Serviço de banco de dados na Nuvem

11/08/2015

0

Curiosidade minha, é possivel um profissional de dados "administrar", alugar bases nas nuvens? ele ficaria responsavel em manter o banco funcionando.
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

11/08/2015

Jothaz

Sim e sim!

Seria um servidor virtualizado. O azure e a Amazon permite isto de forma simples e prática.
Responder

11/08/2015

Mariana Carvalho

Mas daria para um profissional se "manter" com esse serviço? Perguntando diretamente, vale a pena?
Responder

11/08/2015

Ricardo

Mas daria para um profissional se "manter" com esse serviço? Perguntando diretamente, vale a pena?


Se "manter" em que sentido?
Responder

11/08/2015

Alan Mario

Confesso que nunca pensei nisso!
Responder

11/08/2015

Mariana Carvalho

Mas daria para um profissional se "manter" com esse serviço? Perguntando diretamente, vale a pena?


Se "manter" em que sentido?


Em administrar, cuidar se os backups estão ok, as funções de um DBA, ou isso já oferecido por essas empresas?
Responder

11/08/2015

Ricardo

Mas daria para um profissional se "manter" com esse serviço? Perguntando diretamente, vale a pena?


Se "manter" em que sentido?


Em administrar, cuidar se os backups estão ok, as funções de um DBA, ou isso já oferecido por essas empresas?


Sim o profissional tem autonomia para fazer o que precisar, basicamente a diferença é que não está atuando diretamente em um servidor físico.

Tem empresas que oferecem gerenciamento, porém é voltado para questão de configurações do serviço, manutenção do equipamento e não fazer o seu trabalho ou fazer o que você precisa, por exemplo: você quer criar uma base de dados, sincronizar servidores, backup, ou seja, algo relacionado ao seu serviço, é por conta própria.
Responder

11/08/2015

Mariana Carvalho

Pensando bem poderia ser interessante serviços do tipo, mas não conheço bem esse ambiente, acho que até tentei ver o SQL Azure mas perdi tempo.
Responder

11/08/2015

Ricardo

Pensando bem poderia ser interessante serviços do tipo, mas não conheço bem esse ambiente, acho que até tentei ver o SQL Azure mas perdi tempo.


A grande questão para ser usar ou não serviços na nuvem é o fator custo. Não daria simplesmente para contratar, mas teria que avaliar se a sua necessidade exige tal tipo de estrutura, e se existe viabilidade ter ter uma estrutura física própria.

Vale lembrar a quem contrata serviços na nuvem que, assim como uma estrutura física exige contingência, o mesmo acontece para um ambiente na nuvem, ou seja, se optar por esse cenário o ideal é contratar mais de um servidor virtual. Sem falar na mão de obra que nem vai ter tanta diferença.
Responder

11/08/2015

Mariana Carvalho

É furada pensando por esse lado? esse que citei.
Responder

11/08/2015

Ricardo

Não, não é!

Mas ponto que tem que observar é que esse tipo de serviço, vai exigir segurança em dobro já que sua base de dados vai estar alocada em um local remoto. Por exemplo: em relação a backups, eu faço duas vezes por dia dos servidores, faço remoto entre servidores e faço para o meu servidor local.

Resumindo: Tenha em mente que tudo o que fizer é melhor fazer duas vezes para garantir a integridade da sua base de dados. E uma informação: A parte contratada nunca vai se responsabilizar pelos seus dados.
Responder

12/08/2015

Jothaz

Tudo gera custo!
Só o fato de se estar vivo e respirando esta "gastando" energia.

Só que o dinheiro usado em TI, principalmente em infra, deve ser considerado "investimento" e não gasto.
Sempre deva existir um plano de Risco mapeando as contingências e como mitigá-las.

Olha na empresa que atuo hoje temos 3 data centers (Brasil, EUA e Europa) e mesmo assim ainda acontece indisponibilidade.
São inúmeras causas de problemas, que vão de erro humano, atualizações indevidas, problemas nas aplicações, indisponibilidade dos provedores e etc.

Normalmente o que pode pesar na virtualização é que muitas empresas não querem seus dados na nuvem.
Só que não querem investir em um infra local profissional.
E claro a dependência dos link´s de dados. E não dá para usar o link residencial para esta serviço, tem que ser profissional e usar um link privado.
Responder

12/08/2015

Mariana Carvalho

Obrigada Ricardo, que bom que me respondeu, entendo pouco sobre serviços na nuvem.


Normalmente o que pode pesar na virtualização é que muitas empresas não querem seus dados na nuvem.
Só que não querem investir em um infra local profissional.


Para muitas empresas tecnologia não é investimento é gasto!
Responder

12/08/2015

Ricardo

Obrigada Ricardo, que bom que me respondeu, entendo pouco sobre serviços na nuvem.


Normalmente o que pode pesar na virtualização é que muitas empresas não querem seus dados na nuvem.
Só que não querem investir em um infra local profissional.


Para muitas empresas tecnologia não é investimento é gasto!


Disponha.
Responder

13/08/2015

Guilherme Dias

show!!!!
Responder

13/08/2015

Mariana Carvalho

Se tiver novidades posto aqui.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar