Array
(
)

Sql Server Lento?

Samir Francisco
   - 02 jul 2011

Bom dia,

Gente estou com um grande problema, a pessoa responsável pelo banco de dados deixou a empresa e caiu no meu colo esta função sendo que minha experiência com banco de dados era somente comando SQL e backups de bases de dados.

Tenho vários usuários reclamando de lentidão em um ERP, gostaria de saber como avaliar se este problema é do banco de dados? (já peguei o sqlserver usando mais de 95% da memória, será que os 5% restante é suficiente para o Sistema operacional trabalhar...)

Estou descrevendo como está o cenário do servidor e instalação do SQL Server.

 

Servidor:

HD 500 GB  SATA Particionados:

Unidade (C:)  161 GB

Unidade (D:) 304 GB

Processador Intel Xeon x3430 2.4 GHZ

Memória 16 GB de RAM.

Sistema operacional Windows Server 2008 64 Bits

 

SQL Server:

2 Bases de Dados...

1º Base de um ERP com 10 GB

Com aproximadamente 80 usuários, em horário de pico 50 simultaneamente

 

2º Base de Sistema Legado com 2 GB

Com aproximadamente 20 usuários  em horário de pico 15 simultaneamente

Todos se conectam com um único usuário e senha no banco de dados, exigência da aplicação.


Marco Pinheiro
   - 10 jul 2011

Olá Samir,   Pode começar verificando alguns pontos.   1) Existe alguma rotina de JOB sendo executada? Vc pode ver isso no SQL Agent. Pode ser que algum backup ou outra roina esteja sendo executada em um horário critico, causando a demora.   2) Manutenção da base. Verifique se está sendo feita periodicamente a indexação da base e atualização das estatisticas.   3) Tem algum momento do dia em que esta lentidão é notoria? ou é intermitente?   4) Este servidor é dedicado ao banco de dados ou é executado algum outro trabalho em paralelo?   Em principio é isso. Esta seria uma analise inicial do seu problema.   Fico no aguardo de seu posicionamento.   Att.,   Marco.

Samir Francisco
   - 13 jul 2011

1 - Jobs só fora do expediente ... Backup

2 - as bases não tinham manutenção periodica agendada, não sei se era feito manualmente, agendei as seguintes tarefas ( recriar indices, organizar indices, atualizar estatisticas) semanalmente não sei se é o suficiente...

3 - Começa apartir de um momento e não volta mais a ficar normal so depois de um boot na maquina.

4- servidor dedicado

obs:
Depois das manutenções a lentidão não voltou mais acontecer mais a quantidade de memoria usada continua usando mais de 95% da memória, isso é normal? o que tenho para fazer ? limitar memoria?

grato,
Samir.

Marco Pinheiro
   - 13 jul 2011

Se a lentidão melhorou já é um bom sinal.

Referente ao uso de memória estar elevado, o SQL quando da instalação, por padrão, aloca toda a memória da máquina para ele.

Referente a questão da memória, você pode limitar esta memória indo nas propriedades da instância / Memory / Campo: "Maximum server memory"

Porém pode ser que realmente o acesso ao SQL esteja ocorrendo em grande escala. Neste caso seria interessante averiguar isso, pois pode ser algum problema da aplicação.

Att.,

Marco.