resultados de exames pela internet, como fazer ?

21/12/2005

0

Eu tenho um sistema para clínicas medicas em desenvolvido em Access + ADO + D6Pro que está funcionando redondinho, já testado em empresas com 30 maquinas. Um cliente me pediu para disponibilizar na internet os resultados dos exames feitos na clínica dele.

Em principio eu não queria mudar o BD, pois o sistema está muito grande e ia me dar um trabalho danado. Também não queria disponibilizar diretamente o meu BD na internet.

Eu conheço muito pouco (pra não falar nada) de transmissão de dados pela internet.

Eu não sei se é possível, mas a minha idéia é criar um programa que faça a interface entre o site e o meu BD. O pedido feito no site se conecta com o programa, este se conecta com o meu BD, lê os dados, e devolve para o site. Eu não estou muito preocupado com o site, pois para isto o cliente tem gente que faz o que eu pedir, sem abrir os meus fontes é claro !

Já pesquisei no forum mas não achei muita coisa que me ajudasse.

Eu preciso de orientação, por onde e como começar.

Obrigado por qualquer ajuda,

Quadrado


Quadrado

Quadrado

Responder

Posts

21/12/2005

Eixox

Em primeiro lugar, você está falando de uma certa situação humana. O pressuposto da questão dos Exames é sério. Estamos falando da condição de saúde de um cidadão e que pode acabar sendo exposta publicamente.

Até hoje não houvi falar da disponibilidade de resultados de exames pela Internet, justamente pela própria condição e imperfeição do meio pelo qual trafegam dados.

Se eu soubesse que uma clínica disponibiliza os exames pela Internet, com certeza não faria nenhum lá. Se banco que é banco tem falhas, imaginem laboratórios de análises clínicas...
Gostaria de saber se já existem clínicas que fazem isso? Não sei de nenhuma, ainda bem.

Uma segunda pergunta: Você já fez uma consulta ao Conselho de Regional de Farmácia saber isso pode ser disponibilizado? Se não existem regras e formas para que esses dados sejam disponibilizados?

Conheço um cara que desenvolve os sistemas dele todos para médicos, dentistas e laboratórios. Nem backup os caras deixam ele fazer. Geralmente quando ele coloca o pen-drive dele no PC os caras tão de olho no que ele tá copiando. Justamente por causa do sigilo - não querem se incomodar.

Espero ter colaborado com a sua pré-análise.


Responder

22/12/2005

Quadrado

Existem vários laboratórios que fazem isto. O Fleury, por exemplo. Eles geram uma identificação automática e uma senha que são impressos no protocolo de entrega de exames. Voce entra no site, digita o login e a senha e tem acesso aos exames cadastrados. O médico que solicitou os exames também pode acessar as informações.

A sua preocupação é cabida. Por este motivo não quero disponibilizar o banco de dados na internet, e sim por intermedio de uma interface. Só seriam enviados os dados dos exames, após a checagem de login e senha.

Obrigado pela resposta.

Quadrado


Responder

23/12/2005

Armando.boza

bom, acho que primeiramente ira necessitar de uma internet rapida e um ip fixo valido .... e com certeza, necessitaria de um outro sistema para tal tarefa feito em PHP ou Java por exemplo ...

No pouco conhecimento que tenho com Java acho que ficaria legal ... mas precisa de um desenvolvedor muito bom pelo fato da segurança ....


Responder

23/12/2005

Quadrado

Eu estava pensando em eu mesmo desenvolver em Delphi, mas se não é a melhor opção, gostaria de estudar a linguagem necessária.

O que me sugerem ?

Quadrado


Responder

25/12/2005

Eixox

Estimado amigo,

A idéia de segurança dentro de nossa visão pode ir aos extremos, porém o próprio meio, sugere a intenção inversa. Quanto mais pensamos que reduzimos tudo a parâmetros e que estarão seguros, damos com os burros na água.

Veja bem, você não precisa de uma Internet rápida com link dedicado, além de sair caro para o fornecedor, você estará abrindo outras janelas.

Eu faria então o seguinte:

Quem deve ter acesso aos resultados dos exames? Pacientes? Médicos? Hospitais?

Se todos os elementos devem ter acesso ao resultado desse exame - Porque que a sua aplicação não gera um arquivo pdf que é enviado diretamente para o endereço de e-mail daqueles que devem ter direito ao recebimento.

Uma das forças do pdf é a de poder gerar documentos com limitações no processo de leitura, assim sendo, as empresas que receberem esse documento podem ter o direito de só ler uma única vez. De imprimir uma única vez e vocês também poderiam criar uma esquema assim:

O médico entra em contato e faz um registro informando uma senha e um código para poder abrir os arquivos, assim o sistema gera automaticamente uma senha de proteção de arquivo que só pode ser aberto por aquele médico.

Não sei se me expressei bem...


Responder

28/12/2005

Quadrado

A idéia é boa e barata. Eu estaria fora do que o mercado esta fazendo, mas resolve o problema. O risco seria o envio p/ e-mail errado.

Obrigado pela ajuda

Quadrado


Responder

28/12/2005

Eixox

o objetivo master é sempre esse. A coisa na Informática deve ser prática e eficiente. Outra coisa, não quer dizer que o mercado segue uma direção que aquela é a melhor. Veja o exemplo de alguns carros que prometiam ser os mais vendidos e acabaram sendo um dos menos vendidos (Apolo).

Você pode implementar no seu programa esses recursos e pode fazer com que o cadastros contenham o e-mail e senha para que ele possa abrir os responsáveis possam abrir o arquivo. Ou os envie em formato ZIP com senha també ferra bastante


Responder

30/12/2005

Quadrado

Vou seguir a ideia do arquivo PDF, já encontrei vários componentes free que funcionam bem. Porem, nenhum deles permite a inclusão de senha de acesso o que seria importante para ser enviado pela internet.
Eu testei o TRolePDF que converte RTF para PDF, com a opção de enviar comandos para senha, porém não explica como.

Se alguem souber de algum componente free que aceite senhas, por favor me avise.

obrigado

Quadrado


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar