
Atenção: Nem todos os objetos tem a propriedade FONT. Isso deve ser o suficiente para você começar.

Atenção: A seguir, algumas dicas para ter em mente quando representar aplicações Delphi (formulários) em diferentes resoluçõesde Tela:

* Decida antecipadamente, na etapa de criação do formulário, se ele será escalável ou não. A vantagem de um não escalável é que nada muda em tempo de execução. A desvantagem é equivalente (seu formulário pode ser muito pequeno ou grande para alguns sistemas se nào for usada escala).

* Se você não for usar formulário escalável, configure o set scaled to False.

* Ou então, configure a propriedade scaled do formulário para True.

* Configure a propriedade AutoScroll para False. AutoScroll = True quer dizer ´não mexa no tamanho do frame do formulário em tempo de execução´, o que não parece bom quando o conteúdo do formulário muda de tamanho.

* Configure a fonte do formulário para uma True Type escalável, como a Arial MS. San Serif é uma boa alternativa, mas lembre que ainda é uma fonte bitmapped. Só a Arial dará uma fonte dentro de um pixel da altura desejada.ATENÇÃO: Se a fonte usada em uma aplicação não estiver instalada no computador, o Windows selecionará uma fonte alternativa da mesma família para utilizar. O tamanho dessa fonte pode não corresponder ao da fonte original, podendo causar problemas.

* Configure a propriedade position do formulário para uma opção diferente de poDesigned. poDesigneddeixa o formulário onde você o deixou ( no design Time), o que sempre termina fora da margem, à esquerda da minha tela 1280 x 1024 - e completamente fora da tela 640 x 480.

* Não amontoe controles no formulário - deixe pelo menos 4 pixels entre else, para que uma mudança de um pixel nas margens (devido a apresentação em escala) não mostre controles sobrepostos.

* Para labels de uma linha alinhadas ã esquerda ou à direita, configure o AutoSize para True. Para outras formas de alinhamento configure o AutoSize para False.

* Tenha certeza de que há espaço em branco suficiente num componente de labels para alterações no tamanho da fonte – um espaço de 25¬ do comprimento da linha de caracteres mostrada é um pouco a mais do que se precisa, mas é mais seguro. (Você vai precisar de um espaço equivalente a 30¬ de espansão para string labels se você pretende traduzir sua aplicação para outra linguagem). Se o Autosize estiver em False, tenha certeza de que realmente configurou o tamanho do label corretamente. Se o Autosize estiver em True, esteja certo de que há espaço suficiente para que o label se amplie.

* Em labels de múltiplas linhas ou de termos ocultos, deixe pelo menos uma linha em branco na base. Isso vai ser necessário para incluir o que estiver sobrando quando o texto for oculto de maneira diferente, pela mudança do tamanho da fonte com a escala. Não assuma isso porque está usando fontes grandes. Você não tem que deixar sobra de texto - as fontes (grandes) de outros usuários podem ser maiores que as suas!

* Tenha cuidado quando abrir um projeto em IDEs com resoluções diferentes. Assim que o formulário for aberto, sua propriedade Pixel per Inch será moditificada, e gravada para o DFM se você salvar o projeto. É melhor testar a aplicação rodando sozinho, e editar o formulário em apenas uma resolução. Editar em várias resoluções e tamanhos de fonte provoca problemas de fluxo e tamanho dos componentes.

*Falando em fluxo de componentes, não represente o formulário em escala muitas vezes, quando estiver sendo criado ou quando tiver sendo executado. Cada escala introduz erros de roundoff que se acumulam muito rapidamente, uma vez que as coordenadas são rigorosamente interias. Quando valores fracionários forem retirados das origens e tamanhos do controle com cada sucessiva representação em escala, os conttroles parecerão deslizar para noroeste e ficar menores. Se você quer deixar seus usuários representarem o formulários em escala quantas vezes quiserem, comece com um formulário recentemente criado para que erros de escala não se acumulem.

* Definitivamente, não mexa na propriedade Pixel pre Inch do formulário.

* Em geral, não é necessário criar formulários em uma resolução específica, mas é essencial que você os revise em 640 x 480 com fontes pequenas e/ou grandes, e em alta resolução com fontes pequenas e/ou grandes antes de liberar suas aplicações. Isso deverser parte de sua lista de conferência para testar a compatibilidade do sistema regularmente.

* Preste bastante atenção em todos os componentes que são basicamamente TMemo de uma linha - com oTDBLookupCombo. O controle de edição (multi-linhas) do Windows sempre mostra apenas linhas inteiras de texto. Se o controle for muito curto para sua fonte, um TMemo não mostrará coisa alguma, e um TEdit mostrará um pedaço do texto. É melhor fazer esses componentes um pouco maiores do que deixá-los um pixel menores e não aparecer nada do texto.

* Tenha em mente que toda representação em escala é proporcional à diferença da altura da fonte entre o modo de execução e o modo de desenho, NÃO à resolução ou ao tamanho do monitor. Lembre também que as origens dos seus controles serão alteradas quando o formulário for representado em escala. Você não pode aumentar componentes muito bem sem também movê-los um pouco, novamente.


Rafael Gomes
   - 30 jan 2006

puxa cara, to de queixo caido,nunca pensei que pudessem ter tantos detalhes a respeito disso ....

vlw mesmo pelas dicas!!

[]ssssssssssssss 8)