Select meio louco

30/10/2012

0

Tenho uma tabela com vários campos, mas quero destacar os seguintes:

IDPassos, IDOrigem e DEscricaoCateg.

IDPassos é PK e claro ele não repete. Mas origem sim, então eu posso ter o seguinte:

Passos Origem Descricao

1.............1...........Teste

2.............1...........Teste2

3.............1...........Teste3

4.............2..........Outra Coisa

5............2...........Outra Coisa2

O que eu quero é o seguinte. Fazer um select que me traga o IDPassos de menor valor, pois essa é a forma de entender que esse é o passo iniciante, logo nesse select deveria trazer o IDPasso 1 e 4 apenas. Não sei como eu faço isso.
Pjava

Pjava

Responder

Posts

30/10/2012

Claudia Nogueira

Tenta assim:
SELECT t.idpassos, t.idorigem, te.descricaocateg
FROM
(SELECT MIN(idpassos) AS idpassos, idorigem
  FROM tabela
 GROUP BY 2) t, tabela te
WHERE t.idpassos = te.idpassos
Responder

31/10/2012

Jair N.

Bom Dia, para começar só vou te perguntar o resultado deste exemplo seria pela descrição "teste" e "outra coisa"? se for essa a situação, veja este exemplo abaixo:

SELECT my_teste.*
FROM (SELECT tab_texte.*
, RANK() OVER (PARTITION BY tab_texte.idorigem ORDER BY tab_texte.idpassos) AS ranking
FROM dbo.tab_texte
) my_teste
WHERE (my_teste.ranking = 1)
-- ORDER BY my_teste.ranking DESC { 31OUT2012 Não será necessário a classificação...}

Tenho uma tabela com vários campos, mas quero destacar os seguintes:

IDPassos, IDOrigem e DEscricaoCateg.

IDPassos é PK e claro ele não repete. Mas origem sim, então eu posso ter o seguinte:

Passos Origem Descricao

1.............1...........Teste

2.............1...........Teste2

3.............1...........Teste3

4.............2..........Outra Coisa

5............2...........Outra Coisa2

O que eu quero é o seguinte. Fazer um select que me traga o IDPassos de menor valor, pois essa é a forma de entender que esse é o passo iniciante, logo nesse select deveria trazer o IDPasso 1 e 4 apenas. Não sei como eu faço isso.
Responder

31/10/2012

Pjava

Não consegui rodar ainda o que a claudia me enviou. Jair, o que eu quero é trazer sempre o menor IDPassos, conforme post. Sempre o menor. Eu vou ter nessa tabela milhares de idpassos, e preciso trazer sempre o menor deles, sempre. Porque o menor IDPassos é o passo iniciante e é isso que eu preciso.
Responder

31/10/2012

Claudia Nogueira

Que erro que deu?

Não consegui rodar ainda o que a claudia me enviou. Jair, o que eu quero é trazer sempre o menor IDPassos, conforme post. Sempre o menor. Eu vou ter nessa tabela milhares de idpassos, e preciso trazer sempre o menor deles, sempre. Porque o menor IDPassos é o passo iniciante e é isso que eu preciso.
Responder

31/10/2012

Jair N.

Sim, eu entendi o enunciado do problema. Voce testou o exemplo que enviei? Só terá que alterar o nome da tabela (tab_teste) que não sei qual é a sua. Como eu disse "de acordo com o exemplo fornecido" o "menor item da IDPassos" seria, demonstrado pela descrição deste: "teste" e "outra coisa". Agora, se caso, terá mais itens, não faz parte do exemplo exposto. Em teste veja o que foi enviado... verifique... Olha principalmente a ordem no campo RANKING que é pelo menor item do IDPAssos em relação ao IDOrigem...


Não consegui rodar ainda o que a claudia me enviou. Jair, o que eu quero é trazer sempre o menor IDPassos, conforme post. Sempre o menor. Eu vou ter nessa tabela milhares de idpassos, e preciso trazer sempre o menor deles, sempre. Porque o menor IDPassos é o passo iniciante e é isso que eu preciso.
Responder

31/10/2012

Pjava

Ok, eu ainda não testei porque não estou no trampo. Assim que estiver lá vou testar e posto qualquer novidade.
Responder

31/10/2012

Claudia Nogueira

A tá entendi. É que antes de enviar eu testei. Criei uma tabela com os campos mencionados e também inseri as informações, e com o SELECT que eu te enviei mostrou exatamente o que você precisava.

Ok, eu ainda não testei porque não estou no trampo. Assim que estiver lá vou testar e posto qualquer novidade.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar