Servidor de Contingência - Mirroring

19/10/2016

0

Bom dia pessoal,

Inicialmente gostaria de me apresentar, meu nome é Ellington Brambila, 27 anos, morador da cidade de Mafra SC / Rio Negro PR - cidades vizinhas - (Aproximadamente a 100 km de Curitiba PR e Joinville SC), sou apaixonado pelas diversas áreas de TI desde criança e trabalho na área já fazem 10 anos, iniciando com suporte técnico, infra-estrutura e atualmente trabalhando há 3 anos com desenvolvimento Web, Java e administração de banco de dados SQL Server com foco em arrecadação de concessionárias de pedágio.

Me tornei MVP aqui na DevMedia a pouco tempo e estou lendo todos os materiais que eu consigo em meu tempo livre e pretendo realizar os cursos.
Escuto o podcast da DatabaseCast e fiquei conhecendo a DevMedia por citação da SQL Magazine, simplesmente é o site com o melhor conteúdo profissional que eu já vi na internet, simplesmente incrível e pretendo participar sempre que possível com o que for possível!

Como é a realidade das diversas empresas, possuímos uma certa dificuldade com investimento na área, mesmo quando se falando em banco de dados, onde atualmente não possuímos uma contingência, projeto o qual estou recentemente iniciando frente ao crescimento de nossa estrutura e pela criticidade que consegui comprovar para a nossa diretoria.
Sendo assim, gostaria de trocar uma idéia com os profissionais aqui da DevMedia que já atuam na área e possuem muita experiência, pois atualmente possuímos uma estrutura de 5 servidores de nível 2 (2 bases 20GB - SQL Server 2005 / cada), 2 servidores (1 Base 70GB - SQL Server 2005 / cada), 1 servidor (Imagens) de nível 3, 1 servidor em nível 3 (1 Base 70GB - Oracle), ambos trabalhando com Windows Server 2008 R2 e virtualização Citrix Xen Server 6.5, os quais inicialmente estou com a idéia de adquirir um servidor Dell com aproximadamente 2 CPUs de 10 cores e 128 GB RAM para estar trabalhando com mirroring de todas as bases de dados SQL Server em uma única VM e do Oracle em outra VM e backup de imagens em uma VM dedicata também. O restante do desempenho e armazenamento do servidor irei deixar algumas máquinas pré-instaladas para em caso de necessidade de subir serviços críticos em casos críticos de falha de comunicação com o nosso Data Center.

Gostaria de saber a opinião de vocês, alguma recomendação com relação a servidor, ou dimensionamento de CPU e memória para cada VM, discos recomendados para tais finalidades (SATA vs. SAS levando em consideração o custo benefício), se é recomendável habilitar o mirroring de várias bases de dados de vários servidores em um único servidor com uma única instância ou sé é mais recomendável separar em VMs e/ou instalações/instâncias diferentes, pois não tenho experiência nessa questão de mirroring para saber qual é o impacto, etc...

Com relação a licenciamento SQL Server, andei pesquisando que em casos de mirroring, não é necessário aquisição de licenças adicionais caso só exista uma única em produção, porém não sei como é o caso da Oracle.

Vocês poderiam me dar algumas dicas e/ou recomendações para tal?

Agradeço desde já a atenção e apoio de todos.

Abraços.
Ellington

Ellington

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar