SqlDataSource x ObjectDataSource

07/07/2011

0

Bom dia!   Estou iniciando no Asp .Net C# a pouco tempo, e estou aqui para exclarecer uma duvida de uma vez por todas.   Estou desenvolvendo uma aplicação Asp .NET C# no banco Microssoft SQL 2008, e eu queria saber qual é a forma mais rapida (agilidade nas consultas), e mais segura de fazer consultas nesse banco atravéz da minha aplicação.   E qual é a diferença do SqlDataSource para o ObjectDataSource, e se existe outra forma de se fazer consultas no banco, e quais delas é a melhor detre os critérios citados acima.   Desde já Obrigado!
Hernane Goncalves

Hernane Goncalves

Responder

Posts

07/07/2011

Diego Barcelos

A diferença do sqldatasource pro object, é que o primeiro nao deixa voce acessar via 3 camadas ou N-Camadas, já o object deixa acessar, quanto a segurança nao saberia informar o mais seguro.
Outras formas de acessar banco, sao utilizando Entity Framework, com a linguagem LINQ (introduzido a partir do Visual Studio 2008), você que está iniciando aconselho estudar mais object e o entity framework, sql datasource nao recomendo pois voce fica limitado.
Outro negócio bom de voce estudar é MVC, da uma googleada e ve as diferenças, prós e contras em usar ASP.NET ou MVC em dotNet.
Se estiver errado, podem me corrigir :D
Responder

08/07/2011

Hernane Goncalves

A diferença do sqldatasource pro object, é que o primeiro nao deixa voce acessar via 3 camadas ou N-Camadas, já o object deixa acessar, quanto a segurança nao saberia informar o mais seguro.
Outras formas de acessar banco, sao utilizando Entity Framework, com a linguagem LINQ (introduzido a partir do Visual Studio 2008), você que está iniciando aconselho estudar mais object e o entity framework, sql datasource nao recomendo pois voce fica limitado.
Outro negócio bom de voce estudar é MVC, da uma googleada e ve as diferenças, prós e contras em usar ASP.NET ou MVC em dotNet.
Se estiver errado, podem me corrigir :D
      obrigado pela colaboração   A minha aplicação é bem complexa, semelhante uma comunidade virtual, na verdade é uma comunidade virtual em sua estrutura, porem não é para essa finalidade, vai haver cadastro de pessoas e pesquisa de pessoas, vinculos e etc... e o acesso é bem intenso. pois eu comecei a fazer ele utilizando classes, e storeprocedures, procurando aplicar o maximo de segurança, e estava setando os dados direto nos gridviwers através das classes, e direto nos controle atravé do dataReader. esse Entity Framework é bom e seguro o bastante para ser utilizado, sendo melhor que o sqldatasource e o objectdatasource? e vou da uma pesquisada no MVC
Responder

08/07/2011

Diego Barcelos

Olá, em relação a segurança, nao sei se é mais seguro, o Entity Framework, utiliza a linguagem LINQ, abaixo segue um link para voce ver como utilizar.
voce vai estranhar no inicio a forma de se utilizar os comando de select, insert, etc dele, pois é digamos consulta orientada a objetos, o legal de usar é que voce tem acesso as tabelas e campos direto pelo intelisense
http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1834/Introdu%C3%A7%C3%A3o-ao-ADONET-Entity-Framework.aspx
Responder

09/07/2011

Hernane Goncalves

Olá, em relação a segurança, nao sei se é mais seguro, o Entity Framework, utiliza a linguagem LINQ, abaixo segue um link para voce ver como utilizar.
voce vai estranhar no inicio a forma de se utilizar os comando de select, insert, etc dele, pois é digamos consulta orientada a objetos, o legal de usar é que voce tem acesso as tabelas e campos direto pelo intelisense
http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1834/Introdu%C3%A7%C3%A3o-ao-ADONET-Entity-Framework.aspx
Muito Obrigado Pela Informacão!
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar