Selecionar item digitado no combobox

08/01/2006

0

Gostaria que ao digitar no combo o Item aproximado ficasse destacado , com uma cor.. Como no exemplo abaixo quando digitei ´m´ ele selecionou Magda

[URL=http://imageshack.us][img:4654f42ddc]http://img405.imageshack.us/img405/2268/imagemcombobox16sb.jpg[/img:4654f42ddc][/URL]

:lol: :lol:
[b:4654f42ddc]O Efeito acima foi obtido , colocando o mouse sobre a Lista Suspensa[/b:4654f42ddc]

:P :P :P
[b:4654f42ddc]Gostaria de obter este efeito no Combobox..[/b:4654f42ddc]

Se eu digitar [b:4654f42ddc]´Mar´[/b:4654f42ddc] o item >>> [b:4654f42ddc]Marcia Velasco Santana[/b:4654f42ddc] pela propriedades do Combobox [b:4654f42ddc]Sobe[/b:4654f42ddc] e ocupa o lugar do Item >>>[b:4654f42ddc]Magda[/b:4654f42ddc]..
:arrow: [b:4654f42ddc]Mas não fica selecionado[/b:4654f42ddc]. :cry: :cry: :cry:

:lol: :lol: :lol:
A não ser se[b:4654f42ddc] passar novemente [/b:4654f42ddc]o Mouse nesta posicao do item do Combobox... Mas assim não vale :? :?


Alguem conhece uma propriedade que destaca os item da Lista Suspensa do Combobox ??? :?: :?: :?:

:idea: :idea: :idea:
Outra idéia e [b:4654f42ddc]simular[/b:4654f42ddc] o movimento do mouse sobre a primeira posição do Item da Lista ... Mas não estou conseguindo :cry: :cry: :cry:


Marco Salles

Marco Salles

Responder

Posts

08/01/2006

Carlosrm

Marco Salles

Eu tentei reproduzir a situação e no meu caso parece que funcionou coinforme vc queria.

Estou usando D6+XPeta. Coloquei um combobox que eu preencho na abertura do form.
Eu deixo a lista co combo fechada. Só a abro com um clique do mouse (ou Alt + Vk_Down).

Estando a lista fechada, mas com o foco no componente, cada letra ou grupo de letras digitadas atualiza a caixa de edição do combo. Como a lista suspensa estava fechada, permanece oculta.

Porém, se a lista estiver aberta, e eu digitar ´m´, a lista será posicionada em Magda e a caixa de edição será atualizada para Magda. O item Magda ficará em destaque e irá para a primeira posição da lista.

E, se eu digitar outra letra, será feita nova pesquisa com a respectiva atualização do primeiro item da lista suspensa e também da caixa de edição.

Em todos os casos o item selecionado (pesquisado pela letra da caixa de edição) passa a ter o foco e fica com a mesma cor de destaque padrão.

O meu combobox está com as seguintes propriedades
AutoComplete := true;
AutoDropDown := false;
Style := csDropDownList;

Se isso não resolver, espero que sirva de base para a verdadeira solução.
carlosrm


Responder

09/01/2006

Marco Salles

obrigado pela participação carlosrm , mas não estou conseguindo localizar estas duas propriedades
code]AutoComplete := true;
AutoDropDown :=Fasle;[/code]
No objeto inspector do combobox... :cry: :cry: :cry:

Como voce esta as definindo :?: :?: Pode ser em rumtime :?: :?: Sera que o delphi 5.0 Não tem estas propriedades :?: :?: :?:


Responder

09/01/2006

Michael

Colega [b:e23d1398d6]carlosrm[/b:e23d1398d6], se vc setar Style para csDropDownList, então o usuário não pode mais digitar na combobox. ;-)

Colega [b:e23d1398d6]Marcos Salles[/b:e23d1398d6], as propriedades mencionadas foram incluídas a partir da versão 6 do Delphi. E na versão 7 mais uma, [b:e23d1398d6]AutoCloseUp[/b:e23d1398d6].

[]´s


Responder

09/01/2006

Carlosrm

Michael,

obrigado pelos esclarecimentos.

De fato, eu não estava digitando na caixa de edição do combo. Apenas enviava o foco para o combo e pressionava as teclas desejadas. Realmente não aparecia o texto digitado na caixa de edição, mas a pesquisa era feita da mesma forma e a caixa de edição era atualizada se algum item fosse encontrado. Porém, sem abrir a lista suspensa.

Se a lista já estivesse aberta, além de atualizar a caixa de edição, também atualizava a lista suspensa, dando o destaque para o item encontrado.

Foi por isso que pensei que podia ajudar. Agradeço de novo. E ficarei mais atento às diferentes versões do Delphi.

Abraço. Carlosrm


Responder

17/01/2006

Marco Salles

Gostaria que ao digitar no combo o Item aproximado ficasse destacado , com uma cor.. Como no exemplo abaixo quando digitei ´m´ ele selecionou Magda


[b:e8dab4f7ee]Beleza[/b:e8dab4f7ee] .. Isto eu ja consegui :P :P :P :P

:arrow: :arrow:
Mas [b:e8dab4f7ee]para não abrir [/b:e8dab4f7ee]un novo tópico eu gostaria de dar proseguimento a este .....

[color=red:e8dab4f7ee][b:e8dab4f7ee]A proxima duvida é :[/b:e8dab4f7ee][/color:e8dab4f7ee]

Estando a lista do combobox suspensa o usuário move com o mouse um item.. Este item por ´construção´ fica por se so selecionado.. Se clicarmos com o mouse , este item aparece no texto do combobox e a lista suspensa desaparece... O Que eu gostaria e de efetura este mesmo processo com a tecla <ENTER> ...
 Isto é , o usuário percorre a lista suspensa com o mouse e a cada movimento do mouse itens da lista são destacados.. Quando encontrar algo que o atenda ele dando un <ENTER> no Combobox , este item destacado é então selecionado 


Alguma idéia :?: :?: :?: :?: :?:

Obrigado....


Responder

17/01/2006

Marco Salles

Isto é , o usuário percorre a lista suspensa com o mouse e a cada movimento do mouse itens da lista são destacados.. Quando encontrar algo que o atenda ele dando un <ENTER> no Combobox , este item destacado é então selecionado


[b:490cd30d9a]Ja resolvido tambem...[/b:490cd30d9a]


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar