Responsabilidade de Modelar

03/02/2015

0

Olá Pessoal, blz?
Realizando alguns trabalhos aqui na empresa e observando alguns desenvolvedores, analistas e o DBA reunidos para modelar o bd para o novo sistema. Me perguntei, de quem é a responsabilidade de modelar o BD? É preciso tanta gente assim?
Joaquim C.

Joaquim C.

Responder

Post mais votado

06/02/2015

Marisiana, gostei da sua resposta. O que você falou tem bastante coerência, já que os analistas fazem o processo de entendimento com o cliente.

Joaquim C.

Joaquim C.
Responder

Mais Posts

06/02/2015

Ronaldo Lanhellas


Na teoria quem deveria modelar o BD é o DBA, e isso é até meio óbvio. Porém na prática isso é muito difícil de ocorrer, visto que para um DBA modelar o BD ele precisa conhecer todo sistema e geralmente quem possui este conhecimento são os Analistas. Mas o DBA é o responsável por conhecer todas as notações e regras da modelagem os outros (participantes) vão apenas instruir o mesmo com as regras de negócio e entendimento do sistema.

O DBA não deve modelar o banco de dados e nem criar a estrutura dele, isso não é função dele, quem faz isso são os analistas e desenvolvedores de sistemas.
O DBA deve conhecer toda a estrutura que o banco terá, deve saber como será o controle de acesso de usuários e todas as demais informações relevantes para que ele possa deixar o ambiente preparado para os desenvolvedores criarem as tabelas e demais objetos. Todas essas informações, quem deve passar para o DBA são os analistas de negócio e os analistas de sistemas, pois são informações que devem identificadas na análise de requisitos.
O DBA irá validar cada objeto criado e verificar se existe boa performance, se foram utilizadas as melhores práticas, etc.


Desculpe mas discordo, o DBA não deve modelar o banco ? Quem melhor pra conhecer um DER do que o DBA ?
Responder

06/02/2015

Alan Mario

Eu considero melhor uma equipe trabalhando, é claro, desde que seja um projeto realmente complexo.
Responder

06/02/2015

Marisiana Battistella

Desculpe mas discordo, o DBA não deve modelar o banco ? Quem melhor pra conhecer um DER do que o DBA ?

Claro, ele deve conhecer de cor de salteado! Eu completei minha resposta no comentário a seguir:
Fiz o comentário a cima pois já trabalhei em uma empresa que tinha apenas um DBA e existia essa divisão de responsabilidades.
Tem empresas que possuem desenvolvedores SQL e, nesse caso, a tarefa de criar objetos no banco de dados será deles e não dos analistas e desenvolvedores de sistemas.
Pode ser que tenha empresas que possuem mais de um DBA, nessas o DBA Jr. pode ser o q faça o trabalho de criação dos objetos e otimização.
Tudo depende do tamanho da empresa e do fluxo de trabalho dela, e como é definido o plano de cargos e salários...

Em casos de empresas q possuem apenas um DBA, ele terá muito mais tarefas a fazer, do que ficar criando tabelas no banco de dados.
Responder

06/02/2015

Alan Mario

Ronaldo, não discordando do que disse mas...na area de banco de dados, podemos divid-la em duas quanto as funções, correto? sim ou não; desenvolvedor de banco de dados e administrador de banco de dados.

a responsabilidade seria dos dois?
Responder

06/02/2015

Marisiana Battistella

De forma resumida, e até onde sei, o desenvolvedor é quem programa em SQL e o administrador é quem cuida de toda a parte administrativa do banco.
Responder

06/02/2015

Douglas

Olá pessoal, boa enquete para ser discutida. No meu ponto de vista os responsáveis por modelar o banco podem ser eles: o Desenvolvedor, Analista de Sistemas ou DBA. Pergunte-se a si mesmo: O que é um modelo? Por que modelar? Um modelo é uma representação abstrata e simplificada de um dado sistema observado. A necessidade de modelar-se é organizar as informações e com isso você consegue testar, resolver problemas e identificar situações do mundo real.
Responder

06/02/2015

Alan Mario

De forma resumida, e até onde sei, o desenvolvedor é quem programa em SQL e o administrador é quem cuida de toda a parte administrativa do banco.


Mas ambos devem conhecer a modelagem, quando refiro a "conhecer" é realmente saber modelar.
Responder

06/02/2015

Marisiana Battistella

Sim Alan! Em um projeto todos saber qual é o ponto de partida, qual é o caminho a ser percorrido por cada um, qual é o ponto de chegada e quais são os resultados que cada um deverá obter.
Qualquer desenvolvedor de sistemas deve saber sobre análise de sistemas. Não existe curso de graduação só ensine programar, todos os que conheço objetiva formar Analistas e Desenvolvedores de sistemas.
Responder

06/02/2015

Alan Mario

Tambem com desenvolvedor administrador do banco?
Responder

06/02/2015

Roniere Almeida

Modelagem de dados, do banco. O profissional de dados, seja ele desenvolver, dba é capaz de faze-lo, o estudante de ADS tambem, não é atoa que existem algumas disciplinas sobre de banco de dados, a pratica leva a experiencia, perfeição.
Responder

07/02/2015

Marisiana Battistella

Tambem com desenvolvedor administrador do banco?

Sim, cada membro da equipe deve saber o que ele terá que fazer, qual será sua contribuição no projeto.
Geralmente, quem distribui essas informações para a equipe é o analista de negócios ou o gerente de projetos.
Responder

07/02/2015

Alan Mario

Resumindo, todos de alguma forma possuem essa responsabilidade, é claro estando envolvido no projeto.
Responder

07/02/2015

Roniere Almeida

Resumindo, todos de alguma forma possuem essa responsabilidade, é claro estando envolvido no projeto.


É bem isso mesmo Alan.
Responder

07/02/2015

Roniere Almeida

Resumindo, todos de alguma forma possuem essa responsabilidade, é claro estando envolvido no projeto.


É bem isso mesmo Alan.
Responder

07/02/2015

Ronaldo Lanhellas

Ronaldo, não discordando do que disse mas...na area de banco de dados, podemos divid-la em duas quanto as funções, correto? sim ou não; desenvolvedor de banco de dados e administrador de banco de dados.

a responsabilidade seria dos dois?


Geralmente essas duas áreas andam de mãos dadas, e acredito sim que a responsabilidade de modelar sejam de ambos, por conhecerem os princípios técnicos envolvidos na modelagem do banco.

Ex: Em concurso público para DBA, geralmente exigem que o mesmo estude modelagem de banco (DER, por exemplo).
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar