Array
(
)

SQL Server mais de dois instalado

Mariana Carvalho
   - 18 nov 2014

Boa tarde, pelo que vi em minha maquina pessoal, tenho o SQL Server 2008, porem esse não possui o Management Studio, possuo outra instalação do SQL Server 2012, esse sim possui o Management Studio, a minha pergunta é, eu tenho realmente instalado o 2008? ele consome recursos da minha maquina? estou pensando em instalar o 2014, mas só depois de ter essas informações. obrigada.

Jothaz
   - 18 nov 2014

Citação:
Boa tarde, pelo que vi em minha maquina pessoal, tenho o SQL Server 2008, porem esse não possui o Management Studio, possuo outra instalação do SQL Server 2012, esse sim possui o Management Studio, a minha pergunta é, eu tenho realmente instalado o 2008? ele consome recursos da minha maquina? estou pensando em instalar o 2014, mas só depois de ter essas informações. obrigada.

Para variar depende! kkk

Quanto mais softwares instalados mais recursos vão ser consumidos. Agora se sua máquina for um core i7, com 8 gigas ou mais de memória, não vai fazer tanta diferença.
E você ainda tem a opção de parar a execucaç do serve, pelo Configuraion Manager, deixando ativa somente a versão que ira utilizar em determinado momento
As vezes mantém-se várias versões quando você tem vários projetos que rodam em versões diferentes. Algumas versões não aceita atach de versões anteriores.

Eu só tenho a 2014 instalada, quando preciso acessar um bd de outra versão, peço para me enviarem um script da criação do banco e crio tudo na versão 2012. Para devolver para uma versão anterior crio o script e envio de volta.

Agora se for um projeto longo que use um versão que não esta instalada é melhor instalar em paralelo com outras.

Ronaldo Lanhellas
   - 18 nov 2014

Citação:

Você está confundindo A ferramenta de administração do banco de dados com o banco de dados propriamente dito. Só o fato de ter o SQL SERVER 2008 e 2012 instalados já significa que você possui 2 versões diferentes do SQL SERVER e nem precisa utilizar o Management Studio, pode fazer todos os DML's, DDL's e etc pela linha de comando. O Studio é um facilitador com GUI para o SQL SERVER. É como se fosse o PgAdmin para o Postgresql

Mariana Carvalho
   - 18 nov 2014

Citação:
Quanto mais softwares instalados mais recursos vão ser consumidos. Agora se sua máquina for um core i7, com 8 gigas ou mais de memória, não vai fazer tanta

Infelizmente não é. eles ficam ativos quando ligamos a maquina? me desculpa mas nunca percebi isso, pra falar a verdade nunca me atentei a isso.

Citação:
Você está confundindo A ferramenta de administração do banco de dados com o banco de dados propriamente dito

Pode ser que sim Ronaldo, mas quando abro Managemente Studio, com ele, tem como acessar as outras versões? basta colocar o nome da instancia, se é que ela é criada.

obrigada.

Ronaldo Lanhellas
   - 18 nov 2014

Citação:

Citação:
Quanto mais softwares instalados mais recursos vão ser consumidos. Agora se sua máquina for um core i7, com 8 gigas ou mais de memória, não vai fazer tanta

Infelizmente não é. eles ficam ativos quando ligamos a maquina? me desculpa mas nunca percebi isso, pra falar a verdade nunca me atentei a isso.

Citação:
Você está confundindo A ferramenta de administração do banco de dados com o banco de dados propriamente dito

Pode ser que sim Ronaldo, mas quando abro Managemente Studio, com ele, tem como acessar as outras versões? basta colocar o nome da instancia, se é que ela é criada.

obrigada.

Alguns Stdudio's podem acessar diferentes versões do SQL Server, eu creio mas nunca testei. O importante aqui é salientar que você tem sim 2 SQL Servers instalados, mas ter 2 studios não tem nada haver com o banco.

Jothaz
   - 18 nov 2014

Mariana,

Use SQL Server Configuration Manager para certificar-se do que esta rodando em sua máquina, nele aparecerá todos os servers e serviços em execução. Inclusive você pode para a execução a seu gosto.
Clique na imagem para abrir em uma nova janela

Pelo que eu me lembre a medida que você vai instalando novas versões, mesmo mantendo as antigas, só fica a última versão do Management Studio .
Não tenho certeza absoluta, mas acho que é possível acessa as versões antigas.

Provavelmente você vai querer estudar e testar o 2014,então instale-o, pois não haverá problemas de conflitos.

Lembre-se que o Management Studio não vem com a instalação do server é um pacote que dever baixado a parte.

http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=37075&clcid=0x409

Mariana Carvalho
   - 18 nov 2014

Eu fui alem do meu pensamento quanto, até ficou meio sem sentido minha pergunta inicial sobre dois Management Studio, muitas vezes o SQL Server é instalado junto com outros programas Microsoft, exe: o Visual Studio, inclusive já vi perguntas relacionadas ao SQL Server, mas não lembro aqui no forum.

---------------

Jothaz, para minha surpresa, algo que não tinha percebido, realmente dois serviços do SQL Server rodando, a para minha surpresa maior o SQL Server Agent "Express", pra mim não vinha com a edição Express, não era?

Claudio Ferreira
   - 18 nov 2014

Tenho Management Studio que acesso um SQL server 2008 em minha maquina e outro SQL server 2000 em outra maquina da Rede. O management Studio acima é só um Front-End para acessar o Banco. Um versão do Management Studio é capaz de acessar versões anteriores do Sql Server, já versões acima dele não tenho certeza.

Jothaz
   - 18 nov 2014

Citação:
Eu fui alem do meu pensamento quanto, até ficou meio sem sentido minha pergunta inicial sobre dois Management Studio, muitas vezes o SQL Server é instalado junto com outros programas Microsoft, exe: o Visual Studio, inclusive já vi perguntas relacionadas ao SQL Server, mas não lembro aqui no forum.

---------------

Jothaz, para minha surpresa, algo que não tinha percebido, realmente dois serviços do SQL Server rodando, a para minha surpresa maior o SQL Server Agent "Express", pra mim não vinha com a edição Express, não era?

Que eu me lembre sempre vinha.
Mas como estou ficando velho não posso confiar muito na minha memória.

E você tem razão, ao se instalar o Visual Studio deve-se atentar para o fato que o SQL vem junto.
A opção de instalação do server vem marcada por default.

Se for para estudo sugiro deixar somente o 2014, se precisar instale outras versões posteriormente, a medida que for precisando.

Mariana Carvalho
   - 18 nov 2014

Citação:
Tenho Management Studio que acesso um SQL server 2008 em minha maquina e outro SQL server 2000 em outra maquina da Rede. O management Studio acima é só um Front-End para acessar o Banco. Um versão do Management Studio é capaz de acessar versões anteriores do Sql Server, já versões acima dele não tenho certeza.

Eu acho que deve funcionar sim.

Mariana Carvalho
   - 18 nov 2014

Citação:
Se for para estudo sugiro deixar somente o 2014, se precisar instale outras versões posteriormente, a medida que for precisando.

O problema é que quando olho nos meu programas instalados está lá uma grande quantidade de arquivos relacionados ao SQL Server, geralmente faço instalação quando a maquina está limpa, ou seja, depois de uma formatação.

Jothaz
   - 18 nov 2014

Eu desinstalei tudo e deixei somente o 2014. Realmente é trabalhoso pois tinha desde a versão 2005.

Como sou ranzinza me incomodava a quantidade de server rodando sem uso.

Para os bancos em outras versões gerei o script do banco e rodei na nova versão.

Porém cada caso é um caso. E se você não esta disposta ter todo este trabalho é melhor deixar como esta. Se estiver impactando na performance da máquina pare a versão que você estiver usando.

Mariana Carvalho
   - 18 nov 2014

O ruim é identificar o que é para desinstalar, pelo menos vejo um monte de pequenos aplicativos ligados a ele.

Roniere Almeida
   - 19 nov 2014

Citação:
O problema é que quando olho nos meu programas instalados está lá uma grande quantidade de arquivos relacionados ao SQL Server, geralmente faço instalação quando a maquina está limpa, ou seja, depois de uma formatação.

Eu tambem costumo tambem esse mesmo processo, mas da pra fazer uma desinstalação correta, é só pesquisar sobre os arquivos e o que eles interferem.

Mariana Carvalho
   - 21 nov 2014

Alguem sabe a lista de arquivos que um determinado SQL Server instala?

Jothaz
   - 24 nov 2014

Citação:
Alguem sabe a lista de arquivos que um determinado SQL Server instala?

Vai ser difícil são muitos o SQL Server 2014 instala mais de 2.0000 veja a imagem:

Você quer esta lista para desinstalar uma versão?

Se é isto o melhor caminho é ir em Painel de Controle -> Desinstalar ou alterar programa e localizar a versão que você quer desinstalar:

Nesta lista comece desinstalar pelo "Microsoft SQL Server Versao" (na imagem seria "Microsoft SQL Server 2014 (4 bits)" ).

Após desinstalar ainda continuará algumas entras referente a versão, clique em cada uma e desinstale.
É trabalhoso mais vai garantir que não ficará nada para trás.

Mariana Carvalho
   - 25 nov 2014

Nenhum deles interfere no outro?

Jothaz
   - 25 nov 2014

Não!

Vai desinstalando versão por versão!

Comece pelo "Microsoft SQL Server Versao-que-você-quer-desisntalar" se após a desinstalação anida ficar alguma entrada referente a versão desinstalada é só clicar nela e desinstalar.

No final não deverá sobrar nenhuma referência a versão que você quer desinstalar.

Ai é só instalar a versão que você quer.

É trabalhoso, mas não conheço outra forma.

Mariana Carvalho
   - 25 nov 2014

O trabalho é o de menos, da pra fazer sem maiores problemas.