Sistema De Acesso A internet Com PHP

07/04/2015

0

Olá Pessoal.
Sou iniciante em PHP, até desenvolvo algumas aplicações bem interessantes, mas ainda tenho muito que aprender. Assim sendo estou com uma duvida com relação ao sistema de acesso a internet.

Tendo o seguinte Senário: Eu tenho Uma Conexão com a internet e tenho um sinal WiFi liberado. Logo Eu pretendo controlar os acessos da conexão com internet através de um sistema de login e senha.

Ou seja O cara que quiser usar a minha internet deverá está logado para isso.
Não quero todo o script, mas queria uma dica de por onde devo começar.
Estou pesquisando muito no Google o assunto, mas se algum de vocês puderem me ajudar serei eternamente grato.
Marcelo Santos

Marcelo Santos

Responder

Post mais votado

10/04/2015

Amigo, o que você precisa já tem pronto, não precisa digitar uma linha de código. Pelo que entendi, vc quer autenticar usuários na wi-fi, e depois de autenticados, liberar acesso á internet. Pra isso, tem várias distribuições linux pra fazer o que vc quer, chama-se hotspot. Tem mikrotik, pfsense, endianfw, unifi da ubiquiti. Se quiser mais informações, me manda email: unijic@gmail.com

Eder Pereira

Eder Pereira
Responder

Mais Posts

09/04/2015

Marcos P

Precisando, estamos por aqui...
Responder

09/04/2015

Marisiana Battistella

Por nada Marcelo!
Que Deus te abençoe também!
Responder

13/04/2015

Marisiana Battistella

Eder, dessas soluções que mencionastes, qual delas você recomendaria?
Responder

13/04/2015

Eder Pereira

Depende da estrutura. Quantos roteadores wi-fi vai ter? Quantos acessos simultâneos?
Responder

13/04/2015

Marisiana Battistella

Cite um exemplo para uma quantidade X de roteadores com um número Y de acessos simultâneos.
Responder

14/04/2015

Eder Pereira

Marisiana;

Dentre as soluções, começamos pelas mais simples: Colocamos access points espalhados pela empresa, aí, quem controla poderá ser o pfsense. Nesse caso, esta é uma solução de baixo custo, e também não teremos muita performance aqui. Esta solução, pode atender vários clientes conectados, creio que até 50 ou 100. Mas esta limitação não é por causa do pfsense, e sim dos access points, pois eles têm que se preocupar em conectar os clientes, bem como autenticá-los, etc, etc, e isso consome processamento dos AP's. No máximo 8 ou 10 clientes conectados por AP, isso dependendo da marca, mais que isso, vai ficar muito lento. Óbvio que estou falando aqui daqueles aps de uso doméstico, como tp-link, dlink, e por aí vai. Outra coisa, estes aps ficam isolados uns dos outros, ou seja, não sabem que os outros existem, então não haverá roaming entre eles (não de forma transparente).

Uma solução mediana, com baixo custo e bom benefício, seria a adoção dos aparelhos da ubiquiti, eles têm a linha chamada unifi. São Access points que nada mais são, do que simples antenas 'burras', onde todo o serviço pesado fica por conta de uma controladora; este conceito também é conhecido como SDN (software define network), entretanto, só se fala de SDN para switches, mas a idéia é a mesma para wireless, porém, o SDN vai além, e quer deixar isso aberto, não proprietário como as empresas vêm fazendo na wireless. Para mais informações, sugiro dar uma olhada na palestra do Samuel Henrique Bucke Brito na campus party deste ano, ele fala muito bem sobre isso. Então, esta solução, creio eu, que atende tranquilamente 200, ou até 300 clientes conectados, mas lembre-se, no máximo 20 clientes simultâneos por ap, pra não ficar lento. Você irá instalar os aps, e com o unifi controler, que é um software de gerenciamento, você cria as configurações e elas são replicadas para os aps automaticamentes. Aí você cria vouchers, para os usuários logarem na wireless. Aqui, as possibilidades aumentam, você pode ter mais de um SSID, cada SSID vinculado à uma vlan diferente da sua rede, segmentando o tráfego; para deixar mais exemplificado, você poderia ter um SSID para visitantes, e estes não têm acesso à rede interna, só à internet; um segundo SSID seria para os funcionários, e este último teria acesso à internet e rede interna, e por aí vai.

Creio que uma solução top de linha, seria usar equipamentos CISCO, Ruckus, etc. Aí o nível muda, mas basicamente a idéia é a mesma do unifi, claro, com muito mais performance, estabilidade. Eles têm um appliance que atua como controler, sendo assim, os aps são o que chamamos de LAP's (Lightweight acceps points), que são AP's leves, eles têm funcionalidades básicas de encaminhamento de dados, sendo assim, a parte inteligente fica por conta do appliance, que é o que chamamos de WLC (Wireless Lan Controler), que é um hardware+software dedicado para este fim, sendo assim, independente do tamanho do ambiente, da quantidade de controladoras, será controlado por um WLC. Este appliance é como se fosse um pequeno servidor, você monta ele em rack e a partir daí faz as devidas configurações. Na faculdade, eles usam uma solução da Enterasys, funciona bem, mas quando passa de 30 clientes conectados por AP, a performance cai muito, dizem que os da CISCO são muito bons (e caros).

A mikrotik atua neste segmento também, há quem diga que ela é comparada com cisco, não sei se chega a tanto. O que posso te dizer, já trabalhei com mikrotik, funciona bem. Eles têm as router boards, que são as placas para roteamento com um kernel otimizado para estes serviços de rede (roteamento, BGP, OSPF, RIP, load balance, etc...). Naturalmente, eles têm a função wireless, onde você cria as contas de usuários, e define quantidade de tempo liberado para cada usuário, quantidade de banda garantida, dentre outras coisas, é uma solução muito boa também, eu diria que é uma solução que se encontra entre o unifi da ubiquiti e a cisco.

Resumindo: se seu ambiente é pequeno, podes tentar algo com o pfSense ou Ubiquiti; mas se este ambiente tem a possibilidade de crescimento, então pense em algo escalável como Ubiquiti, Mikrotik ou algo mais high end, como cisco, enterasys, ruckus. O que você precisa ter claro, é quais controles quer ter, quantos clientes simultâneos, e a partir daí, começar a montar um projeto.

Enfim, espero ter ajudado de alguma forma;


Eder
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar