Sistema seleção de Aluno

17/02/2016

0

PHP

Olá pessoal.

Precisando mais de opinião do que ajuda em si, tenho a ideia de tentar desenvolver um sistema de seleção de alunos por nota escolar. Esse sistema basicamente receberia um cadastro dos alunos, onde seria informado as notas ou conceitos e o sistema faria uma classificação de alunos.
Mas ai vem a dúvida, será que o PHP realmente conseguiria suprir essa necessidade? Qual a opinião de vocês? Levando em consideração que seria uma GRANDE quantidade de informações, um grande tráfego de informações durante o período de inscrição, o tempo que eu tenho para desenvolver é pouco e seria apenas eu desenvolvendo.
Por favor me ajudem a listar algumas vantagens do PHP frente ao Java para que eu possa tentar convencer os outros a usar PHP.
Desde já grata.
Kamila Karin

Kamila Karin

Responder

Post mais votado

17/02/2016

Para ajudá-la é preciso:

1-Uma descrição mais detalhada do escopo.

2-O que seria GRANDE quantidade de informações? Teria com quantificar?

3-Qual a estimativa de acessos concorrentes: dezenas, centenas ou Milhares?

4-Qual banco de dados?

5-Qual tecnologia você tem mais domínio PHP ou Java?

Eu particularmente não sou fã do PHP, prefiro Java ou .Net, mas não podemos negar que o PHP é robusto e mais simples de se usar que o Java. E dependendo de como você implementa pode distribuir a carga de trabalho como seu banco de dados.

Então você é que tem de decidir-se por qual tecnologia utilizar, pois você é que seus pontos fortes e fracos.

Jothaz

Jothaz
Responder

Mais Posts

17/02/2016

Kamila Karin

Boa tarde Jothaz, uma estimativa do que posso responder.

O que seria GRANDE quantidade de informações? Teria com quantificar?


Uma escola com mais ou menos 20 salas de aulas, funcionando de manha, tarde e noite(40 alunos por sala, em media).

Qual a estimativa de acessos concorrentes: dezenas, centenas ou Milhares?


Boa parte do tempo, poucos acessos, mas nas avaliações do meio do ano e final, devem triplicar.

Qual banco de dados?


MySQL.

Qual tecnologia você tem mais domínio PHP ou Java?


Mais voltado ao PHP.
Responder

17/02/2016

Jothaz

Você não detalhou o escopo e requisitos do projeto, então ficar dificil fazer uma estimativa.
O que seria a classificação? Seria se ele foi aprovado?
Seria somente este requisito ou teriam mais algum outro?

Levando-se em consideração os dados fornecidos a aplicação não é tão pesada assim. E como disse você pode jogar uma parte do travbalho para o banco de dados.

Se você domina PHP a sugestão é usar PHP, pois a curva de aprendizado do Java é grande e pelo que foi postado o seu tempo é curto.

O sistema será acessado somente por computadores ou por outros dispositivos: tablets e smartphone?

O que você deve garantir e um ambiente para hospedagem robusto.

E vamos aguardar outras opiniões.
Responder

17/02/2016

Kamila Karin

Ainda está no inicio, idealizando, mas sim, seria apenas para mostrar a aprovação do aluno.

Se você domina PHP a sugestão é usar PHP, pois a curva de aprendizado do Java é grande e pelo que foi postado o seu tempo é curto.


Ainda não possuo solidos conhecimentos em PHP, vou tentar fazer com mais pessoas, mas ainda estamos planejando.
Responder

17/02/2016

Jothaz

Se for somente para retornar se o aluno foi ou não aprovado, MySQL com PHP vai ser mais que suficiente.

Eu prefeito usar Java ou mesmo .Net e sinceramente uso PHP só quando não tenho escolha, mas principalmente para iniciantes o PHP é bem mais simples e fácil.
Responder

17/02/2016

Kamila Karin

Então, o cuidado extremo que devo ter é com a hospedagem? Pois pelo menos em dois momentos o acesso será quase que absurdo.
Responder

17/02/2016

Jothaz

Olha 40 salas 20 alunos dariam 800 acessos concorrentes, isso se todos acessarem ao mesmo tempo o que não nada de tão absurdo assim, apesar de ser um número razoável.

Minha visão e posso estar enganado seriam dois processos distintos a classificação que será feita no processo de inclusão das notas ou conceitos onde você já tem como definir se o aluno foi ou não aprovado e gravar esta informação no bd. E posteriormente será consultado pelos alunos, então seria somente leitura da informação o que não é tãi pesado assim.

Em todo caso quanto maior a capacidade de processamento do servidor e do link melhor.

Mas tudo isto é só conjecturas, pois sem uma visão completa da complexidade do cenário é complicado sugerir algo mais concreto.

Mas vamos aguardar outras opiniões dos participantes.
Responder

17/02/2016

Marlon Gera

Ainda está no inicio, idealizando, mas sim, seria apenas para mostrar a aprovação do aluno.

Se você domina PHP a sugestão é usar PHP, pois a curva de aprendizado do Java é grande e pelo que foi postado o seu tempo é curto.


Ainda não possuo solidos conhecimentos em PHP, vou tentar fazer com mais pessoas, mas ainda estamos planejando.


Pessoalmente acho que o PHP seria mais simples, como nosso amigo #Jothaz falou, pois ele é bem mais simples para aprendizado e principalmente, como você mesma falou, terá outras pessoas para ajudar, cada um estuda um pouco e passa para o outro.

Mas quanto tempo seria em meses mais ou menos para você realizar tal trabalho?
Responder

17/02/2016

Claudio Lopes

Então o PHP é simples, mas também é simples de fazer alguma merd@...

Caso use o php, recomendo usar o codeiginter (ou outro framework), mantêm o código limpo, e tem como vocÊ fazer testes de benchmarking de sua aplicação.

Se tiver montando uma equipe e tiver vaga me fala, podemos trocar figurinha.

Abraços
Responder

17/02/2016

Kamila Karin

Pois é Jothaz

Olha 40 salas 20 alunos dariam 800 acessos concorrentes, isso se todos acessarem ao mesmo tempo o que não nada de tão absurdo assim, apesar de ser um número razoável.


Incluiu os 3 turnos?
Responder

17/02/2016

Jothaz

Como ressaltei no outro post sem um escopo, requisito e visão completa do cenário só posso conjecturar.

Mas 800 alunos 3 turno 2400 alunos, mesmo que todos acessem na mesma hora, minuto e milésimo de segundo, o que eu acho é difícil de acontece, não é algo tão volumoso assim. E o PHP com MySQL aguentaria. Ainda mais que pelo meu entendimento este volume seja somente consulta se foi aprovado ou não. Número de acessos absurdos seriam 50.000 a 100.00 acesso simultâneos.

Mas como não tenho detalhes somente você e sua equipe é que poderão mensurar e especificar a configuração de ambiente correta.

Agora o Din foi muito sábio na colocação, por ser simples e sem muita frescura a facilidade de fazer um merd@ no PHP é enorme ainda mais em conjunto como MySQL que também é bem heterodoxo. Claro que em outras linguagens também isto pode acontecer. Então tenha em mente usar das melhores práticas tando no programação como na modelagem, porque se isto for neglicenciado ai não há tecnologia que dê conta.

A responsabilidade de pensar e projetar é sua a tecnologia empregada é somente a ferramenta.

Amadureça a ideia, defina escopo e os requisitos. Quanto mais claro o projeto melhor a qualidade do software implementado.

Te desejo sorte e precisando de ajuda post aqui, pois tem um pessoal que participa do fórum que tem muito conhecimento e experiência e poderão ajudá-la.


Pois é Jothaz

Olha 40 salas 20 alunos dariam 800 acessos concorrentes, isso se todos acessarem ao mesmo tempo o que não nada de tão absurdo assim, apesar de ser um número razoável.


Incluiu os 3 turnos?
Responder

18/02/2016

Marlon Gera

Então o PHP é simples, mas também é simples de fazer alguma merd@...

Caso use o php, recomendo usar o codeiginter (ou outro framework), mantêm o código limpo, e tem como vocÊ fazer testes de benchmarking de sua aplicação.

Se tiver montando uma equipe e tiver vaga me fala, podemos trocar figurinha.

Abraços


Digo o mesmo que o Din, se tiver vaga, podemos conversar.
Mas não so o php é simples de fazer merda outras linguagem também pois pelo fato do php ser de simples aprendizagem seria mais complicado fazer merd@...
Mais eh isso ai, se precisar de ajuda estaremos aqui.
Boa sorte! :D

Mas quanto tempo seria em meses mais ou menos para você realizar tal trabalho?
Responder

18/02/2016

Kamila Karin

Está bem, verdade...não tem como ter uma certeza absoluta de como deve ser.
Responder

18/02/2016

Raylan Zibel

Está bem, verdade...não tem como ter uma certeza absoluta de como deve ser.


Ou.... pode levantar um Servidor Web interno pra acesso externo (voce controlaria o desempenho e banda), fazer o cadastramento e a impressão do resultado com PHP (menos codigo) e o processamento das regas em Stored Procedures no MySQL (consultas e codigos direto no banco)...

...se tiver conhecimento suficiente pra fazer isso.
Responder

19/02/2016

Kamila Karin

Bem mais complicado Raylan, mas obrigada pela dica.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar