Soma de uma coluna para uma variável my sql e Delphi 10 seattle.

06/06/2017

0

Fala galera, beleza?

Seguinte sou novo na programação e recebi a tarefa de criar um sistema que pegue as somas de colunas de um banco de dados mysql e gere gráficos com esses dados no delphi, porém, não estou conseguindo pegar o valor da soma de uma coluna e colocar em uma variável para manipula-la. Alguém poderia me ajudar?

minha tabela se chama (teste) e a estrutura dela é assim (Nome | CPF | valor), quero fazer a soma da coluna valor e largar em uma variável chamada somatotal para depois apresentar essa variável em um Label.

Estou usando comandos do tipo.
Adoquery1.SQL.Close;
Adoquery1.SQL.Clear;
Adoquery.SQL.add(select sum(valor) somatotal from teste
(gostaria de largar o resultado disso em uma variável)

Agradeço desde já!
Lucas Claro

Lucas Claro

Responder

Post mais votado

06/06/2017

Minha sugestão é que você poderia usar um campo calculado para essa soma e utilizar o evento OnCalFields deste componente.

Antonio Ortega

Antonio Ortega
Responder

Mais Posts

06/06/2017

Antonio Ortega

Minha sugestão é que você poderia usar um campo calculado para essa soma e utilizar o evento OnCalFields deste componente.
Responder

06/06/2017

Lucas Claro

Minha sugestão é que você poderia usar um campo calculado para essa soma e utilizar o evento OnCalFields deste componente.


Muito obrigado amanha irei testar e posto aqui se obtive sucesso!
Responder

07/06/2017

Raimundo Pereira

Veja um exemplo que eu uso:
SELECT STATUS, SUM(CONT) AS TOTAL
FROM MID
GROUP BY STATUS
HAVING SUM(CONT) > 0
ORDER BY TOTAL DESC


Em uma string eu retorno desta maneira:
MinhaString :=dm.IND_MID.FieldByName('STATUS').AsString +':'+IntToStr(dm.IND_MID.FieldByName('TOTAL').AsInteger);
Responder

07/06/2017

Lucas Claro

Minha sugestão é que você poderia usar um campo calculado para essa soma e utilizar o evento OnCalFields deste componente.


Infelizmente não obtive sucesso. Teria alguma outra maneira?
Responder

07/06/2017

Lucas Claro

Veja um exemplo que eu uso:
SELECT STATUS, SUM(CONT) AS TOTAL
FROM MID
GROUP BY STATUS
HAVING SUM(CONT) > 0
ORDER BY TOTAL DESC


Em uma string eu retorno desta maneira:
MinhaString :=dm.IND_MID.FieldByName(''STATUS'').AsString +'':''+IntToStr(dm.IND_MID.FieldByName(''TOTAL'').AsInteger);


Eu utilizando este teu exemplo ele diz que status e total não foram encontrados...
Responder

08/06/2017

Raimundo Pereira

STATUS é um campo na minha tabela, você substitui por campos da sua tabela.
Existe n formas de realizar sua rotina.

Meu código seria apenas para você usar como base, onde eu realizo meu select sum e retorno o valor em uma var do tipo string.
Posta ai o nome da sua tabela e o campo desejado para somar.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar