Seleção de últimas inserções SQL

10/07/2014

0

Olá pessoal !
Tenho a necessidade de trazer os últimos registros de determinados lançamentos.
É +/- assim...preciso do último registro de entrada de um item para realizar o cálculo de custo do frete.
Um amigo me ajudou com um script que de início parecia que estava correto, porém, para alguns itens, não deu certo.
Mas notei algumas coisas e preciso de ajuda para entender o porque...segue abaixo o script que estou utilizando:

SELECT I.ITEMID ITEM, I.INVOICEID NF, I.TRANSREFID OC, RECENTES.FINALIDADE FINALIDADE,
convert(decimal(10,2),I.COSTAMOUNTPOSTED/RECENTES.QTD) VALOR_RATEADO
FROM INVENTTRANS I INNER JOIN
(SELECT MAX(PL.PURCHID) AS PURCHID, PL.ITEMID AS ITEMID, PL.DATAAREAID,SUM(PL.QTYORDERED)QTD, PL.DIMENSION3_ FINALIDADE  
FROM PURCHLINE PL GROUP BY  PL.ITEMID,  PL.DATAAREAID, PL.DIMENSION3_) RECENTES ON 
I.ITEMID = RECENTES.ITEMID AND I.TRANSREFID = RECENTES.PURCHID AND I.DATAAREAID = RECENTES.DATAAREAID
WHERE
I.QTY = 0
AND RECENTES.QTD > 0
AND I.TRANSREFID NOT LIKE 'EST%'
AND I.ITEMID = '002166'
group by  I.TRANSREFID, I.ITEMID, I.INVOICEID, I.DATAAREAID, I.COSTAMOUNTPOSTED, RECENTES.FINALIDADE, RECENTES.QTD
ORDER BY 3


Com este script não consigo trazer as últimas transações de todas as lojas, trago a maioria, mas ainda faltam alguns...
Se eu colocar no Group By a coluna PL.PURCHID, ele traz as que faltam, mas aí não somente as últimas transações.
Ele deveria trazer 32 linhas (32 filiais)...quando não agrupo PL.PURCHID ele traz 21 linhas, se eu agrupo, ele traz 1310.
O que será que posso fazer ?
Mateus Furrier

Mateus Furrier

Responder

Post mais votado

17/07/2014

Amigos,
consegui com o script assim:

SELECT 
DISTINCT P.ITEMID, 
RECENTES.OC, 
RECENTES.DIMENSION3_
,	(SELECT SUM(P2.QTYORDERED) 
	 FROM PURCHLINE P2 
	 WHERE P2.ITEMID = RECENTES.ITEMID 
	 AND P2.PURCHID = RECENTES.OC 
	 AND P2.DIMENSION3_ = RECENTES.DIMENSION3_) QTD
,		(SELECT SUM(I.COSTAMOUNTPOSTED) 
		 FROM INVENTTRANS I 
		 WHERE I.QTY = 0 
		 AND I.ITEMID = RECENTES.ITEMID 
		 AND I.TRANSREFID = RECENTES.OC) VALOR
FROM PURCHLINE P 
INNER JOIN 
			(SELECT MAX(PL.PURCHID) AS OC, PL.ITEMID, PL.DIMENSION3_
			 FROM PURCHLINE PL WHERE PL.PURCHSTATUS = '3' 
AND EXISTS 
				(SELECT TOP 1 1 FROM INVENTTRANS I2
				 WHERE I2.ITEMID = PL.ITEMID
				 AND I2.QTY = 0
				 AND I2.TRANSREFID = PL.PURCHID)
GROUP BY PL.ITEMID, PL.DIMENSION3_)RECENTES 
ON P.ITEMID = RECENTES.ITEMID
WHERE
P.QTYORDERED > 0
ORDER BY 3

Mateus Furrier

Mateus Furrier
Responder

Mais Posts

10/07/2014

Joel Rodrigues

Para testar,faça o seguinte:
1) Remova os filtros (cada um por vez) e veja se muda o resultado.
2) Verifique se a relação do inner join está sendo atendida por todos os registros.
Responder

10/07/2014

Fabiano Carvalho

Aconselho a refazer a Query,
Anote todas as suas necessidades a serem atendidas, e com isso vá criando a sua query, até que se chegue no resultado esperado.
Talvez em uma unica não se resolva, pode ser necessário criar uma função, existe N possibilidades.
Responder

11/07/2014

Mateus Furrier

A imagem ilustra um pouco do problema....
Para a mesma ordem de compra, ele traz o item 001089, mas não traz o 002166.
Se eu agrupar o campo de nº da ordem de compra (purchid) ele traz, mas aí, não somente a última ordem....
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/154369-20140711-075416.png[/img]
Responder

17/07/2014

Alex Lekao

Ola Boa tarde!!

Nao entendi muito bem.

como monto alguns selects para resultados diversos aqui na empresa que envolve produtos e requisicoes etc, etc.

Se quiser posso tentar ajudar no que for possivel, mas acho que sera mais facil se nos falarmos por skype por exemplo.

se quiser me manda um e-mail e vemos o que consigo te ajudar.

alex_linhares_es@yahoo.com.br

Abraco.
Responder

18/07/2014

Joel Rodrigues

Que bom que conseguiu. Obrigado pelo retorno e por compartilhar a solução encontrada.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar