SQL no delphi não funciona, mas pelo ibexpert sim!!!

06/08/2004

0

Utilizo o seguinte código sql:

SELECT
  C.CHBANCO, C.CHAGENCIA, C.CHCONTA, C.CHNUMERO, C.CHEMISS,
  C.CHVALOR, C.CHVENC, C.CHCOD
FROM 
  PORTADORES P
INNER JOIN
  DEVEDORES D ON D.DCOD=P.PCOD
INNER JOIN
  CHEQUES C ON (C.CHBANCO=P.PBANCO AND 
  C.CHAGENCIA=P.PAGENCIA AND C.CHCONTA=P.PCC)
WHERE
  P.PTITULAR=´S´ AND C.CHSITUACAO<>´S´ AND P.PCOD=1


Pelo SQL Editor do ibexpert, esse código é executado normalmente...

Mas quando passo ele para o dataset, no meu caso uso SQLQuery com ClientDataSet, só para fazer uma consulta e jogar os dados no grid. O delphi gera uma exceção da classe EConvertError, logo que abro meu dataset.

Coloco igual ao código sql acima e dá erro, sendo que ptitular e chsituacao são char e pcod é integer no FB. O resto dos campos são todos inteiros, menos CHVENC e CHEMISS que são do tipo DATE e CHVALOR que é do tipo float.

Quero deixar bem claro que não estou utilizando parametros para procurar os registros, uso somente esse sql e dá erro de conversão.

Alguém pode me ajudar???

Grato!!!!


G1b4

G1b4

Responder

Posts

06/08/2004

Rafs

Tive uma situação parecida e o que ocorreu era que, por algum motivo ainda não descoberto aqui, alguns campos numéricos (float) estavam com casas decimais além do limite que o delphi suportava. Daí o erro ocorría.
Para resolver aqui eu eliminei estas linhas (no meu caso eu podía eliminar, era apenas um BD de teste) e o problema foi resolvido.


Responder

06/08/2004

G1b4

Caro Rafs,

O que é mais estranho é que possuo umas três consultas desse modo com várias tabelas usando inner e left, funcionando normalmente... E esta, a mais simples delas não funciona... Apaguei tudo e refiz diversas vezes. Apaguei até os componentes... Reinicie o delphi... debuguei... tudo o que você possa imaginar já tentei...

O problema é que como você disse, você podia apagar os campos... Mas eu preciso dessa consulta com todos os campos envolvidos... trata-se de um sistema que desenvolvo para um cliente....

Mas valews Rafs.... vow ficar tentando.... preciso dar um jeito... nem que eu tenha que criar uma tabela temporaria e ficar gravando registro por registro para gerar a consulta...hehehehehe Brincadeirinha....


Responder

06/08/2004

G1b4

ASSUNTO ENCERRADO....

E RESOLVIDO...

VLWS


Responder

06/08/2004

Bferreira

ASSUNTO ENCERRADO.... E RESOLVIDO... VLWS


Só por curiosidade, o que era o problema? como vc resolveu?
se puder postar fico grato.

t+


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar