SQL Server - Versão Free

14/11/2006

0

Olá amigos, sei que isto já deve ter sido amplamente discutido aqui, mas estou novamente aqui pra perguntar. Pois estou iniciando um projeto, que tende a atender inicialmente médias empresas, e se tudo der certos empresas grandes.

Eu utilizo o Firebird, porém não sei se posso confiar nele estas informações neste quesito, então você podem tirar minhas dúvidas, seguem elas:

Sobre a versão gratuita (Express):

1) Qual o limite máximo de usuários conectados à base?
2) Seriam usuário concorrentes, ou apenas usuários conectados, o limite?
3) Existe limite de [b:2795e1b3d1]quantidade[/b:2795e1b3d1] de tabelas? Se sim, qual seria?
4) Qual o limite do tamanho físico do arquivo na máquina do cliente?
5) Permite que eu acesse ele via internet?
6) Existe backup/restore?
7) Posso usar Trigger e SPs?

Por enquanto seriam estas as dúvidas,

Desde já agradeço a todos..

[]s


Titanius

Titanius

Responder

Posts

15/11/2006

Ramms

Olá titanius, se vc estiver falando da versão Express do SQL Server 2005 eu posso te ajudar, agora sobre o MSDE(Versão gratuita do SQL Server 2000) então não.

1) Qual o limite máximo de usuários conectados à base?
[b:7a6b8b44bf]Não tem limite[/b:7a6b8b44bf]
2) Seriam usuário concorrentes, ou apenas usuários conectados, o limite?
[b:7a6b8b44bf]Sem limite[/b:7a6b8b44bf]
3) Existe limite de quantidade de tabelas? Se sim, qual seria?
[b:7a6b8b44bf]Não[/b:7a6b8b44bf]
4) Qual o limite do tamanho físico do arquivo na máquina do cliente?
[b:7a6b8b44bf]4GB[/b:7a6b8b44bf]
5) Permite que eu acesse ele via internet?
[b:7a6b8b44bf]Sim[/b:7a6b8b44bf]
6) Existe backup/restore?
[b:7a6b8b44bf]Sim[/b:7a6b8b44bf]
7) Posso usar Trigger e SPs?
[b:7a6b8b44bf]Sim[/b:7a6b8b44bf]

Na minha opnião o único ´problema´ do SQL Server 2005 Express é ausência do SQL Server Agent e do DTS. Que se não me engano falta em todo o SQL Server e vem no Visual Studio.

Recomendo que utilize SQL Server se suas aplicações forem para empresas de porte médio com tendência de crescimento, vc não terá dor de cabeça(se fizer tudo direitinho) por muito tempo... muito mesmo.

[]´s


Responder

15/11/2006

Titanius

Olá Ramms,

É sobre a versão Express mesmo...

Tenho mais algumas dúvidas:

- Qual o tamanho original do banco de dados? Digo, com quantos MB ele já começa?

- O que vem a ser: SQL Server Agent ?

- e o que vem a ser: DTS ?


[]s


Responder

16/11/2006

Ramms

Olá titanius...

- Qual o tamanho original do banco de dados? Digo, com quantos MB ele já começa?

[b:8ab10db287]Esse tamanho vc especifica, vc pode deixar em branco na criação do banco mas ele vai assumir o default da instalação do SQL Server.[/b:8ab10db287]

- O que vem a ser: SQL Server Agent ?

[b:8ab10db287]SQL Server Agent é uma ferramenta do SQL Server, ele que gerencia os Jobs, Operadores, Alertas e tudo mais, é muito útil para fazer coisas automáticas como shrink, backup´s, restores, etc., ou quando dá algum pau no banco ele manda um netsend ou email pro DBA, etc., existem diversas coisas a se fazer com ele. Ter ele na versão express seria uma mão na roda, mas já é pedir d+ pra Microsoft =/[/b:8ab10db287]

- e o que vem a ser: DTS ?

[b:8ab10db287]DTS é Data Transformation Services, particularmente é uma das áreas que mais gosto no SQL Server, ele serve pra fazer importações, exportações, conversões e uma porrada de outras coisas. Por exemplo, tenho um cliente que tem no seu sistema desktop base de dados Firebird, mas o site todo roda com bd SQL Server, sei que é uma grande gambiarra mas é preferência do Cliente, mas instalamos o SQL Server, ele faz uma conexão ODBC com o Firebird, busca os dados, converte faz select´s para regras de negócios, pega prazos, faz calculos e tudo mais ai dps exporta pro servidor externo atualizando o site, tudo isso via DTS. [/b:8ab10db287]


Responder

16/11/2006

Titanius

Valeu Ramms,

Mas sem este sistema automático, seria igual ao Firebird.. :) Era por causa disso que eu queria mudar... rsrs...


[]s


Responder

16/11/2006

Ramms

Olá titanius...


Então kra, não é por nada não, mas comparar Firebird com SQL Server é besteira... Trabalho com os 2 bancos, mas Firebird só utilizo para aplicações pequenas, o SQL Server tem uma performance muito melhor, a ferramenta de manipulação dele (Management Studio) é muito melhor que o IBExpert, etc.. Existem diversos Pró´s, por isso te recomendo utilizar SQL Server se a aplicação for para empresas de médio/grande porte.

[]´s


Responder

16/11/2006

Ramms

Ah só mais uma coisa, se não me engano o MSDE(Versão free do SQL Server 2000) tem o SQL Server Agent =)


Responder

16/11/2006

Ramms

Achei um link interessantíssimo
http://www.sqlmagazine.com.br/Colunistas/PauloRibeiro/12_Versoes_SQL_Server.asp


Responder

16/11/2006

Titanius

Realmente Ramms, sei que comparar eles é fora de cogitação..

O meu medo, é que a base de dados passe dos 4GB.. pois na epoca que mexi com o SSQL 2000 o banco começava com quase 300MB.. sem nenhum dados...

entende a preocupacao? pois um sql server normal, é caro a beça..

[]s


Responder

16/11/2006

Ramms

Ah kra se a base de dados dos kras passar de 4gb é pq tem dinheiro pra comprar o SQL Server, convenhamos.
Ai pra migrar é fácil.


Responder

16/11/2006

Ramms

E outra, um banco firebird de 4gbs é uma dor de cabeça... =/


Responder

16/11/2006

Ramms

Só mais uma coisa (desculpe os posts em seguida), tenho um sistema que recebe 2000 cadastros novos por dia na tabela principal, gerando alguns registros junto em baixas, alterações e tudo mais, ao todo uns 10000 registros, já funciona a 8 meses, não passou de 150 mbs ainda... se vc for dando um shrink, fazendo um controle certinho do seu sistema não tem problema, se não quiser mesmo comprar o SQL Server pode usar mais de 1 banco, etc... SQL Server Express veio pra ser usado e abusado... mas me recuso a acreditar que uma empresa com uma base de dados de 4gbs com uma boa programação do banco e da aplicação não tenha dinheiro pra comprar o SQL Server.
Esse arquivo começou com 300 mbs pq era default da instalação do SQL Server, e outra, ele ia demorar pra encher esses 300mbs hein...


Responder

16/11/2006

Titanius

ah... estou começando a sacar... então eu posso começar o banco com 1GB, mas nao quer dizer que ele vai aumentar.. só se completar os 1GB.. correto?

Aí sim.. e a instalação da versão free, o próprio usuário pode fazer ou é complicado para ele?


[][s


Responder

16/11/2006

Titanius

Só adicionando...

1) Qual o link pra baixar a versão gratuita?
2) Eu tenho uma vesão do SQL Server2005, que digamos não é comprada diretamente da M$ :roll: ... ela tem as ferramentas de SQL Analyzier e tals.. se eu fizer meu banco nela, e mandar importar para a versão gratuita, funciona?


[]s


Responder

16/11/2006

Ramms

Sim vc pode começar com o banco em 1 GB, essa medida normalmente é tomada para não encher o HD, pq se encher o HD o serviço do SQL Server para, ai ninguém consegue se quer consultar, agora se encher o tamanho máximo do banco ele para inserções, updates e tudo mais, menos as consultas e os deletes. E tipo, vc configura o quanto ele vai aumentando, por exemplo, começa com 50mb, atingiu os 50 mbs ai vc configurou ele pra aumentar de 2 mb em 2 mbs, ai ele vai pra 52mb, ai vai até o tamanho máximo do arquivo. É uma recomendação da Microsoft criar o arquivo com tamanho pré-definido, por causa desse negócio do HD...

Não é complicado instalar o SQL Server, mas recomendo que vc instale pro Cliente, sei lá, SQL Server não é o tipo de Serviço que se deixa para o usuário =/

1) Qual o link pra baixar a versão gratuita?

http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=65212 esse é o link para o Express ´puro´

2) Eu tenho uma vesão do SQL Server 2005, que digamos não é comprada diretamente da M$ ... ela tem as ferramentas de SQL Analyzier e tals.. se eu fizer meu banco nela, e mandar importar para a versão gratuita, funciona?

Não é necessário, na versão 2005 o Enterprise Manager e o Query Analyser foram integrados, se chama SQL Server Management Studio, na versão Advanced do Express ele já vem, então precisa usar a ´versão que não foi comprada diretamente da Microsoft´ :lol:
O Books Online vem separado...

[b:f1534d6255]SQL Server 2005 Express[b/]
http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=65212

[b]SQL Server 2005 Express Advanced[b/]
http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=65109

[b]Books Online[/b:f1534d6255]
http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=65208


A versão Advanced já vem com o Serviço SQL Server[/b]


Responder

16/11/2006

Ramms

Só pra complementar
http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/sql/download/


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar