Sistema web - Como manter um mesmo sistema para usuários diferentes

20/03/2015

0

Amigos, bom dia!

Como funciona aplicação web com varios clientes/usuários?
Sou desenvolvedor .net e preciso fazer um software, mas tenho algumas dúvidas que gostaria de dividir com vocês para me ajudarem!
O sistema é web de abertura de ocorrencias, e cada usuário terá seu login, senha e que abrirá seus problemas ocorridos para a equipe de TI verificar.
Minha dúvida é, vou criar apenas um banco? Como seria essa arquitetura de cada usuário visualizar apenas suas ocorrências?

Fico no aguardo,
Rodrigo.
Rodrigo

Rodrigo

Responder

Post mais votado

20/03/2015

Não exatamente. Se entendi bem você necessita de um sistema de HelpDesk.

Isso é muito relativo, pois cada sistema e cenário possui uma implementação diferente.
Mas vamos lá.

No caso, você teria uma tabela chamada cliente, e outra ocorrência (à grosso modo). Nesta tabela cliente você iria possuir uma chave primária (ID) e uma
chave estrangeira. E quando a pessoa logasse, você pegaria o ID desta pessoa, e usa como parâmetro para verificar as ocorrências criadas por ele.

Você pode separar por grupos, estado, etc. o que sua necessidade necessitar.

Sobre os banco de dados, você cria um banco de dados, e dentro dele as tabelas que necessita, com regras e etc.

Essa imagem é de um DER para um sistema muito genérico. Não estou falando para usar esta, e sim para servir como base para sua dúvida.

[img:descricao=Der]https://erfsystems.files.wordpress.com/2013/03/banco-de-dados1.png[/img]

Randrade

Randrade
Responder

Mais Posts

20/03/2015

Thiago Santana

Rodrigo, se seu sistema poderá funcionar apenas numa rede local (Intranet) ou acessado de qualquer local!
Você precisará após ter montado sua aplicação, efetuar a publicação da mesma em um Servidor com Windows Server.
Precisará efetuar algumas configurações no IIS (Internet Information Services).
Neste link abaixo, você poderá ter uma ideia de como efetuar essa publicação.

[url:descricao=Publicando Aplicação no IIS]http://carloscds.net/2010/10/publicando-uma-aplicao-web-no-iis-7/[/url]
Responder

20/03/2015

Rodrigo

Olá Thiago!
Vou colocar na amazon ou azure, é par funcionar em qualquer lugar!
Minha dúvida também seria como fazer esse banco, se vou precisar de um ID da pessoa logada para todas as tabelas, algo assim!

Obrigado.
Responder

20/03/2015

Rodrigo

Randrade,
Valeu cara me ajudou muito e consegui visualizar o modelo e o sistema em si. O que vou fazer é um helpdesk mesmo!
Cara, muito obrigado por ajudar!
Abraço.
Responder

20/03/2015

Marcos P

Outra dica...

"Atrás" da tabela de usuários você pode colocar duas tabelas complementares :

> funcoes : com todos os pontos do sistema de terão permissão de acesso controlada
> funcoes_usuarios : definindo o se determinada função está liberada para determinado usuário

Com essas três tabelas ( usuários, funcoes e funcoes_usuarios ) você consegue definir exatamente os níveis de acesso a serem liberados do lado na aplicação.

Ok ?!?
Responder

20/03/2015

Thiago Santana

Muito boa as dicas dos companheiros!
Espero que tenha esclarecido as suas dúvidas
Responder

21/03/2015

Rodrigo

Galera, muito obrigado! Pode ser que teria mais essa dúvida, mas vcs já me esclarecenram tbm! Vlw Turma!!! Obrigado Marcos P.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar