scripts que rodam no servidor

09/03/2007

0

Esses scripts que rodam no servidor, feitos no proprio código html da página aspx, até a versão 8 só poderiam ser em C#, mas disseram que futuramente iria existir a possibilidade de criar delphi script.

Já existe o tal do dito cujo em delphi 2006?

Gostaria de saber como eu posso criar paginas em asp.net iguais às que eu fazia em PHP, com script no meio de html?

O que eu posso e que eu não posso fazer? pergunto isso porque, no php por exemplo, se eu tinha um looping for ou while, com suas instruções e tal, e tinha um monte de comando html escrito dentro do corpo/escopo desse loop, o código html tambem seria replicado/copiado dentro da propria pagina a cada loop. Isso era muito bom pra fazer, por exemplo, uma tabela que você não sabe quantas linhas e quantas colunas vão ter (os tr td da vida), então você pode criar uma tabelinha com uma única linha e coluna, e pode formatar, colocar figuras e tal tudo pelo dream weaver.

exemplo PHP (gera 10 linhas numa tabela), + ou - assim:
while($i < 10) {
<tr> 
<td align="left"  height="20">
                                   <?php echo $"linha"+i?> 
</td>
</tr>
               
}//while

só que tudo isso sem chamar funções da que escrevem na pagina html, escrevendo direto.

Como eu faço isso no asp.net?

Como eu posso, também, no script na pagina, seja em c# ou vb, o que for, chamar um método da minha classe TWebForm? o que eu tenho qu declarar.

Esse monte de classe TWebForm que o delphi cria, quando onde e como eles são instanciados, se não tem nenhuma variavel dessas classes para os conter?

postei esse novo topico porque o tópico número 279487 (´tudo o que precisamos saber sobre asp.net´) sumiu. Não consigo mais achar ele.
Se eu desrespeitei alguma regra do forum, perdoem-me por favor, moderadores.

O que eu gostaria era sintetizar um tópico que concentrasse as dúvidas dos iniciantes como eu para que pudesse servir de guia do ´onde estou´ e ´por onde começo´.


Vitor Rubio

Vitor Rubio

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar