SISTEMA DE GESTÃO PARA ROTEADORES MIKROTIK

13/03/2016

0

Galera, preciso desenvolver um sistema de gestão para roteadores mikrotik (muito utilizados em provedores de internet e com uma gama de recursos).


Alguém aqui já encarou algum projeto desse tipo que possa me dar alguma dica? Não achei nada na internet acerca de criar uma interface própria para estes roteadores.


Se alguém puder me ajudar, ficarei grato.











Valeu!
Nilton Braz

Nilton Braz

Responder

Post mais votado

13/03/2016

Boa noite Roniere,

O envolvimento de tantas áreas, é pelo fato do projeto envolver o desenvolvimento de uma interface (em php), com um banco de dados ( em mysql), para um equipamento que controla a infraestrutura de uma rede empresarial, com proxy, dns, dhcp e filtro de conteúdo web (firewall).

Trata-se de um projeto o qual estou envolvido no momento e tem grande viabilidade econômica e de tempo, para os profissionais que trabalham na infraestrutura e com um "casamento" na área de DEV, as possibilidades são infinitas.

Daqui sairá um projeto que se tornará material para um artigo e será postado aqui mesmo com código aberto para qualquer um poder estudar, melhorar e implantar em seus ambientes de trabalho.


Atenciosamente,

Nilton Braz

Nilton Braz
Responder

Mais Posts

13/03/2016

Roniere Almeida

Boa noite Nilton! Por que o envolvimento de tantas áreas diferentes no post?
Responder

13/03/2016

Marcio Araujo

MIKROTIK, já ouvi falar, é para internet a radio?
Responder

13/03/2016

Roniere Almeida

Aguardando sair esse artigo, obrigado por esclarecer!
Responder

13/03/2016

Nilton Braz

MIKROTIK, já ouvi falar, é para internet a radio?


Marcio,

No caso eles são utilizados em provedores e redes ponto a ponto. São aqueles roteadores que a gente só ve quando abre o prompt de comando e dá um tracert IP.. ;D
Responder

13/03/2016

Carlos Alexandrino

MIKROTIK, já ouvi falar, é para internet a radio?


Marcio,

No caso eles são utilizados em provedores e redes ponto a ponto. São aqueles roteadores que a gente só ve quando abre o prompt de comando e dá um tracert IP.. ;D


Nilton,

Passa a ref. dos equipamentos e sistemas que vc está utilizando pra fzer os testes.. Vlw!
Responder

14/03/2016

Nilton Braz

MIKROTIK, já ouvi falar, é para internet a radio?


Marcio,

No caso eles são utilizados em provedores e redes ponto a ponto. São aqueles roteadores que a gente só ve quando abre o prompt de comando e dá um tracert IP.. ;D


Nilton,

Passa a ref. dos equipamentos e sistemas que vc está utilizando pra fzer os testes.. Vlw!



No caso estou utilizando um RotuterBoard Mikrotik Hex Lite e um roteador sem fio comum.

Eles estão ligados em rede assim:

--------------------- ----------------- ---------------------
| Roteador wifi ||------------->| Mikrotik |-----------------> | NOTEBOOK |
--------------------- ---------------- --------------------
Responder

14/03/2016

Nilton Braz

O sistema gestor de Mikrotiks deverá ter as seguintes funcionalidades:


Configurador automatico de Mikrotik que facilita a configuração
Configurar sevidor PPPoE, Hotspot, IP-MAC e Proxy
Configurar balanceamento de varios Links
Configurar distribuição de link
Ativar de desativar distribuição de links
Configurar cache paralelo Thunder, Speedr e etc
Filtro de conteudo definido por palavra, extenção de arquivo, ip, grupo, faixa de ip, dias da semana e horario do dia.
Bloqueio de tudo e fazer liberação de sites por palavra, host, ou ip
Cadastro de cliente simples e completo
Cadastro de planos e velocidades
Listar clientes online PPPoE e Hotspot
Bloqueio e desbloqueio de clientes automaticamente de acordo com o status financeiro do cliente
Amarra ip-mac
Autenticação PPPOE
Autenticação Hotspot
Autenticação IP-MAC
Configurar telas de aviso e bloqueio
Status do servidor em tempo real da memoria, consumo de banda, processamento, espaço disponivel e etc
Efetuar ping nos clientes e obter a latencia
Acessar o radio do cliente de qualquer lugar
Desconectar cliente online em Hotspot ou PPPoE
Editar tela de Hotspot diretamente online
Backup do mikrotik por e-mail
Cadastro automatico de cliente
Area do cliente
Redirecionamento de portas para DVR e outros
Definir quantos dias o cliente sera bloqueado apos inadimplencia
Editar telas de avisos e bloqueios
Sinscronizar clientes mantendo os dados em ambos servidores online e local atualizados
Gerenciar varios servidores ao mesmo tempo em um so lugar
Localizar cliente em tempo real por nome, sobrenome, login, plano, serviço, vencimento, ip, mac e status
Mapa da rede (breve)
Mapa dos clientes (breve)
limite de 250 clientes
Enviar SMS
Receber SMS
Agendar envio para um grupo
Cadastro de contatos
Cadastro de grupos
Importar contatos do excel
Exporta contatos para excel
Criar pacotes para envio de sms definindo quantidade e validade dos SMS
Cadastro de palavras chave definida por horario ou intervalo
Ativar ou desativar palavras chave existente
Importar palavra chave do excel
Criar enquete
Chat em forma de mural
Sortear participante da enquete
Cadastro de lembretes e receber os lembres por SMS no celular
Relatorios de SMS enviado por usuario
Relatorio de todos SMS enviado
Relatorio de SMS recebidos
Receber SMS do sistema em outro numero de celular (breve)
Sortear participante da enquete e o sorteado receber um SMS lhe informando (breve)
limite de 5000 contato
Resumo financeiro por data mostra saldo, cobranças a vencer, inadimplência, boletos pago, despesa e receita
Gerar boletos para qualquer cliente
Gerar carnê para qualquer cliente
Emitir recibos avulso
Cadastro de contas
Cadastro de receita/entrada
Cadastro de despesa/saida
Cadastro de categoria e subcategoria para despesa e receita
Relatorio de despesa e receita por periodo
Cadastro de banco para emitir boleto
Graficos comparativo
Demonstrativo financeiro dos boletos pagos direto no banco utilizando a conta bylltec
Trancferencia de de valores para conta poupança ou corrente
Extrato de tranferencia
Busca por nome, numero do documento ou id do cliente
Cadastro de fornecedores
Efetuar checkin do hospede fornecendo login e senha para acesso a internet
Efetuar checkout do login do hospede cancelando o acesso a internet
Relatorio de utilização
Criar perfil de velocidades
Cadastro de UH
Determinar horario de saida do hospede e finalizar acesso
Responder

14/03/2016

Nilton Braz

Descobri que existe uma classe entre a interface de gerenciamento e o equipamento. Trata-se de uma classe chamada:

<b>routeros_api.class.php




Existe uma API que permite aos usuários criar soluções de software personalizadas para se comunicar com RouterOS para reunir informações, ajuste de configuração e gerenciar roteadores.

API segue de perto a sintaxe da linha de comando de interface (CLI). Ele pode ser usado para criar ferramentas traduzidas ou de configuração personalizada para ajudar na facilidade de uso em execução e gerenciamento de roteadores com RouterOS.
Responder

14/03/2016

Marcio Araujo

Entendi um pouco, mas real finalidade não, mas deixe, acho que foge um pouco da minha área de estudo.
Responder

14/03/2016

Nilton Braz

Entendi um pouco, mas real finalidade não, mas deixe, acho que foge um pouco da minha área de estudo.


Marcio,


Encontrei um sistema que é exatamente o que eu estou buscando:



Sistema operacional MK-AUTH
MK-AUTH é uma distro linux com servidor radius, banco de dados mariadb, servidor web, cliente ssh, cliente dropbox e varios outros recursos já instalados e pronto para ser usados no controle de provedores de internet que usam o HotSpot ou PPPoE do MikroTik para controle de acesso de seus clientes, assim conta com um sistema totalmente baseado em plataforma Web com vários recursos para administração do seu provedor e de seus clientes.
O sistema possui emissão de boletos, nota fiscal eletronica modelo 21, relatorio xml do sici, contratos automaticos e recibos de pagamento.
Boletos suportados: Banco do Brasil, Bradesco, CEF, HSBC, Banco do Nordeste, Itau, Nossa Caixa, Real, Banestes, Bancoob, Santander, Sicoob, Basa, Sicredi, Banese, Banrisul e BRB e BESC.
Possui tambem integração com o gateway de pagamento FORTUNUS.
Central do assinante com serviços para seus clientes, com Help Desk e ferramentas para suporte, entenda sua fatura, alteração de dados, alteração de senhas de acesso, disco virtual, velocimetro e segunda via de boletos e download de carnê em PDF.
Suporte via WEB no fórum do MK-AUTH no site: www.mk-auth.com.br, sistema de fácil instalação em menos 10 minutos o sistema já esta instalado e pronto para usar, com todos os módulos já instalados e configurados.
Controla quantos Mikrotik você desejar e você pode ver seus clientes conectados e tem relatórios completos de conexão dos mesmos por data ou cliente e mudar a velocidade do cliente sozinho de acordo com o trafego mensal atual.
Atenção, para evitar constrangimentos peço que instale o sistema e teste bem o mesmo antes de comprar um serial para registro, o sistema antes do registro esta limitado ao cadastro de 5 (cinco) clientes, depois de registrado fica com o cadastro de cliente sem limites.
A licença do sistema é para um HardDisk é intransferível é pode ser cancelada caso haja alguma irregularidade com respeito a sua limitação.
Mais se for preciso e desejar contratar um profissional para fazer a configuração de seu servidor MK-AUTH, clique aqui e veja os mestres no sistema disponiveis em seu estado.
Atençao, ao instalar o mk-auth voce concorda que leu e aceitou esse contrato de uso:
www.mk-auth.com.br/page/contrato-de-licenca-para-1


LINK: http://mk-auth.com.br/page/mkauth-1
Responder

14/03/2016

Marcio Araujo

Vai fazer baseando-se nele?
Responder

14/03/2016

Nilton Braz

Vai fazer baseando-se nele?


Na verdade eu estava pensando em algo que eu pudesse desenvolver em php e comunicasse diretamente com o roteador.
Nesse caso, esse projeto é ainda maior, pois envolve a compilação de um kernel linux para trabalhar com o roteador e o sistema em php de gestão da rede.


Trocando em miúdos, o mk-auth é um projeto mais complexo...

Porém nos trará mais aprendizado em termos de programação, sistemas operacionais, bancos de dados e redes ...


Abraço!
Responder

20/06/2016

Bruno Santos

Olá, eu sou gerenciador de um provedor de internet, também estou trabalhando em Delphi XE8, estou procurando um package ou um meio de fazer comunicação com o Sistema Mikrotik, já sei uma base de redes, você conseguiu achar algum?
Na verdade eu estava pensando em algo que eu pudesse desenvolver em php e comunicasse diretamente com o roteador.
Nesse caso, esse projeto é ainda maior, pois envolve a compilação de um kernel linux para trabalhar com o roteador e o sistema em php de gestão da rede.


Trocando em miúdos, o mk-auth é um projeto mais complexo...

Porém nos trará mais aprendizado em termos de programação, sistemas operacionais, bancos de dados e redes ...


Abraço!
Responder

21/06/2016

Wellington Silva

Parece bem interessante, tenho interesse em participar do desenvolvimento. segue algumas referencias.
[url]http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:API[/url]
[url]https://github.com/BenMenking/routeros-api[/url]
Responder

22/06/2016

Bruno Santos

Parece bem interessante, tenho interesse em participar do desenvolvimento. segue algumas referencias.
[url]http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual:API[/url]
[url]https://github.com/BenMenking/routeros-api[/url]

Se possível passar algum tipo de contato, para desenvolvermos o sistema, ou tentar aprimorar algum. Eu achei um componente no delphi, chamado IdTelnet. Abra o cmd como administrador e digite 'telnet', depois digite 'o <ipDoSeuMikrotik> <portaTelnetNoMikrotik>', irá pedir o login do mikrotik depois de conectado. Como eu disse, há esse componente do delphi, porém ainda não consegui usa-lo corretamente. Além disso encontrei umas duas fontes ensinando como usar a API do MIKROTIK no Delphi pela própria empresa, mas está em inglês, podemos traduzi-la.
http://wiki.mikrotik.com/wiki/API_Delphi
http://wiki.mikrotik.com/wiki/API_Delphi_Client
Se você conseguir, favor informar. :)





Bruno Vinicius.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar