Sobre as versões do SQL Server

21/04/2015

0

Alguem poderia me indicar um site com as informações sobre as principais diferenças entre os SQL Server´s do 2005 até os atuais?

agradeço.
Marilia Silva

Marilia Silva

Responder

Posts

22/04/2015

Jothaz

Só uma observação, se você esta iniciando-se nos estudos de banco de dados acho aconselhável e produtivo se concentrar no SQL (DML) em si. Instale a última versão do SQL Server e se dedique a ela, assim você conseguirá dominar as antigas, claro que vai existir diferenças, mas você conseguirá transpô-las. Ao passo que se você se dedicar a versão 2005 você ficara desatualizada. Depois que você dominar de formar concisa a plataforma então pode-se dedicar a estudos como o post se propõe.

Nunca vi algum artigo onde se comparam todas as versões do SQL Server, também nunca me preocupei com isto, mas existem vários post comparando algumas versões. Além da versões 2000, 2005, 2008 e etc tem as versões da distribuição de cada uma: Express, Enterprise e etc. Então é uma salda de posts onde talvez você consiga obter a informação que desejas.

Diferença entre Sql Server 2012 e 2008R2

[url:descricao=Recursos compatíveis com as edições do SQL Server 2014]https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/cc645993.aspx[/url]

[url:descricao=SQL Dicas!]http://sqldicas.com.br/dicas/sql-server-editions/[/url]

[url:descricao=As principais Edições do SQL Server]https://liviasarto.wordpress.com/2011/05/24/as-principais-edicoes-do-sql-server/[/url]

[url:descricao=As diferentes versões do SQL Server]http://imasters.com.br/artigo/263/sql-server/as-diferentes-versoes-do-sql-server/[/url]

[url:descricao=Publicidade Evolução do SQL Server da versão 2000 até a 2012]http://www.diegonogare.net/2012/09/evolucao-do-sql-server-da-versao-2000-ate-a-2012/[/url]


Espero que possa ajudá-la e esperemos a colaboração de outras pessoas do fórum.

No mais boa sorte e bons estudos!
Responder

22/04/2015

Marcos P

Pessoal,

Se a ideia é achar uma tabela comparativa que resuma as principais diferenças entre versões do Sql Server, sinceramente, nunca vi algo do gênero... e olha que trabalho com Sql Server desde a versão 6.5.

Sinceramente, acho que esse material não existe !
Responder

22/04/2015

Marilia Silva

Jothaz, vai me servir bastante, apenas terei que procurar um comparando com o outro, já que não existe uma tabela completa como o Marcos P citou, eu já tinha quase certeza que não iria achar.

Obrigado Jothaz e Marcos P.
Responder

22/04/2015

Marcos P

Marilia,

Se sua intenção é utilizar o Sql Server como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de seus sistemas, existem diferenças entre as versões mas elas não são tão significativas a ponto de afetar o desenvolvimento. Nesse cenário, um bom estudo do "Transact SQL", vai cobrir grande parte de suas necessidades !

Agora, se a intenção é a especialização no suporte ao banco e seu ambiente ou então ferramentas mas específicas para necessidades de negócio, conhecer as diferenças entre as versões é importante.

Boa sorte, nos seus estudos...
Responder

22/04/2015

Marilia Silva

Agora, se a intenção é a especialização no suporte ao banco e seu ambiente ou então ferramentas mas específicas para necessidades de negócio, conhecer as diferenças entre as versões é importante.


Isso mesmo, como estou estudando banco de dados, pra mim isso é importante, até para saber sobre as versões e edições considero importante.
Responder

22/04/2015

Jothaz

Agora, se a intenção é a especialização no suporte ao banco e seu ambiente ou então ferramentas mas específicas para necessidades de negócio, conhecer as diferenças entre as versões é importante.


Isso mesmo, como estou estudando banco de dados, pra mim isso é importante, até para saber sobre as versões e edições considero importante.


Até entendo como uma forma de sanar curiosidade, mas como o Marcos disse e eu vou ressaltar, o importe é aprender o SQL, pois assim você poderá atuar em qualquer bd.

Então o tempo gasto tabulando informações sobre diferenças entre as versões do SQL Server seria mais proveitoso e produtivo, seria pirrônico, tabulando as diferenças do SQL no Oracle, SQl Server, PostgreSQL ou MySQL, isto sim seria um aprendizado que seria útil e prático. Agora saber a diferenças entre as versões não vejo muita utilidade prática nisto.

Agora é só minha visão pessoal, não quero dizer que você esta errada e ninguém melhor que você para saber o que é melhor no caminho que pretendes seguir.
Responder

22/04/2015

Marilia Silva

Nada contra o que disse Jothaz, pra mim é bom receber dicas, mas pra mim eu quero saber, vou citar um pequeno exemplo, estamos no ano 2015, a versão mais atual do SQL Server é a 2014 certo? se eu arrumar um estagio, trabalho e na empresa na qual irei trabalhar estiver usando o 2005, dificil, mas não impossivel, apenas um exemplo, pode parecer "besteira" mas...
Responder

22/04/2015

Jothaz

Nada contra o que disse Jothaz, pra mim é bom receber dicas, mas pra mim eu quero saber, vou citar um pequeno exemplo, estamos no ano 2015, a versão mais atual do SQL Server é a 2014 certo? se eu arrumar um estagio, trabalho e na empresa na qual irei trabalhar estiver usando o 2005, dificil, mas não impossivel, apenas um exemplo, pode parecer "besteira" mas...


Como já dito no posts anteriores a parte do "Transact SQL" não muda e ela é a base e o que vai aprová-la ou reprová-la.

Entendo perfeitamente o seu questionamento! Só que não adianta muito você enumerar todas as diferenças das versões se o básico (SQL) você não conseguir desenrolar. Normalmente o que se pede é prática e desenvoltura com o uso de comandos SQL.

Voce saber que na versão 2000 a engines eram separadas de OLTP, OLAP, ETL ..... nem vai fazer diferença. E se você sabe somente o 2014 é só ser clara e dizer que não tem experiência com o 2005, mas esta disposta a aprender.

Dá uma olhada no script abaixo:

declare  @movimentacao table (
cd_movimentacao int not null,
cd_material int not null,
qt_movimentacao decimal,
tp_movimentacao varchar(2)
)

insert into @movimentacao (cd_movimentacao, cd_material,qt_movimentacao,tp_movimentacao)
values               (1,100,50,'e')
insert into @movimentacao (cd_movimentacao, cd_material,qt_movimentacao,tp_movimentacao)
values               (2,100,80,'s')
insert into @movimentacao (cd_movimentacao, cd_material,qt_movimentacao,tp_movimentacao)
values               (3,200,50,'e')
insert into @movimentacao (cd_movimentacao, cd_material,qt_movimentacao,tp_movimentacao)
values               (4,200,10,'s')
insert into @movimentacao (cd_movimentacao, cd_material,qt_movimentacao,tp_movimentacao)
values               (5,100,100,'e')
insert into @movimentacao (cd_movimentacao, cd_material,qt_movimentacao,tp_movimentacao)
values               (6,200,30,'s')
insert into @movimentacao (cd_movimentacao, cd_material,qt_movimentacao,tp_movimentacao)
values               (6,100,10,'s')
insert into @movimentacao (cd_movimentacao, cd_material,qt_movimentacao,tp_movimentacao)
values               (3,200,30,'e')


declare @material table (
cd_material int not null,
nm_material varchar(20)
)
insert into @material (cd_material,nm_material) values (100,'Material 100')
insert into @material (cd_material,nm_material) values (200,'Material 200')

SELECT 
    mat.nm_material,
    SUM(CASE WHEN mov.tp_movimentacao = 'e' THEN mov.qt_movimentacao ELSE 0 END) as qt_entrada,
    SUM(CASE WHEN mov.tp_movimentacao = 's' THEN mov.qt_movimentacao ELSE 0 END) as qt_saida,
    SUM(mov.qt_movimentacao * CASE WHEN mov.tp_movimentacao = 'e' THEN 1 ELSE -1 END) as qt_saldo
FROM @movimentacao mov
INNER JOIN @material mat
    ON mov.cd_material = mat.cd_material
WHERE 
    mov.tp_movimentacao in ('e', 's')
GROUP by 
    mat.nm_material
ORDER BY 
    mat.nm_material


É muito mais proveitoso aplicar o SQL a cenários distintos de forma prática e solucionar problemas do dia a dia do que se ater a informações históricas.

Treine modelagem, criei várias expressões SQL se exercite isto vai fazer a diferença.

Claro todo conhecimento é importante e vai enriquecê-la, então não quero dizer que você não deva buscá-lo, só que deve-se focar no que realmente poderá fazer a diferença no mercado.
Responder

22/04/2015

Marcos P

Marilia,

Conforme o Jothaz aconselhou, mais uma vez com sabedoria, a não ser que você vá fazer estágio na área de DBA, essas diferenças entre versões do Sql Server não são relevantes !

Concentre-se em Transact SQL e modelagem de dados que são conceitos mais universais e muito mais úteis !
Responder

22/04/2015

Marilia Silva

Certinho Jothaz, mas quanto a parte administrativa, não pode ser deixada de lado.

Marcos, tudo bem, entendi o recado.

Obrigada.
Responder

22/04/2015

Mariana Carvalho

Acho que vale a pena compartilhar:

[url]http://www.diegonogare.net/2012/09/evolucao-do-sql-server-da-versao-2000-ate-a-2012/[/url]
Responder

23/04/2015

Jothaz

Certinho Jothaz, mas quanto a parte administrativa, não pode ser deixada de lado.

Marcos, tudo bem, entendi o recado.

Obrigada.


Marilia Silva, sábias palavras e se me fiz entender que deveria ser deixado de lado, quero deixar claro que nunca.

Apesar de considerar em minha humilde opinião e parcos conhecimentos que estaria mais relacionada a: backups, job, liked-server, tunning, distribuição de banco de dados, cluster de failover, profiler e etc.

Enfim se em algum momento foi ríspido ou mesmo você sentiu que desqualifiquei ou desmereci seu post e dúvida, me desculpe. Pois nunca tive este objetivo.
Lembre-se que o fato de emitir opiniões em contraste com as suas, não quer dizer que estou certo e muito menos que você está errada. São somente visões diferentes de um mesmo ponto.

Quando somos confrontados, nem sempre é ruim, muitas das vezes é porque quem nos confronta tem empatia, simpatia e quer o nosso bem, do contrário deixava pra lá.

E eu acompanho seus posts e acompanho sua evolução, vendo sua garra e luta por isso tenho esta empatia.

Só posso desejar-te boa sorte, bons estudos e êxito.
Responder

23/04/2015

Marilia Silva

Absolutamente Jothaz, nunca pensei que você foi rispido e muito menos desqualificou, muito pelo contrario, a sua participação e principalmente sua ajuda tem contribuido bastante pra mim! fique mais que tranquilo e de vez em quando "puxões de orelha" não faz mal, rsrsrs.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar