Sobre Imagem Salva no BD Firebird

26/12/2005

0

Oi pessoal, tudo bem? Espero que sim.

Gostaria de tirar uma dúvida. Depois de muito ponderar sobre salvar uma imagem dentro do banco de dados ou salvar somente o caminho da imagem cheguei a conclusão que, pra mim, é melhor salvar a imagem mesmo. Como é dificil o banco Firebird perder performance pelo seu tamanho e como também de qualquer jeito eu teria em outra parte do HD as imagens ocupando espaço, resolvi que seria melhor salvar a própria dentro do banco.

Aí surgiu a dúvida de como ele salvaria a imagem, prontamente sanada por vcs que ele salva como um arquivo binário e o nome do arquivo é perdido. Então segui a sugestão de criar um campo na tabela pra salvar o nome da imagem, pra quando precisar extrair, inserir esse nome.

Aí que está a dúvida. Como eu posso capturar o nome da imagem e inserir ele num DbEdt quando eu selecionar esse arquivo?

Vou usar um TSpeedButtom pra abrir um TOpenPictureDialog, e aí selecionar a imagem JPG pra salvar no banco e gostaria de, quando selecionar esse arquivo, pegar o nome dele e inserir nesse campo do nome da figura, pra salvar no banco de dados.

Já vou imbutir outra dúvida. É recomendável salvar o nome com a extensão de arquivo ou não é necessário?

Exemplo: imagem01 ou imagem01.jpg??

Grato pela ajuda pessoal. :wink:



Allan Elias Ramos :wink:


Aersoftware

Aersoftware

Responder

Posts

26/12/2005

Eixox

Quando você usa dos componentes da paleta Dialogs ganha em muito, muito mais do que muitos que constroem uma caixa de abertura na ´unha´. Uma das grandes vantagens é a de poder justamente capturar a propriedade filename do arquivo.

Quando você executa o comando

if OpenPicutureDialog1.execute then
begin

end...

Quando pressiona o Botão Ok, atribui a propriedade senão estou enganado FileName o nome do Arquivo a ser aberto.

dessa forma, você deve dar uma olhada na Ajuda do OpenPictureDialog e ver essa propriedade. Veja também que você conta com a propriedade FileDir e Directory se não me engano também.

Espero tê-lo ajudado.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar