Silverlight-enabled WCF Service - Domain Service Class

06/04/2011

0

Amigos, bom dia!

Estou com algumas dúvidas sobre arquitetura/templates/metodologias/!?!?! Em projetos Silverlight. Imaginem um cenário onde tenho que trafegar o mínimo de informações possíveis entre o Cliente e o Servidor, ou seja, num cadastro de cliente que possui relacionamentos com diversas tabelas (empresa, endereço, remo de atividade,  usuário, etc.), na Grid onde o usuário (lado Cliente) irá fazer uma consulta deve apenas trafegar dados básicos, como o nome e o CNPJ desse cliente por exemplo. Qual a melhor forma de fazer esse serviço (continuem lendo). Eu fiz dois “tipos” de testes: 1)      Utilizando o template “Silverlight-enabled WCF Service” (pelo que eu entendi não é WCF Ria services),  o qual eu só consigo consumir  os serviços através de Web Reference no lado Cliente (projeto silverlight). Neste modelo sempre que uma alteração é feita nos serviços (Projeto Web) é necessário atualizar as referências do WebService (Projeto Silverlight) (O tempo para atualizar aumenta muito com o aumento dos serviços). Para trafegar somente as informações que eu necessitava utilizei classes de transporte (DTO) – Não sei se é a forma mais correta. 2)      Utilizando Domain Service Class (pelo que entendi esse usa/é/suporta/!?!? Ria Service), neste caso eu consigo consumir os serviços sem referenciar um Web Reference, pois o mesmo gera os “serviços” no meu projeto Cliente (projeto Silverlight), neste modelo não cheguei a testar as classes DTOs, e também não sei se vou conseguir usar Data Sources dessas classes (Vale a pena usar Data Sources? Aumenta muito o desenvolvimento de telas, binding, etc). - Qual a diferenças entre os dois templates? - Existe alguma forma de trafegar informações entre o Cliente e o Servidor, onde eu possa especificar quais campos da minha tabela eu quero, sem a necessidade de criar uma classe de transporte?   Desculpe o texto e minha ignorância, se surgir alguma dúvida sobre o que escrevi é só perguntar.
Marcos Bernardelli

Marcos Bernardelli

Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar