Serviços de hospedagem, podemos confiar?

10/07/2015

0

Seguindo conselhos, abrir esse post para tirar duvidas e gerar questionamentos.

Já vi uns dois posts relacionados a reclamação com os serviços de hospedagens, ai me vem a pergunta, os serviços por aqui prestados possuem alguma garantia?
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

Responder

Posts

12/07/2015

Nathan Aguiar

Acredito que na TI como um todo, não se pode confiar em absolutamente ninguem.
Responder

12/07/2015

Marcelo Pastore

Geralmente esses problemas com os servidores de hospedagem são ataques?
Responder

12/07/2015

Nathan Aguiar

Comigo, só aconteceram problemas ocasionados com segundo os administradores desses servidores: "O Datacenter pegou fogo", "O DataCenter perdeu os HD's", em suma tudo relacionado ao datacenter, nunca foi me relatado ataque.... mas sim problemas fisicos
Responder

12/07/2015

Marcelo Pastore

Problemas esses que na minha visão podem ser evitados, politicas de segurança servem para isso, mas só querem abrir um CNPJ e lucrar.
Responder

12/07/2015

Fernanda Acacia

T.I é assim mas não deveria, cada area deveria ser extremamente responsavel, isso é comum por que permitem e não existem meios para inibir esse tipo de situação, como Jothaz falou, quem se queima é o profissional por uma culpa que não é dele.
Responder

12/07/2015

Marcelo Pastore

T.I é assim mas não deveria, cada area deveria ser extremamente responsavel, isso é comum por que permitem e não existem meios para inibir esse tipo de situação, como Jothaz falou, quem se queima é o profissional por uma culpa que não é dele.


Pode algo que se instalou por aqui, no Brasil, será que empresas estrangeiras são assim?
Responder

12/07/2015

Nathan Aguiar

Cara, se é só aqui no Brasil eu não sei, só sei que as coisas por aqui são precárias.
Responder

12/07/2015

Jothaz

T.I é assim mas não deveria, cada area deveria ser extremamente responsavel, isso é comum por que permitem e não existem meios para inibir esse tipo de situação, como Jothaz falou, quem se queima é o profissional por uma culpa que não é dele.
T.I é assim mas não deveria, cada area deveria ser extremamente responsavel, isso é comum por que permitem e não existem meios para inibir esse tipo de situação, como Jothaz falou, quem se queima é o profissional por uma culpa que não é dele.


Pode algo que se instalou por aqui, no Brasil, será que empresas estrangeiras são assim?
Cara, se é só aqui no Brasil eu não sei, só sei que as coisas por aqui são precárias.


Nem sempre o problema é só incompetência ou desleixo, realmente o ambiente de infra esta propenso a sofrer todo o tipo de problemas.

Estou trabalhando em um empresa de grade porte que esta em mais de 40 países e tem mais de 200.000 funcionários diretos e terceirizados. Neste caso temos 3 data centers distribuídos com uma solução para replicar tudo neles.
Estes 3 data centers estão distribuídos no Brasil, EUA e Europa e funciona 24/7 com links privados e redundantes. Só com link de dados são gasto uns 5 milhões por mês.
Fora que temos uma equipe enorme só para monitorar a infra, banco de dados e rede.
E mesmo assim tivemos um problema de infra que parou toda a empresa.

Por mais profissional e robusta que seja a estrutura tudo pode sofrer pane por vários motivos.
Vírus, ataques DOS, erro humano e pane mau funcionamento de hardware.

Então nada é 100%. O melhor é criar os sistemas e deixar por conta do cliente a parte de infra, pois assim você se libera e uma responsabilidade.

Sem falar que, isso vale para médias e grandes empresas, normalmente quando se faz um contrato tem clausulas de "glosa", que são descontos ou indenizações ao cliente no caso de você que presta o serviço não executar o serviço completamente ou der prejuízo ao seu cliente.

O Nathan deve agradecer muito ao cliente dele por ter continuado como cliente, coisa que a maioria não faria, nem cobrou nem tipo de "glosa".
Responder

13/07/2015

Fernanda Acacia

Nesse exemplo que citou Jothaz, da empresa, realmente ter o controle absoluto realmente é complicado, hardware, software e principalmente pessoas.
Uma pergunta, o que é "glosa"?
Responder

13/07/2015

Jothaz

Basicamente é um desconto no valor a ser pago na prestação de um serviço.
É o seguinte você ser propõe a prestar um serviço a uma empresa e não cumpre plenamente o que se propôs a fazer, então no pagamento é descontado um valor em dinheiro do que iria ser pago a você.
Por exemplo sua empresa vai prestar um serviço de Outsourcing com vários profissionais além do equipamento, só que a equipe vai trabalhar em um prédio do cliente e usar equipamentos (infra) do cliente. Então mensalmente é feita uma "glosa" (desconto) no pagamento de sua fatura pelo uso do equipamento que deveria ser disponibilizado por usa empresa.
Isto poder ser feito quando você se propõe a prestar um serviço 24/7 e não consegue, as horas paradas são descontadas.

Outra coisa que pode acontecer é um desconto por prejuízos causados ao seu cliente. Imagina um Almoxarifado que envia materiais para obras. Se o sistema ou infra para e ele não pode enviar os materiais tem vários prejuízos: os caminhões parados e cobrando, os operários parados (pois pode não materiais para trabalhar), atraso nos cronogramas (as vezes tem multas por atrasos) e por ai vai.

Normalmente tudo isto é definido em contrato e de acordo como o departamento jurídico.
Responder

13/07/2015

Fernanda Acacia

Vivendo e aprendendo, nunca tinha ouvido falar do termo. :-)
Responder

13/07/2015

Marcelo Pastore

Cara, se é só aqui no Brasil eu não sei, só sei que as coisas por aqui são precárias.


Noto isso, quando serviço é bom é caro!
Responder

13/07/2015

Fabio Santos

Como fazemos o backup de um site feito com CMS?
Responder

14/07/2015

Paulo Freire

Eu tenho algumas aplicação em MVC5 no http://www.smarterasp.net/, são aplicações de pesos médios, fazem mais de um ano que ainda não tive problemas.
Responder

14/07/2015

Marcelo Pastore

Mas mesmo assim faz o backup dele, do banco???
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar