Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [Votos_Balanceados] => 0
            [id] => 527277
            [titulo] => Serviços de hospedagem, podemos confiar?
            [dataCadastro] => DateTime Object
                (
                    [date] => 2015-07-29 22:47:31
                    [timezone_type] => 3
                    [timezone] => America/Sao_Paulo
                )

            [isFirstPost] => -1
            [idUsuario] => 323571
            [status] => A
            [isExample] => 
            [NomeUsuario] => Marcelo Pastore
            [Apelido] => 
            [Foto] => 323571_20140806170701.jpg
            [Conteudo] => Exatamente isso que queria saber!
        )

)

Serviços de hospedagem, podemos confiar?

Fernanda Acacia
   - 10 jul 2015

Seguindo conselhos, abrir esse post para tirar duvidas e gerar questionamentos.

Citação:
Já vi uns dois posts relacionados a reclamação com os serviços de hospedagens, ai me vem a pergunta, os serviços por aqui prestados possuem alguma garantia?

Marcelo Pastore
   - 10 jul 2015

Pelas reclamações, poucas são as hospedagens confiáveis, é sempre aconselhavel o proprio profissional ter o backup de tudo.

Jothaz
   - 10 jul 2015


Citação:
Seguindo conselhos, abrir esse post para tirar duvidas e gerar questionamentos.

Citação:
Já vi uns dois posts relacionados a reclamação com os serviços de hospedagens, ai me vem a pergunta, os serviços por aqui prestados possuem alguma garantia?


Dos grátis não tenha expectativas, pois podem simplesmente cortar o fornecimento do serviços e já era. E normalmente o serviço deixa a desejar.

Dos pagos ainda pode-se ter alguma expectativa, mas sempre tenha um plano para mitigar qualquer contingência.
Afinal qualquer infra de TI esta fadada a ter problemas, desde erro humano, a vírus, ataques Hackers ou pane na estrutura.
A ideia é sempre manter o ambiente replicado de preferência em locais distintos, assim você garante a disponibilidade.
Inclusive redundância do link de dados.
Agora tudo isto gera custos e são soluções corporativas.

Para pequenas empresas o melhor é deixar bem claro para o seu cliente, de preferência por escrito em contrato, de que você não responsável por manter backup de dados.
Depois que entregou o projeto quem deve manter é o cliente.

Para os pobres mortais, mantenha backup´s (locais, nuvens e hd´s externos), inclusive da base de dados.

Fernanda Acacia
   - 10 jul 2015

Só aqui vi uns dois ou três posts reclamando, ou seja, empresas que deixam os cliente praticamente sozinhos.

Fabio Santos
   - 10 jul 2015

O profissional deve pesquisar bastante, não somente preços, mas opiniões.

Fernanda Acacia
   - 11 jul 2015


Citação:
O profissional deve pesquisar bastante, não somente preços, mas opiniões.


Uma preocupação a mais para o profissional!

Nathan Aguiar
|
MVP
Pontos: 1005
    11 jul 2015

No meu caso o meu seviço era de hospedagem profissional, sequer fui contactado que os sites tinham caido, eu um dia por acaso fui entrar para fazer uns testes no site e percebi que os dois tinham caido, pois ai que percebi que estavam offline.

Nunca confie em um serviço de hospedagem, por melhor que seja.

Fernanda Acacia
   - 11 jul 2015

Desculpa Jothaz não citei o que escreveu, bom é exatamente o caminho a seguir e tentar no maximo cumprir algumas exigencias, deixar tudo guardado, até as pequenas modificações.

Fernanda Acacia
   - 11 jul 2015


Citação:
No meu caso o meu seviço era de hospedagem profissional, sequer fui contactado que os sites tinham caido, eu um dia por acaso fui entrar para fazer uns testes no site e percebi que os dois tinham caido, pois ai que percebi que estavam offline.

Nunca confie em um serviço de hospedagem, por melhor que seja.


Você faz backup frequentemente então?

Marcelo Pastore
   - 11 jul 2015

Nathan, teve problemas com quantas empresas de hospedagem?

Nathan Aguiar
|
MVP
Pontos: 1005
    11 jul 2015

Marcelo, eu já tive problema com 3 empresas até hoje, 2 por terem perdido TUDO e 1 por ter perdido o DB, tanto que no outro tópico eu relato sobre a perda de tudo no servidor que eu usava para hospedar um site pessoal e outro empresarial, ainda bem que eu tinha backup...

Fernanda, sim, frenquentemente, dependendo da utilização... No caso da aplicação empresarial eu fazia backup Segunda, Quarta e Sexta e deixava sábado e domingo acumulando para o backup da Segunda pois sabia que não haveria dados novos.

Jothaz
   - 11 jul 2015


Citação:
Marcelo, eu já tive problema com 3 empresas até hoje, 2 por terem perdido TUDO e 1 por ter perdido o DB, tanto que no outro tópico eu relato sobre a perda de tudo no servidor que eu usava para hospedar um site pessoal e outro empresarial, ainda bem que eu tinha backup...

Fernanda, sim, frenquentemente, dependendo da utilização... No caso da aplicação empresarial eu fazia backup Segunda, Quarta e Sexta e deixava sábado e domingo acumulando para o backup da Segunda pois sabia que não haveria dados novos.


Perder os dados é um problemão, mas ainda pior é perder a credibilidade, afinal como prestador de serviços é o que nos define.

Para a maioria das empresas que conheço um caso como este eles romperiam o contrato com você na hora sem dó nem piedade.
Afinal quando se terceiriza algum serviço você quer excelência e por mais que você ache que não seja sua culpar, a culpa é sua.
E fora o prejuízo financeiro e da imagem que pode causar a empresa.

Marcelo Pastore
   - 11 jul 2015

Lamentavel, mais do que isso até, não existe nada a respeito juridicamente? Pagar por um serviço sem garantias, é mesmo que dar dinheiro para "nada", mas Marcelo, a hospedagem funciona e tudo mais...é meu amigo, serviço porco é o que posso dizer, pelo visto assim fica facil demais, eu tenho uma empresa de hospedagem e não garanto NADA!!!

me desculpem...

Fernanda Acacia
   - 11 jul 2015

Nathan, que azar hein, realmente uma prova que devemos ter um plano B, C, D...Z e por nossa conta!

Nathan Aguiar
|
MVP
Pontos: 1005
    11 jul 2015

Aham, nem me fala, o que me salva é que meus PCs eles ficam fazendo sempre backup e consegui rodar no meu servidor e redirecionar o dominio para a maquina enquanto eu procuro uma nova hospedagem....

Marcelo Pastore
   - 12 jul 2015

Um trabalho que poderia ser poupado, mas é assim mesmo, sempre com um pé atrás!

Nathan Aguiar
|
MVP
Pontos: 1005
    12 jul 2015

Acredito que na TI como um todo, não se pode confiar em absolutamente ninguem.

Marcelo Pastore
   - 12 jul 2015

Geralmente esses problemas com os servidores de hospedagem são ataques?

Nathan Aguiar
|
MVP
Pontos: 1005
    12 jul 2015

Comigo, só aconteceram problemas ocasionados com segundo os administradores desses servidores: "O Datacenter pegou fogo", "O DataCenter perdeu os HD's", em suma tudo relacionado ao datacenter, nunca foi me relatado ataque.... mas sim problemas fisicos

Marcelo Pastore
   - 12 jul 2015

Problemas esses que na minha visão podem ser evitados, politicas de segurança servem para isso, mas só querem abrir um CNPJ e lucrar.

Fernanda Acacia
   - 12 jul 2015

T.I é assim mas não deveria, cada area deveria ser extremamente responsavel, isso é comum por que permitem e não existem meios para inibir esse tipo de situação, como Jothaz falou, quem se queima é o profissional por uma culpa que não é dele.