Total de $ no campo

19/11/2005

0

Olá, tenho a tabela CONTASAPAGAR no meu banco de dados (uso Firebird). Aí, nesta eu tenho vários campos, dentre eles o campo Valor. Gostaria de saber como pegar todos os registros nesse campo e somá-los e mostrar o resultado num DbGrid por exemplo ou em uma edit mesm. Por exemplo:

Registros só desse campo na tabela:
70,00
40,00
60,00
40,00
60,00
50,00

Código faz soma de tudo e relata no DbGrid ou Edit:
320,00

Alguém poderia me dizer como faço um código que some???

* Aproveitando o tópico para não criar outros com o mesmo assunto, na tabela, além do campo Valor, existem outros como Desconto que será em dinheiro mesmo, por exemplo, no campo ele vai colocar Desconto de 5,00 reais. Também o campo Juros. Alguém poderia me dizer qual a melhor alternativa pra fazer os cálculos com o campo Valor, por exemplo, pegar o Desconto e descontar e pegar o juros e acrescentar. Totalizando tudo numa edit mesmo. Alguém já fez um programa assim e sabe como fazer? Bom, se não conseguirem entender e resolver este tudo bem, podem me ajudar somente com o primeiro, da soma dos valores.

Muito obrigado.

Atenciosamente, Aquiles.


Aspirante

Aspirante

Responder

Posts

20/11/2005

Crash

SELECT SUM(CAMPO_VALOR) FROM CONTAS_PAGAR

t+


Responder

20/11/2005

Emerson Nascimento

ou ainda, se você estiver utilizando ClientDataset, crie campos Aggregate.


Responder

21/11/2005

Rgaffo

Boa tarde amigo [b:43a0afecc0]aspirante[/b:43a0afecc0],

Faça assim:

Somar campos de valores:

Primeiramente crie uma variável Global com o nome de Soma do tipo Currency, depois dê um duplo clique na sua query ou table e adicione os campos (botão direito Add all fields) caso não esteja, cada Field desse possui propriedades e eventos, tem um evento chamado OnGetText (é ativado qdo ele pega o valor do campo do banco), dai vc coloca o seguite

Soma := Soma + qryContasAPagarValor.Value;

ou senão no select da sua query peça para trazer o campo já somando como o nosso amigo CrasH disse.

Dai ele vai fazer a soma que vc deseja.
____________________________________________________________
Bom sei bem se entendi sua 2ª dúvida, mas lá vai.

A formula para acrescentar baseado em juros é a seguinte:
Valor * (1 + Taxa de Juros)

Ex: Quero dar 30¬ de aumento no produto de R$ 50,00
50 * (1 + (30/100))

A formula para tirar baseado em juros é a seguinte:
Valor - (Valor * Taxa de Juros)

Ex: Quero tirar 30¬ do valor de um produto de R$ 50,00
50 - (50 * (30/100))

==============================================
[b:43a0afecc0]OBS:
Taxa de Juros -> Tem que ser um valor em decimal por isso (30/100).[/b:43a0afecc0]
==============================================

Para os descontos
edit1.text := FloatToStr(qryContasAPagarValor.Value - qryContasAPagarCampoDesconto.Value)


Espero ter ajudado.

Qq coisa poste novamente.

Sem mais.


Responder

27/11/2005

Aspirante

Valeu Fernando, agora aqui tá tudo certinho cara. Muito obrigado ein brother.

Valeu.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar