sobre java web

15/04/2014

0

o que vejo por aew, é mistura de tecnologias(frameworks) quando se fala de java web. alguem atualmente faz somente java web, ou hoje em dia é obrigatorio ter conhecimento em uma ou duas tecnologia.
Janaina Mendes

Janaina Mendes

Responder

Posts

16/04/2014

Carlos Proença

Entao Janaina....

Não só na parte Web.... mas... o java tem 2 defeitos que são muito criticado.. pela comunidade.. que é a verbosidade e a infinidade de frameworks...

verbosidade é que para fazer uma app pequena voce tem q escrever muito codigo.... o lambdas do java 8 é para ajudar nisso em alguns pontos... mas a linguagem em si.. a arquitetura... ainda necessita de muita codificação e configuração para se poder trabalhar...

e a falta de padrao para os frameworks.... por exemplo a cada necessidade vc vai la e cria sua ferramenta... e depois disponibiliza... isso tem seu lado bom e tb tem seu lado ruim...

o lado bom é que a linguagem evolui assim.. tipo no java 6 e java 7 foram incorporados funcionalidades que existiam apenas em frameworks... como spring ... o JPA nasceu por causa do hibernate.... ou seja.. a linguagem fica melhor pegando oq a comunidade mais usa e incorporando ao "CORE" da linguagem...

mas isso da um problema de ter muita coisa pra estudar... o programador tem que sempre se atualizar e saber cada um dos frameworks... e isso sim é dificil... eu porexemplo ja perdi varias oportunidades de trabalho por não conhecer um determinado framework que não é muito utilizado no mercado....

e o legal é que nem é só com o java... um programador é muit funcional... entao alem dos milhares de frameworks em java... que tenho q saber.. ainda tenho que aprender os de javascript que esta caindo na msm historia...

é como meu professor dizia.. vc pisco sai um framework novo pra java... e agr eu complemento para javascript tb....

da pra fala muito mais sobre isso.. mas hehe vou me conter por agora... mas é a minha opinião


att.
Responder

18/04/2014

Janaina Mendes

poxa, me deixou confusa, essas evoluções são boas, para a tecnologia, para os profissionais e para quem está estudando nem tanto.
Responder

18/04/2014

Roniere Almeida

fiz um curso online de java web com jsf, no inicio era um pouco complicado, mas com a pratica, se torna bem interessante.
Responder

19/04/2014

Carlos Proença

Desculpa janaina... minha intenção foi só colocar minha opniao... masss

assim basicamente... é bom para a linguagem em si... pq ela evolui... fica mais facil... e com mias ferramentas...

mas n eh bom para o profissional e nem pra quem ta iniciando... pq sempre tem milhares de coisas novas pra estudar... se vc pisca... vc ja esta desatualizado e pode perde aquela vaguinha de emprego dos sonhos


mas hehe n desanima... pq o mercado tem padroes tb... tipo algumas tecnologias sao usadas por varias empresas... tipo como o Roniere falou... do curso de JSF

o padrao é saber maven JSF JPA SPRING/CDI e Ireport... com isso vc ja esta capaz de construir varias aplicações...

att
Responder

19/04/2014

Janaina Mendes

Carlos, leve na brincadeira, me referi a quantidade coisas para se estudar/dedicar.
Responder

20/04/2014

Carlos Proença

tudo bem janaina só estava tentando te animar hehe...

tem sim muita coisa pra aprender e sempre tera... masss dev é uma profissao que te da a liberdade para usar a criatividade para resolver as coisas do dia a dia...

att
Responder

25/06/2014

Janaina Mendes

em compensação te prende para os estudos, kkkkkk, estou mentindo?
Responder

04/07/2014

Ronaldo Lanhellas

Olha, pela experiência que tenho posso lhe dizer que é muito difícil você encontrar no mercado projetos feitos apenas e puramente com Java WEB, sem frameworks ou tecnologias terceirizadas.

Se você parar para pensar, só o fato de usar um banco de dados, como o PostgreSQL, já faz com que você tenha que usar outras tecnologias para complementar seu projeto. Então é muito difícil pensar apenas em JEE sem usar tecnologias auxiliares, pelo menos o mercado exige muito isso.
Responder

04/07/2014

Janaina Mendes

Ronaldo, imagino mesmo as complicações, mas o java puramente web se torna mais dificil sem o framework?
Responder

04/07/2014

Ronaldo Lanhellas

Sim Janaina, se torna bem mais complexo, pois você precisar desenvolver tudo "na mão", é a velha questão de "reinventar a roda". Vou lhe dar um exemplo simples:

Hoje em dia uma framework muito utilizado é o Hibernate, com ele nós podemos mapear um banco com mais de 200 tabelas para as classes em Java, então você trabalha com as classes como se fossem tabelas (não vou entrar em detalhes mais é mais ou menos isso). Se você tivesse que construir toda essa estrutura na mão, você ia perder muito tempo (muito mesmo), o cliente geralmente não quer saber se você usou Hibernate ou "Xinguilingue " para desenvolver o software dele, apenas quer que funcione como foi pedido, então você acha mesmo que vale a pena perder todo esse tempo ?

Agora, se for para estudo é válido sim, pois você irá aprender muito mas se não tem tempo o melhor é correr para os frameworks.
Responder

04/07/2014

Janaina Mendes

ja me falaram sobre esse "desperdicio" de aprendizado quando se utiliza um framework, por facilitar até demais. leitura com aquelas apostilas da k19 e Caellum são boa pedida.
Responder

04/07/2014

Ronaldo Lanhellas

De fato, o melhor mesmo é você começar fazendo "na mão" e depois você mesmo vai sentir a necessidade de usar frameworks. Mas como disse anteriormente, se não há tempo, vá direto para as frameworks.De fato, toda recompensa tem um "preço". U
Responder

04/07/2014

Janaina Mendes

hum...tem essa questão tambem, geralmente as empresas ja pedem conhecimento em algum framework ou mais de um.
Responder

04/07/2014

Ronaldo Lanhellas

Sim Janaina, isso é fato, as empresas atuais não tem tempo para ficar reinventando a roda.
Responder

04/07/2014

Janaina Mendes

então, deve-se tomar cuidado, o que falou sobre essa "pressa", as vezes é valido.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar